Onde correr em BH: 10 pontos da cidade para praticar corrida

Qualidade de Vida

24/03/2021

Correr em BH pode ser muito prazeroso! Conheça os principais pontos da cidade para praticar corrida e dicas para começar já.

6 min de leitura

Compartilhar

Onde correr em BH: 10 pontos da cidade para praticar corrida

Belo Horizonte faz jus ao nome. Não é preciso procurar muito para se deparar com belas praças, parques e, até mesmo, avenidas arborizadas, que, além de bonitos, são ótimos lugares para a prática de esportes. É possível encontrar opções em vários pontos da cidade e dar um toque especial de descontração para os treinos diários.

Com esses benefícios, tais lugares se tornaram pontos populares para quem quer começar a correr e não sabe para onde ir. Se este é o seu caso, esse post é para você!

Elencamos os melhores lugares para correr em BH e também algumas dicas para guiar você na hora de praticar essa atividade tão prazerosa e importante para a saúde.

Corridas em BH

Praticar corridas em BH é um hábito cada vez mais popular. Em 2019, a Belotur noticiou que a cidade foi pista para cerca de 35 eventos da modalidade. Isso demonstra que, além de agradável, muitos espaços também estão preparados para receber corredores de todas as categorias – de amadores a atletas profissionais.

A procura crescente por atividades físicas ao ar livre também pode ser vista em outras modalidades. É recorrente encontrar grupos de pessoas reunidas para correr em BH e também para praticar esportes como treinamento funcional, ioga, ciclismo, entre outros.

A Associação dos Treinadores de Minas Gerais (ATMG) informou, em matéria para jornal, que a busca por educadores físicos para áreas externas também cresceu: em 2019, a presença desses profissionais nas praças e parques da cidade aumentou em 22%.

Tudo isso reforça que as corridas em BH foram transferidas da esteira ergométrica para a rua – sobretudo após a pandemia, com as academias fechadas. Além disso, devido à alta procura de atletas amadores e profissionais, muitos desses espaços foram revitalizados e adaptados para a prática de esportes, com equipamentos, pista de atletismo e pista de cooper.

Lugares para correr: como escolher?

Com tantas opções de lugares para correr, como escolher o mais adequado ao seu ritmo e habilidade? Para avaliar o melhor local para correr em BH, é importante considerar diversos aspectos, não apenas sobre o lugar, mas também sobre os seus hábitos de corrida.

Algumas perguntas que devem ser respondidas antes de escolher a sua pista de corrida:

  • Em caso de corrida na praça, ela tem pista de atletismo ou pista de cooper?
  • Preferindo a corrida no parque, há espaço reservado para a prática de esportes?
  • O local fica perto da sua casa ou do seu trabalho?
  • Quanto tempo será gasto no deslocamento para a prática da atividade?

Também é importante ter em mente o horário escolhido para correr. Nos dias mais quentes e de sol intenso, prefira locais arborizados, com sombra, e não se esqueça de caprichar na hidratação e no filtro solar.

Onde correr em BH?

Ainda está na dúvida sobre onde correr em BH? Não se preocupe. Vamos listar os 10 pontos favoritos dos praticantes. Devido à pandemia, é necessário consultar como anda o funcionamento dos locais: alguns estão fechados para evitar aglomerações; outros estão funcionando com agendamento para garantir as medidas de segurança no combate à Covid-19.

Alguns locais ideais para correr em BH:

  • Praça Floriano Peixoto
  • Avenida Vilarinho
  • Praça Lagoa Seca
  • Parque Municipal
  • Pista de Cooper Anel da Serra
  • Pista de Cooper Avenida dos Bandeirantes
  • Pista de Cooper José Cândido da Silveira
  • Praça da Liberdade
  • Avenida dos Andradas
  • Lagoa da Pampulha

Praça Floriano Peixoto

Localizada no bairro Santa Efigênia, a Praça Floriano Peixoto é uma das localizações mais tradicionais de Belo Horizonte. Por ser um local arborizado, oferece aos praticantes de corrida um clima agradável e fresco durante a atividade. Além de uma pista larga para a prática de corrida, a Praça Floriano Peixoto dispõe de brinquedos para as crianças e de equipamentos para outras atividades físicas ao ar livre. Esse espaço tão valioso para os belo-horizontinos é mantido pelo Instituto Unimed como forma de incentivar o uso do espaço para a adoção de uma vida mais saudável.

Avenida Vilarinho

Quem mora na região de Venda Nova não precisa se preocupar: a Avenida Vilarinho tem o cenário ideal para corrida de rua. Chegando lá, você encontra uma pista plana com mais de 2 quilômetros de extensão, ideal para os treinos. Além disso, a pista está localizada no canteiro central da avenida, o que dá segurança durante a prática da atividade física.

Praça Lagoa Seca

Moradores do bairro Belvedere podem contar com a Praça Lagoa Seca para colocar os treinos de corrida em dia. Trata-se de um local plano, arborizado e com cerca de 700 metros de pista destinada a caminhadas e corridas.

