Vacina contra a gripe: saiba o período e a importância de se proteger
19/05/2021
Atualizado em 06/04/2023
Saiba tudo sobre a vacina contra a gripe, qual é o período de aplicação e a importância de se proteger com o imunizante.
3 min de leitura
Os imunizantes fazem parte da nossa vida desde a infância e fazem a diferença para a nossa saúde. E, quando falamos no calendário de vacinação, a vacina contra a gripe é uma das mais conhecidas da população
A indicação é de que a imunização contra a influenza ocorra anualmente. Por isso, é fundamental conhecer o calendário da sua cidade, bem como entender qual é a importância dessa imunização para o organismo.
O Viver Bem preparou um conteúdo especial e informativo sobre o assunto. Continue lendo para se informar.
O que é a influenza?
A influenza, popularmente conhecida como “gripe comum”, é uma virose que afeta o sistema respiratório e pode causar uma série de sintomas. Febre, tosse, dor de cabeça e de garganta, dores no corpo e coriza são alguns deles.
A doença é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias de um indivíduo contaminado, ao tossir, ao espirrar ou até mesmo ao falar perto de outra pessoa. A transmissão pode ocorrer também de forma indireta, quando alguém saudável tem contato com objetos contaminados, por exemplo.
A importância da vacina contra a gripe
A imunização contra a gripe é necessária para evitar complicações graves da doença, como infecções bacterianas e pneumonias, especialmente nos grupos considerados de risco e que são prioritários na vacinação.
Composta de elementos do vírus inativado, a vacina contra a gripe faz com que o nosso organismo reconheça a substância como um objeto estranho e assim passe a trabalhar para criar anticorpos que vão neutralizar o vírus.
Quem pode se vacinar?
A vacina contra a influenza pode e deve ser tomada por pessoas a partir dos 6 meses de idade. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda que a vacina seja aplicada uma vez por ano como melhor forma de prevenção.
Anualmente, o Ministério da Saúde divulga o cronograma do Programa Nacional de Vacinação, com o objetivo de informar a população sobre a importância da vacinação e esclarecer as datas recomendadas para a aplicação em cada faixa etária.
O cronograma de 2023 tem 5 etapas e inclui, além da vacina da gripe, os imunizantes de reforço contra a Covid-19, a poliomielite e o sarampo. Confira:
- Etapa 1: vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente.
- Etapa 2: intensificação da vacinação contra a Covid-19.
- Etapa 3: intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes.
- Etapa 4: vacinação de influenza.
- Etapa 5: multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.
Os grupos prioritários, logicamente, são os primeiros a receberem as doses. Para verificar quais serão contemplados em cada etapa, basta acessar o portal do Ministério da Saúde.
Lembre-se de verificar o calendário de vacinação da sua cidade, acompanhando a divulgação das prefeituras na mídia e nos portais de comunicação. As prefeituras também fazem a divulgação dos locais de vacinação.
Como você viu, as vacinas contra a poliomielite e o sarampo, da mesma maneira, estão inseridas no Programa Nacional de Vacinação. Confira os artigos que o Viver Bem preparou a respeito dessas duas condições:
- Poliomielite: sintomas, tratamentos e formas de prevenção
- Sarampo: causas, sintomas, tratamento e a importância da vacinação
Quais as contraindicações da vacina contra a influenza?
A vacina contra a influenza utilizada nas campanhas do Ministério da Saúde apresenta poucas contraindicações. Mas ela é contraindicada para quem tem alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou teve quando tomou alguma dose anterior. Pessoas com quadro febril agudo devem postergar a vacina.
A vacina contra a gripe causa reação?
A vacina contra a gripe pode causar alguns efeitos colaterais que costumam ser leves ou pontuais. Algumas pessoas apresentam dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação em até três dias depois da vacinação.
Geralmente, esses sinais desaparecem espontaneamente depois de alguns dias, e são raros os casos de efeitos adversos graves ou necessidade de atendimento médico.
Calendário de Vacina do Idoso
Os idosos, é claro, estão incluídos nos grupos prioritários para a vacina contra o vírus influenza. Além desse imunizante, diversos outros são recomendados para pessoas na terceira idade e fazem muita diferença para a saúde.
Para que você se informe ainda mais a respeito, o Viver Bem preparou o Calendário de Vacina do Idoso, um e-book gratuito para tirar as suas dúvidas. Outro destaque é que você também recebe um calendário para acompanhamento. Baixe gratuitamente: