Pedale com segurança: itens essenciais para andar de bike de forma segura

Para Participar

22/07/2021

O pedal pode ser uma ótima opção para quem quer adquirir um novo hábito saudável. Confira dicas para andar de bike sem deixar a proteção de lado!

4 min de leitura

Pedale com segurança: itens essenciais para andar de bike de forma segura

Andar de bike é uma atividade que, além de benéfica para a saúde, pode ser extremamente prazerosa. Porém, é preciso pedalar com segurança. Ao escolher uma das pistas de Belo Horizonte para praticar essa atividade, você cuida da saúde e ainda renova as energias com as belas paisagens ao ar livre que a cidade possui.

A vasta extensão de ciclovias na cidade possibilita que a bicicleta também seja usada para se deslocar entre regiões. Tarefas cotidianas como ir para o trabalho, visitar amigos e até mesmo fazer pequenas compras no supermercado, podem ser realizadas com o uso da bicicleta. Por esse motivo que vale a pena dar uma chance para essa atividade.

Assim como qualquer exercício físico, andar na magrela, como é carinhosamente apelidada no Brasil, também é uma prática que precisa de cuidados para que seja proveitosa e, acima de tudo, segura. Continue lendo para aprender mais sobre proteção para ciclistas e descobrir todas as regras para pedalar com segurança.

5 vantagens de andar de bicicleta

Mesmo ainda não sendo adepto ao pedal, você já deve ter ouvido falar sobre algumas das vantagens de andar de bicicleta. Além de ser um ótimo mecanismo de liberação de endorfina, andar de bike emagrece porque é uma atividade física que atua na queima de calorias.

As vantagens do pedal não param por aí. Alguns dos pontos positivos de contar com a bicicleta na sua rotina, são:

  1. Mais mobilidade urbana;
  2. Mais sustentabilidade e menos poluição no deslocamento;
  3. Melhoria na saúde cardiovascular e interrupção do sedentarismo;
  4. Ganho de resistência física e muscular;
  5. Bem-estar físico e mental durante e depois da atividade.

Não bastassem tantos benefícios individuais e coletivos, a bicicleta também pode ser uma saída para evitar aglomerações e transmissão pelo novo coronavírus em transportes públicos coletivos. Claro, desde que o exercício seja realizado seguindo as medidas de prevenção, como uso de máscara e higienização constante das mãos.

Pedale com segurança: como se proteger para andar de bike

O Código de Trânsito Brasileiro assegura direitos e deveres aos ciclistas, da mesma forma como a qualquer integrante do sistema de trânsito. Esse conjunto de regras é uma forma de garantir que cada ciclista pedale com segurança.

As bicicletas são consideradas veículos, por isso, ciclistas têm o direito de trafegar nas vias e além disso, têm prioridade em relação a veículos maiores.

É dever dos condutores de carros, ônibus e caminhões, possibilitarem um ambiente seguro para pedestres e para aqueles que pilotam motocicletas e bicicletas. Os ciclistas, por sua vez, também precisam ter atenção aos pedestres.

Mas afinal, como isso deve acontecer na prática ao andar de bike?

  • Ciclistas devem respeitar semáforos e demais sinalizações de trânsito quando trafegarem por vias comuns;
  • Ao utilizar ciclofaixas, é recomendado circular no mesmo sentido que o fluxo de carros;
  • A circulação de ciclistas em faixas exclusivas para tipos específicos de veículos é proibida, a menos para acessar imóveis que ficam às margens da via ou para fazer conversões à direita;
  • É proibido transportar passageiros fora do assento próprio para este fim;
  • É proibido pedalar em calçadas;
  • Caso precise estacionar a sua bicicleta, opte por utilizar bicicletários quando houver disponibilidade;
  • Evite distrações e manobras radicais quando estiver pedalando.

Todas essas orientações servem como formas de proteção para o ciclista e devem ser seguidas à risca, com risco de penalização caso contrário.

Equipamentos de segurança para andar de bicicleta

O mais importante entre os direitos e deveres do ciclista é o uso de equipamentos de segurança. Seja a lazer ou realizar tarefas do dia a dia, os equipamentos de proteção para ciclistas são essenciais em qualquer trajeto.

Os itens que devem constar obrigatoriamente são a sinalização noturna nos pedais — na parte de trás, na frente e nas laterais — e espelho retrovisor, obrigatório do lado esquerdo.

Além disso, capacete, óculos, luvas e proteção para os joelhos, são fortemente recomendados para proteger o condutor em caso de colisões e acidentes.

Como prender a bike com segurança?

Certamente, a proteção para ciclistas deve ser a maior preocupação antes de iniciar no pedal. Mas é preciso tomar uma série de cuidados também para que você não seja vítima de um furto quando sair para pedalar por aí.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o índice de roubos de bicicletas em Belo Horizonte aumentou 44% em relação ao ano de 2019. Para evitar que isso aconteça com você, é preciso estar atento a alguns fatores.

É importante acrescentar na sua lista de equipamentos, um kit de segurança para bicicleta. Ele é composto, basicamente, por uma corrente e um cadeado para prender a sua bike em bicicletários quando precisar deixá-la em algum lugar.

Além disso, é recomendado evitar andar de bike ou guardar a sua bicicleta em locais desertos e com iluminação inadequada, sobretudo ao anoitecer.

Iniciantes no pedal: como adquirir este hábito?

Agora você já sabe mais sobre proteção para ciclistas e está pronto para se tornar um iniciante no pedal. Mas antes de sair por aí se aventurando em duas rodas, que tal conferir mais alguns conteúdos sobre o assunto?

A Unimed-BH tem um conteúdo exclusivo sobre direitos e deveres de pedestres e segurança do ciclista no trânsito e nas ciclovias. Além disso, temos a iniciativa Bike BH, para aluguel de bicicletas na região da Pampulha. Desse jeito, fica ainda mais fácil conhecer os melhores lugares para pedalar em BH!

E se você está em busca de uma vida mais ativa e saudável, a Unimed-BH pode ajudar você a combinar o pedal com outras práticas. Conheça o Circuito Mude1Hábito, uma plataforma on-line com conteúdos e aulas de dança, treinamento funcional, yoga e bike. As atividades são comandadas por uma equipe de profissionais renomados, e o melhor: você pode acumular pontos e ganhar prêmios a cada prática.

setinha Clique aqui para se cadastrar e já começar a ganhar!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários