Período fértil da mulher: saiba o que é e como calcular 

Maternidade

26/05/2021

Tanto para evitar uma gravidez quanto para planejá-la, é importante saber qual é a fase de maior fertilidade da mulher. Neste artigo, vamos ensinar você a calcular e a identificar os principais sinais do seu período fértil. 

3 min de leitura

Compartilhar

Período fértil da mulher: saiba o que é e como calcular 

O período fértil da mulher dura alguns dias a cada mês e é caracterizado pela saída de um óvulo amadurecido do ovário em direção ao útero. Neste caminho, ele poderá ser fecundado por um espermatozoide, iniciando a gestação. 

Como o nome diz, esse é o período no qual a mulher está mais propensa a engravidar. E é possível identificar sinais e sintomas que indicam que a sua fertilidade está em alta. É comum, por exemplo, que a mulher tenha mais apetite e mais libido, devido ao aumento de hormônios.

Ela também pode perceber as mamas mais pesadas e a mudança de consistência do muco cervical (secreção vaginal). O fluido, comum durante todo o ciclo, tende a ficar mais “fino e elástico” no período fértil (consistência de clara de ovo) para ajudar a “conduzir” o espermatozoide rumo ao óvulo. 

Quanto tempo dura e como calcular? 

Primeiro, é importante lembrar que nem todas as mulheres têm ciclos menstruais iguais e regulares. Geralmente, um ciclo regular dura 28 dias, e o período menstrual acontece de três a oito dias. 

Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. Por exemplo, se o primeiro dia da sua menstruação foi 1º de maio, este foi o início do seu ciclo.

No 14º dia, você estará ovulando, ou seja, no dia 14 de maio. Acrescentando três dias antes e três dias depois dessa data, teremos que o seu período fértil será nos dias: 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de maio. Caso haja relação sexual nesse espaço de tempo sem nenhum método contraceptivo, haverá uma grande probabilidade de ocorrer uma gravidez. 

Fertilidade no ciclo irregular 

No caso de mulheres que têm o ciclo menstrual irregular, ou seja, que a menstruação ocorre em intervalos de tempo que variam bastante de um mês para o outro, o cálculo é diferente. Para saber quando é o período fértil, é preciso fazer uma avaliação com um médico ginecologista, por seis meses, para verificar qual foi o ciclo de menor e o de maior duração durante esse tempo.

Desta forma, é possível estabelecer uma média do período fértil, identificando o mais propenso para engravidar. 

Algumas mulheres não passam pelo período fértil. É o caso, por exemplo, das que utilizam anticoncepcionais e das que estão na menopausa. O objetivo do anticoncepcional é impedir a produção e a liberação de óvulos.

Assim, sem ovulação, não existe período fértil. Já a menopausa é caracterizada pelo fim da produção de hormônios e de óvulos, ou seja, não há mais ovulação e, consequentemente, a menstruação deixa de acontecer. Com isso, não é mais possível engravidar naturalmente. 

Como evitar a gravidez não planejada? 

Ao manter relações sexuais durante o período fértil, as chances de acontecer uma gravidez são grandes. Portanto, para aqueles que querem evitar a vinda de um filho, o ideal é usar algum método contraceptivo, como camisinha, pílula anticoncepcional, dispositivo intrauterino (DIU), entre outros.

O melhor método a ser utilizado é aquele que está de acordo com as necessidades e particularidades de cada mulher. Por isso, é importante que essa decisão seja compartilhada com o ginecologista. 

Não consigo engravidar. O que fazer? 

Você já sabe qual é o seu período fértil, mantém relações sexuais sem proteção contraceptiva há pelo menos um ano e, ainda assim, a gravidez ainda não aconteceu? Isso não indica, necessariamente, problema de fertilidade, mas é importante consultar um médico para fazer a investigação da saúde reprodutiva do casal. 

Caso o seu desejo seja engravidar, é importante também fazer um planejamento antes da concepção e saber tudo o que envolve gerar uma nova vida. A nossa dica de leitura complementar a este artigo é o post Planejamento familiar: tudo o que você precisa saber

No blog Viver Bem da Unimed-BH, você também encontra uma série de conteúdos gratuitos sobre maternidade e gestação. 

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não

    Nos ajude a melhorar nosso conteúdo!
    ×
    Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

    Comentários

    error: © Copyright Unimed-BH 2021