Autocuidado: 8 dicas para cuidar do seu bem-estar

Mude1Hábito

04/03/2024

Olhar para si é necessário, já que o corpo e a mente precisam de atenção. Confira, neste artigo, as 8 dicas que o Viver Bem preparou para você praticar o autocuidado.

4 min de leitura

Autocuidado: 8 dicas para cuidar do seu bem-estar

Autocuidado, como o nome sugere, é o ato de cuidar de si. É um conjunto de ações que uma pessoa pode aderir em seus hábitos cotidianos com um objetivo: beneficiar a própria saúde, tanto do corpo quanto da mente, e o seu bem-estar.

No entanto, você sabe por onde começar? Voce conhece as principais vantagens de adotar tais mudanças? O Viver Bem preparou este artigo com 8 dicas essenciais para você começar a praticar o autocuidado a partir de hoje. Boa leitura!

Benefícios do autocuidado

Existem muitas vantagens em praticar o autocuidado, colocando algumas atividades no cotidiano e melhorando hábitos de vida que fazem parte da nossa rotina. Entre os principais benefícios, estão:

  • Proporciona mais qualidade de vida e bem-estar.
  • Oferece mais prazer e satisfação ao dia a dia.
  • Melhora a sua saúde.
  • Ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.
  • Oferece mais autoestima e autoconfiança.
  • Beneficia a saúde mental.
  • Melhora os relacionamentos e a interação social
  • Aumenta a produtividade.
  • Ajuda a desenvolver o autoconhecimento.

Que tal ler um conteúdo completo sobre saúde mental?

Você vai ler a seguir algumas dicas práticas para colocar o autocuidado no seu dia a dia. E que tal adicionar à sua leitura um e-book completo e gratuito sobre saúde mental, ponto que abordaremos algumas vezes neste texto?

O conteúdo já está disponível e você pode baixá-lo agora! Acesse:

E-book gratuito: 10 dicas para uma boa saúde mental

1 – Escute seu corpo

Esse é um dos pontos mais importantes para praticar o autocuidado: escute seu corpo. Nem todas as práticas trazem os mesmos benefícios para todas as pessoas, visto que cada um tem sua realidade e as próprias necessidades.

Coloque no seu cotidiano aquilo que lhe fizer bem. Além disso, atente-se sempre aos sinais do seu organismo. Eles são capazes de indicar que há algo de errado. Se for necessário, procure ajuda médica.

2 – Estabeleça uma rotina diária

Ter uma rotina é fundamental para garantir o equilíbrio e o bem-estar. Planeje atividades que contribuam para sua saúde física, mental e emocional, incluindo tempo para descanso, alimentação saudável, exercícios físicos e momentos de lazer.

Ao estabelecer uma rotina diária, você cria um ambiente muito mais propício para o autocuidado e para ouvir as necessidades do corpo. Ter um hobby, inclusive, faz muito bem e é altamente recomendável. Saiba mais neste artigo:

10 hobbies para incluir na rotina e exercitar o autocuidado

3 – Cuide melhor da sua alimentação

Mencionamos uma alimentação saudável no tópico anterior. E essa é uma questão que merece destaque. Nosso corpo necessita de uma alimentação equilibrada, com os nutrientes que o organismo precisa para funcionar corretamente.

É muito importante incluir frutas, verduras e legumes no prato. Você pode se informar melhor a respeito em outros artigos publicados pelo Viver Bem. Acesse a página abaixo e confira os conteúdos disponíveis:

Qualidade de vida: conteúdos do Viver Bem sobre alimentação

4 – Interaja com a natureza

Incluir atividades que envolvam interação com a natureza em sua rotina de autocuidado é uma maneira de renovar suas energias e cultivar uma sensação de serenidade e bem-estar.

Portanto, é recomendado buscar contato com animais, explorar parques e cachoeiras e sentir a terra ou a grama sob os pés. Essa prática, que até ganhou um termo para defini-l –: “Grounding” –, estimula o corpo e a mente. Conheça mais sobre o tema e seus benefícios dando play no episódio do Pod Isso, Doutor abaixo:

 

Autocuidado: 8 dicas para cuidar do seu bem-estar

5 – Conheça a meditação

A saúde mental também está relacionada à meditação. Meditar pode ajudar a acalmar e a aliviar o estresse. E a boa notícia é que existem alguns exercícios rápidos, que podem ser adicionados mesmo em uma rotina mais apertada.

6 – Pratique exercícios físicos

Ir à academia, fazer uma caminhada, correr, praticar atividades dentro de casa… são muitas as possibilidades para fazer exercícios físicos. Vale muito a pena adicioná-las na sua rotina diária de autocuidados.

Procurando dicas sobre atividades físicas? Confira as orientações do VIver Bem:

Qualidade de vida: conteúdos do Viver Bem sobre atividades físicas

7 – Hidrate-se

Esse é um assunto que está sempre em alta: a importância de se hidratar. Beber água na quantidade adequada oferece uma série de benefícios à sua saúde, como regular a temperatura do corpo e manter os rins funcionando adequadamente.

A hidratação também é uma maneira de autocuidado.

8 – Faça a higiene do sono

Certamente você já ouviu falar da importância do sono para a nossa saúde. A higiene do sono é colocar em prática alguns hábitos que contribuam para você dormir bem. São alguns pontos importantes:

  • Não usar dispositivos eletrônicos antes de dormir.
  • Evitar consumir alimentos e bebidas estimulantes durante a noite.
  • Ter uma rotina com horários regulares para dormir e acordar.

Saiba mais sobre a qualidade do sono

Os pontos que você acabou de ler sobre dormir bem são apenas alguns dos principais. O sono vai muito além disso e é fundamental se informar a respeito.

No ‘Pod Isso, Doutor?’, podcast do Viver Bem, o Dr. Alberlúcio Pessoa, médico cooperado Unimed-BH, recebe a Dra. Cristiane Assis, especialista em Medicina do Sono, e o Dr. Rogério Beato, professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG.

Ouça o episódio especial sobre o sono! Clique na imagem abaixo.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários