A importância do acompanhamento da saúde mental
25/02/2021
Entenda quais são os principais cuidados com a saúde mental em cada etapa da vida
3 min de leitura
A saúde mental é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil e no mundo. Não poderia ser diferente: ela é um elemento tão importante para a manutenção da saúde geral do ser humano quanto a prevenção de doenças que apresentam sintomas físicos nos pacientes.
Cuidar da saúde mental e emocional juntamente com a saúde física possibilita mais qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo. Por isso, é importante a observação constante de sintomas que possam estar associados a transtornos mentais, como ansiedade, depressão e bipolaridade, por exemplo.
Para entender melhor o que significa saúde mental, veja as explicações do Dr. Maurício Leão, psiquiatra e médico cooperado da Unimed-BH no vídeo abaixo. Ele participa do quarto episódio da websérie Saber Pra Cuidar, disponível no YouTube.
O que significa saúde mental?
Mas afinal, o que significa saúde mental? Diferentemente do que se diz popularmente, ela não é um fator relacionado apenas à ausência de transtornos mentais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu, no Relatório Mundial da Saúde, o conceito de saúde mental como um estado de bem-estar no qual o indivíduo exprime suas capacidades e tem condições de conduzir seu trabalho produtivamente, contribuindo para a sua comunidade e para a sociedade como um todo.
A saúde mental está intimamente ligada à saúde física, e o cuidado com o bem-estar emocional não deve se atentar apenas à ausência de transtornos: ele deve ser constante e ter o objetivo preventivo.
O que devemos fazer para manter a saúde mental na pandemia?
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vieram também muitas incertezas e um impacto incalculável na saúde mental da população mundial. Além dos sintomas e efeitos da doença, a necessidade do isolamento social acarretou mudança de rotinas e de hábitos calorosos, como o abraço, que faziam parte da vida do brasileiro e que agora fazem falta.
Com essas mudanças, mais do que nunca é preciso cuidar da saúde mental e emocional e restabelecer a conexão entre mente e corpo. Sem dúvida, esse momento de readaptação trouxe aprendizados significativos, e a importância do cuidado com a saúde mental é uma delas.
É importante buscar hábitos e hobbies que favoreçam o seu bem-estar, manter a rotina – agora, adaptada para o ambiente de casa – e cuidar da saúde do sono. Quando bater aquela saudade do happy hour com os amigos ou do almoço de domingo com a família, não pense duas vezes: promova um novo formato desses encontros, agora on-line.
Essas são algumas formas de proporcionar momentos prazerosos sobre o que devemos fazer para manter a saúde mental na pandemia, e sempre.
Importância do acompanhamento da saúde mental
Pacientes diagnosticados com transtornos mentais devem fazer acompanhamento médico especializado. A presença desses transtornos tem impactos reais na rotina de milhares de homens e mulheres. Por isso, é fundamental dar a atenção necessária a essa pauta.
Por meio de acompanhamento psicológico, o profissional especializado poderá indicar intervenções medicamentosas e métodos de tratamento ideais para cada caso, levando em consideração o histórico do paciente.
Contudo, o acompanhamento não deve ser só desses pacientes. Antes de se preocupar em validar algum possível diagnóstico, é relevante destacar a importância do acompanhamento da saúde mental para toda a população, independentemente da presença de algum problema – e também da prevenção.
Você também pode se interessar Como cuidar das saúde mental?
Psicologia e cirurgia bariátrica
Procedimentos cirúrgicos estão entre os fatores que influenciam a saúde mental, e a incidência de transtornos mentais após a cirurgia bariátrica não deixa dúvidas: o acompanhamento psicológico é tão importante quanto outras medidas pós-operatórias.
Os efeitos colaterais e as medidas adotadas para auxiliar a recuperação do paciente podem levar a quadros de tristeza, depressão, ansiedade, descontrole financeiro, alcoolismo e, em casos mais graves, até mesmo ao suicídio.
Por esse motivo, é aconselhado o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, principalmente durante os primeiros meses de recuperação. Eles poderão identificar sintomas, diagnosticar e atuar no tratamento de doenças que impactam a saúde mental e emocional do paciente.
Existem associações entre o acompanhamento assíduo a consultas com psicólogos e psiquiatras e a potencialização dos resultados da cirurgia bariátrica, ao mesmo passo que esse auxílio está associado à diminuição de complicações no pós-operatório.
Cuidar da saúde mental e emocional é um assunto que requer atenção, cuidado e carinho. Afinal, quando a saúde mental vai bem, todo o corpo agradece.