Onde caminhar em BH: principais pistas, trilhas e benefícios da prática

Qualidade de Vida

09/04/2021

Conheça os melhores locais em Belo Horizonte para caminhar, de pistas urbanas em ruas e parques a trilhas nos arredores da cidade.

4 min de leitura

Compartilhar

Onde caminhar em BH: principais pistas, trilhas e benefícios da prática

Fazer caminhada é o modo mais simples e eficaz de sair do sedentarismo. Além de ser uma atividade física de baixo impacto, não requer nenhum investimento com materiais ou mensalidades: basta se levantar e começar a andar. Mas, mesmo podendo ser feita em qualquer lugar, a caminhada é ainda mais prazerosa e eficaz em locais apropriados como pistas e trilhas. A boa notícia é que existem lugares especiais para fazer caminhadas em BH.

A cidade oferece pistas em algumas avenidas, parques e praças, que reúnem tanto quem só caminha quanto os praticantes de corridas. Para quem busca mais contato com a natureza, existem ainda trilhas desafiadoras e proporcionalmente mais recompensadoras.

Neste artigo, vamos mostrar onde caminhar em BH e quais os melhores trajetos e rotas para todos os níveis de prática.

Benefícios de fazer caminhada

Primeiro, vale a pena destacar os benefícios de fazer caminhada. O corpo humano foi feito para se movimentar. Ainda assim, por diversos motivos, passamos cada vez mais horas parados, seja sentados na frente de um computador no trabalho, seja no sofá assistindo a séries.

Entre os vários tipos de atividades que podem nos tirar dessa inércia, fazer caminhada talvez seja o mais fácil de começar: é só levantar, calçar os tênis e sair de casa. E os benefícios dessa simples ação são muitos:

  • Emagrecimento, pois caminhar ajuda no controle do peso, como qualquer exercício.
  • Liberação de endorfina, hormônio da felicidade, que combate o estresse e a depressão.
  • Liberação de dopamina, hormônio relacionado à satisfação, que age principalmente no sistema de recompensas, resultando na sensação de prazer. Também é importante para combater a depressão.
  • Prevenção de cardiopatias, como infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.
  • Tonificação da musculatura inferior, fundamental para as funções motoras.
  • Produção de insulina, que pode amenizar sintomas diabéticos e retardar a evolução da doença.
  • Melhoria da capacidade respiratória, aumentando o fôlego e a resistência.
  • Fortalecimento dos ossos, reduzindo a chance de osteoporose.

Caminhadas em BH: as melhores rotas

A calçada na frente de casa costuma ser a primeira pista de caminhada de todo mundo, mas é natural que, com o desenvolvimento da atividade, surja o desejo por novos desafios e outros locais de caminhadas em BH.

Além disso, as melhores rotas e pistas da cidade estão em terrenos planos e sem irregularidades. Isso minimiza o risco de acidentes em buracos, falhas e desníveis das calçadas comuns.

Saiba agora quais são os melhores lugares para caminhar em Belo Horizonte:

Trilhas em BH

Além das caminhadas em pistas planas e planejadas, quem progride na modalidade pode tentar uma nova experiência com o trekking – caminhada ecológica em trilhas de matas e parques. Fazer trekking, ou apenas trilha, impulsiona a motivação e aumenta o contato com a natureza.

Conheça algumas trilhas perto de BH ou dentro dos limites da cidade:

Grupo de Caminhada BH: dê o primeiro passo

Outra vantagem de fazer caminhada e trilha em rotas mais conhecidas é a possibilidade de se socializar e conhecer outros praticantes da atividade, de todos os níveis. Formar laços com a comunidade é interessante por diversas razões e pode ser um incentivo para o desenvolvimento e a persistência nos treinos.

Existem equipes de apoio em todo o país, reunidas também virtualmente e com denominação local, como grupo de caminhada BH, por exemplo. A companhia dos colegas impulsiona a força de vontade, com um praticante apoiando o outro e todos completando o propósito juntos.

Montar um grupo de caminhada é a evolução natural desses relacionamentos com parceiros na jornada. O Grupo Caminhada Mineira – formado por amigos que se conheceram caminhando de BH para Nova Lima – é um reflexo dessa tendência.

Hoje, o grupo conta com diversos membros e aproximadamente 10 mil seguidores no Instagram. São pessoas reunidas com objetivos parecidos em torno de uma prática em comum.

Grupos de caminhada X pandemia: agora é evitar aglomerações

Ter uma turma na hora de fazer caminhadas em BH é uma boa forma de trocar conhecimento sobre saúde, trilhas, alongamentos e muito mais. Entretanto, com a pandemia da Covid-19, é necessário mudar um pouco esse comportamento.

O isolamento social para conter a propagação do coronavírus é ainda mais importante nesta segunda onda. Por isso, se você quer fazer parte de algum grupo de caminhada, a recomendação para o momento é esperar.

Pessoas que já fazem parte de algum desses “times” devem, além de suspender as atividades em grupo, conscientizar os colegas a evitarem essa prática, ao menos por hora.

Entretanto, se você não quer deixar a caminhada de lado, não tem problema. Você pode se exercitar ao ar livre, desde que tome os cuidados básicos para evitar a contaminação.

  • Use máscara durante a caminhada e troque-a caso ela fique úmida.
  • Mantenha distância de, no mínimo, 2 metros entre outros eventuais praticantes no local.
  • Leve com você álcool em gel para higienizar as mãos após tocar superfícies.
  • Fique em casa no caso de sintomas da Covid-19.
  • Respeite as regras de segurança adotadas pelo município, mesmo que isso implique a suspensão das práticas.

Para que todos possam se reunir para definir onde caminhar em BH com segurança no futuro, é preciso evitar aglomerações no presente.

Conte com a Unimed-BH

A Unimed-BH reconhece a importância da caminhada para o fortalecimento da saúde e incentiva a prática a partir de diversas iniciativas. Uma delas é o Circuito Mude1Hábito, um movimento nacional que promove atividades físicas para todos, incluindo a caminhada.

Localmente, a Unimed-BH apoia o Programa Caminhar, da Prefeitura de Belo Horizonte, além de muitas outras ações que visam difundir e estimular a prática da caminhada na cidade e na região metropolitana, reduzindo o sedentarismo e melhorando a qualidade de vida.

Por fim, uma dica importante neste momento é: além do tênis, use máscara de proteção e álcool em gel para higienizar as mãos durante as caminhadas em BH. Evite aglomerações e prefira períodos de menor movimento nas pistas de caminhada.

Dependendo das orientações das autoridades, pode ser necessário inclusive ficar em casa. Querer e saber onde caminhar em BH é muito importante: mais ainda é frear o contágio do coronavírus na pandemia.

Clique agora e acesse o → Circuito Mude1Hábito, e saiba como ganhar 200 pontos ao realizar seu cadastro. Não perca! 

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021