Parque Municipal

O Parque Municipal é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais agradáveis de BH. Localizado no centro da cidade, ele nos presenteia com belas paisagens e um espaço amplo e ideal para passeios. Dentro do parque, corredores podem se desafiar na pista de corrida, com 1 quilômetro de extensão. O local oferece também banheiros e bebedouros.

Pista de Cooper Anel da Serra

Quem busca percursos diferentes para se aventurar, encontra o local perfeito na Pista de Cooper Anel da Serra. Localizada no bairro Mangabeiras, a pista oferece trechos planos, mas é demarcada por subidas, ideal para corredores que estão em busca de treinos mais fortes. E o esportista ainda pode finalizar a prática contemplando a paisagem no Parque das Mangabeiras.

Pista de Cooper Avenida dos Bandeirantes

Outra opção para os moradores da região sul de BH é a Pista de Cooper Avenida dos Bandeirantes. Além de percorrer 1,5 quilômetro de pista, o praticante de corrida pode finalizar o treino na Praça JK, que também conta com espaço próprio para corrida.

Pista de Cooper José Cândido da Silveira

Os moradores do bairro Cidade Nova e regiões vizinhas contam com a Pista de Cooper José Cândido da Silveira para correr ao ar livre. Quem passa por lá pode escolher entre os trechos planos e as áreas mais íngremes ou percorrer o trajeto total, que tem quase 3 quilômetros de extensão.

Praça da Liberdade

Arborizada, plana e fresca: essas são as principais características da Praça da Liberdade. Os praticantes de corrida que treinam por lá contam com um local seguro e iluminado. Além disso, podem utilizar a pista de 700 metros, ampla e estruturada, que contribui para o desempenho durante a corrida.

Avenida dos Andradas

Com quase 2 quilômetros de pista de cooper, a Avenida dos Andradas é o local perfeito para quem quer correr ao ar livre, sem estar em contato direto com o trânsito. Apesar de localizada na extensão da Andradas, a pista fica ao lado da avenida, em um local fechado para trânsito de carros.

Lagoa da Pampulha

Além da bela paisagem que encanta a todos, a Lagoa da Pampulha se consagrou como um verdadeiro berço de corridas em BH, palco de centenas de eventos da modalidade – em nível nacional e internacional –, como a Volta Internacional da Pampulha e o Circuito das Estações.

Uma das dúvidas recorrentes dos corredores, ciclistas, admiradores e turistas que visitam Belo Horizonte é: quantos quilômetros tem a Lagoa da Pampulha? Esse questionamento também faz parte de quem está avaliando a amplitude dos espaços para correr em BH.

A Lagoa da Pampulha tem um perímetro de 18 quilômetros. Além de uma pista ideal para a prática de corrida, caminhada e ciclismo, ela oferece um dos cartões-postais mais aclamados da cidade: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Grupo de corrida em BH

Proporcional à tamanha importância da Lagoa da Pampulha no âmbito de corridas é o aumento de praticantes e o surgimento de equipes que decidem correr juntas. Uma delas é nomeada como Grupo de Corrida BH Lagoa da Pampulha, destacando o interesse e a procura totalmente direcionada à região. Mas não é só na Pampulha que existe companhia para correr. Em BH, você encontra grupos de corrida na Praça da Liberdade, na Lagoa Seca, na Praça Floriano Peixoto e em diversas outras regiões.

Entre os benefícios, além de injetar uma dose extra de motivação nos dias de preguiça, há também grupos “personalizados” conforme a experiência. Ou seja, ao decidir mudar um hábito e combater o sedentarismo com disciplina, um grupo de corridas para iniciantes é indicado.

Como praticar corrida em segurança na pandemia?

Sentiu vontade de sair do sofá e sair correndo ao ar livre agora mesmo? Vamos com calma: é importante ressaltar a avaliação médica das condições de saúde, tanto para quem vai começar como para os praticantes assíduos que precisam monitorar os resultados.

Infelizmente, o momento pandêmico que vivemos também não é adequado para treinar com um grupo de corrida em Belo Horizonte, pois isso representa aglomeração, o que é contraindicado. Além disso, corredores que praticam essa atividade sozinhos também devem adotar, neste momento, os protocolos de segurança sanitária antes de saírem para correr na rua. Uso de máscara e distanciamento social são fundamentais durante a prática da corrida.

Saudade de uma boa corrida? Hora da Largada!

Para diminuir a distância entre os corredores de plantão e as pistas de corrida, a Unimed-BH realizou, em junho de 2020, sua primeira corrida virtual. A Unimed House Run foi uma live apresentada por radialistas e simulou todos os detalhes de uma verdadeira maratona.

Quando o assunto é mudança de hábitos e vida saudável, a Unimed-BH está sempre por dentro. Para amplificar o acesso de informações tão benéficas, criamos uma agenda repleta de atividades em grupo, muito além de corridas em BH.

Fique de olho no portal Viver Bem e siga a Unimed-BH para não perder nenhuma novidade: eventos de saúde, corrida, ciclismo e outras surpresas incríveis que vêm por aí!

admin.unimedbh
admin.unimedbh

Comentários