Treino funcional em casa: pratique para manter a saúde em dia!

Qualidade de Vida

09/04/2021

Para fazer um bom exercício funcional em casa, é preciso disposição e orientação profissional. A boa notícia é que a Unimed-BH pode ajudar nisso!

3 min de leitura

Compartilhar

Treino funcional em casa: pratique para manter a saúde em dia!

Manter os exercícios físicos em dia, mesmo que importante, pode ser um desafio. Disposição, tempo, recursos financeiros e o contexto da pandemia que vivemos podem ser empecilhos. Por isso, é importante encontrar ferramentas, como o treino funcional em casa, que nos ajuda a não deixar esse hábito saudável de lado.

Os exercícios em casa são uma boa saída para quem quer encaixar a rotina de atividades físicas em meio a tantas outras tarefas. Conseguiu se identificar de alguma forma? Então esse post é para você. Vamos contar tudo sobre eles e, de quebra, fazemos um convite: venha se movimentar com a Unimed-BH. É só continuar lendo!

O que é exercício funcional?

Quem não está familiarizado com o termo pode se perguntar: o que é exercício funcional?

Exercício funcional é uma modalidade que trabalha movimentos do nosso corpo no dia a dia. Agachar, pular, correr, empurrar e puxar são algumas das atividades envolvidas. Essa modalidade permite que o praticante melhore o seu condicionamento físico por meio da adaptação de atividades cotidianas.

As aulas podem ser feitas com ou sem o auxílio de pesos. Elásticos, cordas, cones, caixas e bolas também podem ser utilizados durante o treino funcional. Os principais benefícios são a variedade de exercícios que podem ser criados e a combinação de diferentes treinos.

Que história é essa de queimar gordura?

Este tipo de exercício é uma ótima forma de potencializar a queima de gordura no nosso corpo. Isso acontece porque, durante a prática, vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente. Além disso, as atividades são de intensidade alta. Essa soma de fatores faz com que a frequência cardíaca aumente.

O metabolismo também acelera para repor a energia gasta durante o treino. A gordura, por sua vez, é utilizada como fonte de energia nesse momento. Por isso, a queima de gordura é um dos grandes benefícios do exercício funcional.

Outros ganhos que o treino funcional gera: equilíbrio, força muscular e agilidade. Também proporciona a melhora da postura, da coordenação motora e da aptidão cardiorrespiratória.

Como malhar em casa?

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas estão buscando aprender a malhar em casa.

Existem diversas formas de adaptar o lar para a malhação. As opções vão desde o aluguel de equipamentos grandes até a compra de acessórios menores – como halteres e caneleiras –, que podem ser guardados facilmente. Mas, para manter o ritmo da malhação em casa, o fundamental mesmo é a disciplina.

Exercícios funcionais em casa

Os exercícios funcionais em casa são uma ótima opção para quem quer sair da monotonia das atividades físicas habituais.

O treino funcional é uma modalidade acessível. Tanto no quesito investimento, já que não requer muitos equipamentos, quanto na praticidade. É possível adaptar os exercícios à sua realidade; por exemplo, usar os móveis de casa como apoio e montar os próprios acessórios.

Com tantas ideias, malhar sem sair de casa fica muito mais fácil e atrativo.

Afinal, o exercício em casa funciona?

Há quem duvide que o exercício em casa funciona e prefira outras modalidades. Mas, muito antes da pandemia, já havia uma tendência dessa prática, devido aos diversos benefícios que ela proporciona.

Essa procura acarretou o crescimento de empresas no segmento de apps para malhar em casa. São diversas modalidades a serem exploradas, entre elas, o exercício funcional.

Com o fechamento das academias no início da pandemia da Covid-19, a procura por esses aplicativos subiu. Há cerca de um ano, ainda nos primeiros meses de isolamento social, já era possível ver o crescimento de 226% nos apps de exercícios no Brasil.

Grandes marcas de roupas e acessórios fitness oferecem esse tipo de aplicativo, assim como as grandes redes de academias do país. Entretanto, na maioria das opções, há planos anuais ou semestrais com cobrança mensal.

Treino funcional em casa: venha com a gente

A Unimed-BH sabe que o treino funcional em casa pode ser uma boa forma de cuidar da saúde. Por outro lado, contar com a ajuda de um especialista nesse processo é fundamental para não causar problemas. Pensando nisso, transformou o Circuito Unimed Ativa em uma versão online para ajudar você a combater o sedentarismo.

Circuito Unimed Ativa: aula funcional grátis

O Circuito Unimed Ativa é uma iniciativa da Unimed-BH. Originalmente, o programa oferecia atividades físicas em diversas praças da cidade, de segunda a sábado, de forma gratuita. Corrida, alongamento e tai chi chuan eram algumas das opções para quem tinha interesse em participar.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de se isolar para proteger a saúde, as atividades presenciais do circuito foram suspensas. Mas isso não impediu a Unimed-BH de continuar promovendo o bem de toda a população da cidade e da região metropolitana durante o distanciamento social.

Para isso, criou o Circuito Unimed Ativa em Casa, versão online do Circuito Unimed Ativa. O programa conta com uma série de vídeos de especialistas, com aulas diversas para fazer em casa, incluindo as de exercício funcional. E o melhor de tudo: de graça!

São mais de 50 vídeos que atendem a várias idades. Vale a pena conferir e se aventurar nessa experiência saudável:

Fique em casa e proteja você e sua família do coronavírus. Mas, durante esse período, deixe a preguiça de lado e confira a playlist completa do Circuito Unimed Ativa em casa.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários