Exercício físico para fazer em casa: opções para continuar em movimento

Para Participar

17/05/2021

A prática de atividades físicas auxilia na saúde física e mental e fortalece o organismo. Confira dicas e opções para se manter em movimento dentro de casa e não deixar o desânimo tomar conta de você.

3 min de leitura

Compartilhar

Exercício físico para fazer em casa: opções para continuar em movimento

A prática de atividades físicas proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental, além de fortalecer o organismo. Enquanto seguimos em casa durante a pandemia, esse hábito definitivamente não deve ser deixado de lado. Neste artigo, você encontra uma série de dicas de exercícios para fazer em casa.

Afaste os móveis e não pare de se exercitar

O primeiro passo para uma rotina saudável de exercícios é separar um canto da casa que seja ideal para a prática de sua preferência. Seja treino funcional, dança ou ioga, afaste os móveis para não se machucar.

Organize o espaço de forma que ele se torne convidativo e agradável. Afinal, nada mais desmotivante que um lugar bagunçado e sujo para se exercitar, principalmente nos dias de mais preguiça.

Como malhar em casa?

Fazer exercícios requer dedicação e força de vontade. Mas como malhar em casa se, às vezes, qualquer estímulo para fazer outra coisa pode ser determinante para “deixar pra amanhã” a atividade física?

Além disso, o ambiente doméstico oferece muitos motivos para adiamentos – tarefas cotidianas da casa, celular tocando ou a “simples” tentação de um sofá confortável à disposição. Por isso, elimine ao máximo as distrações no espaço que você separou para a prática de atividades físicas.

Deixe o celular de lado e uma garrafinha de água sempre à mão. Isso ajuda a evitar que você se disperse e perca o foco.

Como driblar a falta de ânimo?

Para muitas pessoas, praticar atividade física é o ponto alto do dia. Elas realmente gostam de se exercitar e são tão focadas que dificilmente vão sucumbir ou cair nas armadilhas da procrastinação.

Mas, para outras, treinar ainda envolve reunir forças e energia para começar. Se você é desse segundo time, não desista! Temos algumas dicas especiais que vão ajudar você a se animar, qualquer que seja a atividade física escolhida.

A primeira delas, você já viu acima. Separe e organize um espaço só para fazer exercício físico em casa. Mas você também deve manter a hidratação em dia. O nosso corpo precisa e depende da água para regular todas as suas funções e nos proporcionar mais disposição.

Outra dica é apostar em uma alimentação balanceada antes de se exercitar. Você sabia que existem alimentos ideais para o pré-treino?

Quais atividades físicas podem ser feitas em casa?

Todas. Ou melhor, quase todas. Algumas atividades físicas dependem de um ambiente adequado para serem realizadas. A natação, por exemplo. Mas, se você não tem uma piscina olímpica em casa, não se preocupe. Existem várias outras opções de exercícios para fazer em casa.

Basicamente todas as atividades que dependem exclusivamente do seu corpo para serem realizadas se encaixam na prática caseira. Dança, ioga, ginástica, algumas artes marciais, pilates e treino funcional em casa são alguns exemplos.

Em outros casos, é necessário ter equipamentos para a prática física. No caso de corrida ou ciclismo, você pode alugar uma esteira ou uma bicicleta de spinning. Durante a pandemia, algumas academias de Belo Horizonte passaram a oferecer o aluguel desses equipamentos.

Para as modalidades que não precisam de aparelho, alguns acessórios podem ajudar a potencializar a prática. Tapete de ioga, pesos para pés e braços e bola de pilates são alguns deles. Os preços variam bastante, mas é possível encontrar bons produtos com valores que cabem no seu bolso. A dica é pesquisar.

Como fazer exercícios para emagrecer em casa?

Se você se animou a treinar em casa, pode ter uma dúvida habitual: como fazer exercícios para emagrecer em casa? Bom, se o seu objetivo é perder peso, a prática de atividades físicas regulares é a sua maior aliada nessa missão.

Mas, para isso, recomendamos que procure um especialista. Ele poderá indicar uma rotina personalizada para você. Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são os mais indicados para o emagrecimento.

Isso porque eles promovem a queima de gordura em menor tempo. Por serem de alta intensidade e trabalharem vários músculos do corpo ao mesmo tempo, eles também ampliam a capacidade cardiorrespiratória.

Pular corda, correr na esteira, pedalar na bicicleta ergométrica e dançar são algumas opções de atividades aeróbicas que ajudam a perder peso. Mas lembre-se: com o auxílio de um profissional, o seu objetivo poderá ser alcançado de forma mais rápida e saudável.

Continue se movimentando com a Unimed-BH

Na missão de promover a saúde e o bem-estar também durante a pandemia, o Viver Bem possui várias iniciativas que ajudam a se adaptar nas práticas de exercício físico para fazer em casa, incluindo todas as idades, confira:

 

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não

    Nos ajude a melhorar nosso conteúdo!
    ×
    Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

    Comentários

    error: © Copyright Unimed-BH 2021