Atividade ao ar livre: benefícios e dicas para se exercitar em BH

Qualidade de Vida

25/03/2021

Manter uma rotina de atividades físicas ao ar livre é importante para a saúde do corpo e da mente. Confira algumas dicas para se exercitar com segurança durante a pandemia.

6 min de leitura

Compartilhar

Atividade ao ar livre: benefícios e dicas para se exercitar em BH

Prevenir doenças, promover o bem-estar, melhorar o condicionamento físico… A lista de benefícios da prática de exercícios físicos é extensa. Realizar esse tipo de atividade ao ar livre é ainda mais prazeroso e é uma alternativa para manter hábitos saudáveis durante a pandemia. Entretanto, para que os exercícios físicos ao ar livre sejam seguros, é preciso tomar alguns cuidados; por exemplo, avaliar bem o local onde você vai se exercitar.

Listamos as melhores opções de atividades ao ar livre em BH e separamos algumas dicas para você se movimentar para longe da Covid-19!

A importância das atividades físicas ao ar livre

A prática de exercícios contribui para a melhoria do condicionamento físico, a manutenção da saúde cardiovascular e o bem-estar, devido à liberação da endorfina – hormônio que gera a sensação de recompensa e prazer. Mas o que muitos não sabem é que a importância das atividades físicas ao ar livre ultrapassa esses benefícios. Além de renovar as energias, respirar ar puro e entrar em contato com a natureza, se exercitar em ambientes abertos estimula a produção da vitamina D por meio da exposição à luz solar.

Somando tantos pontos positivos, não tem como discordar: a atividade física ao ar livre é um hábito que vale a pena incluir na rotina!

Com o fechamento de academias e espaços destinados à prática de esportes, o exercício físico ao ar livre ganhou ainda mais popularidade, tornando-se uma alternativa de bem-estar após meses de isolamento social. Áreas abertas e arejadas propiciam não só a prática de esportes, como também momentos de distração e lazer para crianças e adultos – tudo isso com segurança.

É importante lembrar que, independentemente da atividade ao ar livre escolhida, é fundamental respeitar os protocolos de segurança: uso de máscara, distanciamento social de 2 metros no mínimo e higienização constante das mãos.

Exercícios para fazer ao ar livre

Existem inúmeros exercícios para fazer ao ar livre, mas a primeira regra para qualquer um deles é a segurança física. Escolha praças, parques e demais locais que tenham espaços destinados para a prática de esportes – ciclovias e pistas de corrida, por exemplo.

Antes de se dirigir ao local e saber quais são as principais atividades da cidade, pegue máscara e álcool em gel e evite aglomerações, conforme medidas de segurança adotadas em toda a região metropolitana.

Óculos, garrafinha de água e filtro solar também são elementos importantes na hora de praticar atividade ao ar livre. Confira o funcionamento dos parques e a disponibilidade das praças: alguns tiveram seus horários alterados durante a pandemia.

Lugares para se exercitar ao ar livre em BH

Com tantos lugares para se exercitar ao ar livre em BH, pode ser até um pouco difícil escolher. Por isso, separamos uma lista com algumas das opções que oferecem segurança e conforto na hora da prática.

Praça Floriano Peixoto

A Praça Floriano Peixoto está localizada no bairro Santa Efigênia e é uma ótima opção para quem quer praticar qualquer tipo de atividade ao ar livre. Além de arborizada e ampla, ela é um dos espaços públicos adotados pelo Instituto Unimed-BH. Por isso, está sempre pronta para receber pessoas, seja para praticar esportes, seja para desfrutar de momentos de lazer.

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha é um dos locais mais completos para a prática de atividade física ao ar livre. Ele é amplo – o que possibilita a prática de atividades com a distância mínima indicada –, aberto e arejado. Além disso, tem ciclovias, playgrounds e uma estrutura com banheiros e bebedouros.

Praça do Papa

Localizada no bairro Mangabeiras, a Praça do Papa é uma ótima opção para a prática de atividades funcionais como crossfit. Ela conta com equipamentos para musculação e um espaço amplo, arejado e gramado que pode ser uma ótima ideia para quem gosta de fazer ioga ao ar livre. Vale a pena conferir!

Praça da Saúde

Como o nome já diz, a Praça da Saúde é uma ótima opção para quem quer se cuidar. Ela oferece um espaço para a prática de atividades como ioga e conta com equipamentos do projeto Academia a Céu Aberto. A Praça da Saúde, também mantida pelo Instituto Unimed-BH, está localizada no bairro Grajaú, na região oeste de BH.

Região Metropolitana

Não é só em Belo Horizonte que existem bons locais para a prática de atividades físicas. Na região metropolitana também há opções para quem quer manter a saúde em dia por meio do esporte. A Praça da Glória, em Contagem, e a Praça Milton Campos, em Betim, são dois exemplos. São espaços amplos, propícios para a prática de atividades ao ar livre com distanciamento social, segurança e conforto. As duas praças foram adotadas pelo Instituto Unimed-BH e já receberam programações do Circuito Unimed Ativa.

Principais atividades ao ar livre

A seguir, listamos alguns exemplos de exercícios para fazer na rua. Mas lembre-se: a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Caminhada ao ar livre

Uma caminhada ao ar livre pode trazer disposição física, bem-estar e outros inúmeros benefícios. Estar em contato com o ambiente externo ao menos 30 minutos por dia é uma boa opção para quem quer combater o sedentarismo, mas ainda está começando. Escolha praças ou avenidas com pistas de cooper ou canteiros próprios para a prática de caminhada, vista uma roupa confortável e aproveite.

Corrida de rua

A corrida de rua é outra opção que, além de liberar endorfina, queima muitas calorias. Assim como a caminhada ao ar livre, ela deve ser realizada em pistas apropriadas, voltadas para a segurança do praticante.

Seja iniciante, seja profissional, quem corre em BH é apaixonado não só pelo esporte, mas também pelas belas paisagens que a cidade proporciona para essa atividade. Com tanto local agradável, podem ocorrer distrações que aumentam o risco de atropelamento. Daí a importância de escolher um bom local para corrida em BH que assegure a divisão entre o trânsito e os praticantes.

Crossfit na rua

Possivelmente, você já viu no bairro pessoas correndo ou carregando equipamentos, geralmente amparadas por cones de sinalização ou em faixas de segurança. O crossfit na rua é uma combinação de exercícios funcionais e aeróbicos de alta intensidade. Esse esporte já era praticado antes da pandemia e agora ganhou ainda mais força.

Ao contrário da caminhada e da corrida, que não precisam necessariamente ser praticadas com acompanhamento profissional, o crossfit na rua deve ser monitorado por um especialista em educação física.

Ioga ao ar livre

A ioga é uma prática milenar, que proporciona muito mais do que bem-estar físico. Por meio de movimentos e posições, é possível trabalhar a respiração, a flexibilidade e, dessa forma, promover benefícios ao corpo e à mente. Por isso, praticar ioga ao ar livre é uma experiência completa de consciência corporal.

Aulas de tai chi chuan em BH

Assim como a ioga ao ar livre, é comum se deparar com aulas de tai chi chuan em BH, sobretudo em praças e parques. Trata-se de uma prática que envolve meditação, silêncio e movimentos leves e lentos.

Obviamente, esta arte marcial chinesa pode ser feita em qualquer lugar, mas, de preferência, em locais abertos, onde seus benefícios são potencializados por meio da conexão com a natureza.

Academia ao ar livre

Com a restrição nas academias e proibição de aglomerações, as práticas esportivas externas vieram com tudo, e existem diversos projetos de academias públicas que possibilitam malhar ao ar livre.

Proposto pela Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto Academia a Céu Aberto é um modelo que ganhou adeptos. Com a instalação de barras de alongamento, esteiras para abdominal e outros equipamentos que possibilitam a realização de exercícios de musculação, é possível manter o ritmo dos exercícios com segurança e sem aglomerações. Mas atenção: o ideal é que a prática da academia ao ar livre seja supervisionada por um profissional e que os equipamentos de academia a céu aberto sejam devidamente higienizados antes e após o uso.

Dica: atividades físicas gratuitas em BH

Ajudar na mudança de hábitos é um compromisso que a Unimed-BH leva muito a sério. Assim surgiu o Circuito Unimed Ativa, com uma agenda repleta de atividades físicas gratuitas em BH. Tem atividades para todos os gostos e objetivos, independentemente da faixa etária ou das condições de saúde.

Desde a sua implementação, o circuito gratuito de exercícios físicos ao ar livre já auxiliou milhares de pessoas a adotarem práticas saudáveis de vida. Mesmo em períodos restritos, com programação suspensa, o projeto uniu forças e não para. Isso porque uma das prioridades dessa proposta inovadora da Unimed-BH é assegurar que a população continue se movimentando adequadamente, fornecendo dezenas de transmissões online.

Portanto, caso não se sinta confortável em frequentar praças e parques para fazer atividades ao ar livre neste momento, acesse o canal do Circuito Unimed Ativa em Casa: um acervo com mais de 50 vídeos de exercícios físicos gratuitos para o seu bem-estar.

Vá para o quintal, para a área de lazer do condomínio ou até mesmo considere arrastar alguns móveis da sala para se exercitar. E continue contando com a Unimed-BH, sempre presente quando o assunto é cuidar da sua saúde com a segurança e o zelo que você merece.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários