Aparelho de inalação infantil: conheça os tipos e como usá-los
06/04/2021
Atualizado em 09/05/2023
Saiba como utilizar cada tipo de aparelho de inalação infantil e veja o vídeo especial sobre o assunto na websérie Saber Pra Cuidar, da Unimed-BH.
6 min de leitura
Em determinados casos, utilizar o aparelho de inalação é necessário para fazer o controle de diversas doenças respiratórias, como a asma, por exemplo. Esses dispositivos servem para possibilitar a deposição das medicações diretamente nos pulmões, fundamental para o controle dessas condições.
Para garantir a eficácia dos inaladores e nebulizadores, é muito importante entender que cada um deles tem uma forma de uso. É preciso se informar a respeito para ajudar uma criança a usá-los.
Leia este artigo do Viver Bem e saiba mais sobre o assunto!
Saber Pra Cuidar
Antes de mais nada, vale destacar que o uso dos tipos de aparelho de inalação nas crianças é o tema principal do sexto episódio da websérie Saber Pra Cuidar, disponível no canal da Unimed-BH, no YouTube.
Nesse episódio, a pediatra e pneumologista pediátrica Luciana Gomide, que é médica cooperada da Unimed-BH, tira as dúvidas mais comuns a respeito e mostra, na prática, como esses aparelhos devem ser utilizados nos pequenos.
Este artigo foi elaborado para complementar o Saber Pra Cuidar, ao qual você pode assistir abaixo. Continue lendo para acessar mais informações sobre esse assunto.
Para que serve o aparelho de inalação?
Os problemas respiratórios são muito comuns entre a população brasileira. Como você leu na introdução deste texto, a asma é uma das principais condições – sendo muito comum, principalmente, entre as crianças.
O principal objetivo do aparelho de inalação é a deposição do remédio diretamente nas vias áreas inferiores, de modo que seus efeitos terapêuticos sejam maximizados. A administração de remédios por via inalatória, se comparada à por via oral e à parentérica (por meio de injeções) permite um resultado mais rápido e eficaz.
Além disso, ela utiliza doses menores do terapêutico e gera menos efeitos adversos. Muita gente também usa o termo “inalador” para se referir a outros aparelhos, como o nebulizador, muito empregado para fazer inalação em caso de sinusite, rinite e tosse.
Há vários tipos de aparelhos, cada um com as suas indicações clínicas, vantagens e desvantagens. Informe-se sobre cada um deles:
- Inaladores pressurizados dosimetrados – dispositivos em spray, que podem ser utilizados em contato direto com a boca ou por meio de câmara expansora, também conhecidas como espaçador.
- Inaladores de pó seco.
- Sistemas nebulizadores pneumáticos, ultrassônicos e eletrônicos.
Os tipos de inaladores e como utilizá-los
Cada aparelho de inalação tem a sua técnica específica de uso. Por isso, saber como usá-lo é essencial para executar de forma correta e ter o máximo de resposta terapêutica.
O manuseio incorreto dos dispositivos, principalmente aqueles que têm corticoides, pode acarretar efeitos ao organismo ou mesmo minimizar a eficácia dos medicamentos.
Continue lendo para saber como empregá-los da maneira mais adequada.
Inaladores pressurizados dosimetrados (bombinhas)
As bombinhas são sprays que contêm diferentes medicamentos. Alguns deles são usados em momentos de crise e outros são prescritos para o tratamento da doença em longo prazo.
Entre as vantagens de fazer uso dos inaladores pressurizados dosimetrados, estão:
- Baixo custo.
- Aparelhos portáteis.
- Possibilidade de uso em pessoas de qualquer idade, inclusive crianças.
Bombinha com espaçador
O espaçador, ao criar um espaço entre a boca e o inalador, permite que a respiração e, consequentemente, a absorção do medicamento se deem de maneira mais lenta.
Com isso, a deposição da medicação nos pulmões é facilitada, principalmente em crianças pequenas e lactentes, que ainda não conseguem ter uma coordenação de inspiração adequada.
Válvula do espaçador: qual é a função?
Os espaçadores têm uma válvula, cuja importância muitas pessoas desconhecem. A função dela é evitar que o ar do ambiente entre dentro do espaçador e dilua a medicação e, por isso, não deve ser retirada.
As válvulas mudam de acordo com a marca. Independentemente do modelo, o importante é mantê-la no aparelho a fim de garantir sua eficácia.
Como usar?
Ao utilizar um aparelho de inalação com espaçador em uma criança, é fundamental que ela esteja sentada ou de pé, visando otimizar a deposição da medicação no pulmão. Siga o passo a passo para entender como fazer o uso:
- tire a tampa da bombinha;
- agite a medicação;
- acople-a no espaçador;
- coloque a máscara na criança e se atente para que ela esteja bem aderida à pele e cubra o nariz e a boca da criança;
- dispare a medicação;
- peça à criança que inspire e expire três vezes.
Nas crianças maiores, que têm mais coordenação, é possível fazer a inalação sem a colocação da máscara, usando apenas o bocal. Nesse caso, ela põe a boca no bocal e inspira e expira por aproximadamente 5 vezes.
Tipos de espaçador
No mercado, existem dois tipos de espaçadores: os de plástico e os de metal. Quando operados corretamente, eles têm a mesma eficácia. A diferença está no modo como fazemos a limpeza desses objetos.
No caso do espaçador de plástico, é imprescindível lavá-lo adequadamente para evitar que o aerossol grude na parede do aparelho e atrapalhe a administração do medicamento. Clique aqui para assistir ao vídeo do “Saber Pra Cuidar” e ver o passo a passo da limpeza dos dois tipos.
Como saber se o medicamento da bombinha acabou?
Um detalhe muito relevante merece atenção: nem sempre é fácil verificar quando o medicamento da bombinha chegou ao fim, já que nem todos os aparelhos têm o contador de doses.
Para verificar, retire a bombinha do inalador e a coloque em uma bacia de água.
- Se a bombinha afundar, ela está cheia.
- Se ficar um pouco para fora e um pouco para dentro da água, está na metade.
- Se ela ficar na horizontal, o medicamento chegou ao fim e é necessário lançar mão de uma nova bombinha.
Bombinha sem espaçador
Para aplicar a bombinha sem espaçador, também é necessário se manter de pé ou sentado. Confira o passo a passo:
- Estando na posição correta, agite o inalador por 5 segundos e retire a tampa.
- Em seguida, coloque o inalador na boca, na posição vertical (como se fosse um L), segurando com o dedo indicador na parte superior, e o dedo polegar na parte inferior.
- Retire (expire) todo o ar dos pulmões.
Ative o inalador e inspire profundamente. - Prenda o ar por 10 segundos.
- Remova o dispositivo da boca e respire normalmente.
Algumas observações:
- Se a prescrição indicar mais de uma inalação, aguarde de 30 segundos a 1 minuto para repetir o procedimento.
- Depois do uso da medicação, mantenha o cuidado de gargarejar água, escovar os dentes ou mesmo lavar a boca e o rosto para eliminar resquícios da medicação usada.
- Como o remédio não tem gosto, a quantidade inalada geralmente não é perceptível. Para verificar se a dose foi utilizada da forma correta, observe o contador de doses presente na própria bombinha (quando houver).
Nebulizador
O nebulizador é um aparelho de inalação que precisa ficar ligado na tomada, ou seja, funciona apenas com energia elétrica. Para manuseá-lo, lembre-se de:
- Abrir o recipiente e colocar a medicação.
- Fechá-lo corretamente.
- Ligá-lo na tomada.
- Colocá-lo na face da criança.
A criança pode respirar normalmente até que a medicação chegue ao fim. geralmente, esse processo dura entre 3 e 5 minutos.
Inaladores de pó seco
Alguns aparelhos de inalação usam a medicação em pó. Esses aparelhos (ou bombinhas) não precisam de espaçadores, mas nem todos funcionam do mesmo jeito. Por isso, é preciso se certificar de que você sabe usar o seu corretamente.
Para usar esse tipo de dispositivo:
- Carregue o dispositivo com a dose indicada de medicação, de acordo com as instruções de uso do aparelho (Aerocaps, Ellipta, Turbhaler, diskus ou DPI).
- Ainda segurando o inalador fora da boca, esvazie todo o ar dos pulmões.
- Mantenha o queixo levantado.
- Coloque o bocal entre os lábios e puxe o ar pela boca rapidamente e bem fundo.
- Retire o inalador da boca e prenda a respiração durante 10 segundos.
- Solte o ar lentamente, mas fora do inalador.
Em alguns casos, mesmo após a ativação da bombinha, há sobra de medicamento no aparelho de inalação. Nessas ocasiões, é recomendado repetir o processo. Certifique-se também de fechar o inalador e guardá-lo em um local seco.
Para entender como funcionam os tipos de inaladores em pó, clique aqui e assista ao vídeo.
Informe-se sobre a asma
Como você viu, a asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, e o tratamento para essa condição pode necessitar do uso do aparelho de inalação.
O Viver Bem preparou alguns artigos especiais sobre esse assunto para você se informar. Acesse clicando nos links abaixo.