Cidades históricas de Minas Gerais: 6 opções para conhecer e aproveitar
26/01/2023
Reunimos 6 opções de cidades históricas de Minas Gerais para que você conheça e aproveite em sua próxima viagem.
3 min de leitura
Na hora de decidir por um destino turístico, muitos detalhes podem ser levados em consideração. E as cidades históricas de Minas Gerais se destacam por inúmeros motivos, principalmente as construções tombadas que contam um pouco da história do Brasil.
Neste artigo, o portal Viver Bem preparou uma lista com algumas das cidades mais importantes para o estado, e porque não dizer para o Brasil, além de trazer alguns detalhes e pontos turísticos de cada um desses municípios para você visitar e aproveitar.
Cidades históricas de Minas Gerais
Ouro Preto e Mariana estão entre as mais famosas, mas uma lista com todas as cidades consideradas importantes para a história de Minas Gerais seria bastante longa. Por isso, separamos 6 dicas para você conhecer melhor antes de decidir o roteiro da sua próxima viagem. Acompanhe:
Ouro Preto
Uma das cidades mais conhecidas do estado e do país, Ouro Preto faz sucesso entre seus visitantes, que se encantam por suas belezas. O município se localiza em uma das áreas principais do ciclo do ouro.
A cidade, que já chegou a ser a capital de Minas Gerais, foi fundada em 1711. Mais tarde, em 1933, foi declarada Monumento Nacional, tendo sido tombada pelo IPHAN, em 1938, em razão de seu conjunto arquitetônico e urbanístico.
Alguns pontos para visitar em Ouro Preto:
- Igreja de São Francisco de Assis
- Capela Padre Faria
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
- Passo Antônio Dias
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Mariana
Não há dúvidas de que Mariana é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais. Ela foi a primeira vila, município e capital do estado. No passado, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português.
Além de seu rico patrimônio histórico e arquitetônico, Mariana é conhecida por seu carnaval de rua, que já atraiu milhares de turistas.
Durante uma visita pela cidade, vale a pena conhecer alguns pontos turísticos famosos, como a Igreja de Catedral Basílica da Sé, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Igreja São Francisco de Assis.
São João del-Rei
São João del-Rei não poderia faltar em nossa lista. O arraial foi fundado por bandeirantes paulistas, em 1701, e seus estilos arquitetônicos chamam a atenção de quem passa por suas ruas encantadoras. Em 1713 se tornou vila, e, em 1838, obteve o título de cidade.
Embora tenha sido um dos locais que mais se desenvolveram economicamente no estado, a cidade conserva seu patrimônio histórico e oferece um roteiro bastante rico. Entre os pontos principais, estão:
- Igreja de São Francisco de Assis
- Catedral Nossa Senhora do Pilar
- Memorial Tancredo Neves
Tiradentes
Tiradentes é conhecida por seu charme e, para muitas pessoas, se parece com uma outra cidade histórica: Paraty, no interior do Rio de Janeiro. O município é conhecido como um dos mais relevantes para a arte barroca.
Tiradentes foi fundada em janeiro de 1718, sendo desmembrada da vila de São João del-Rei.
- Matriz de Santo Antônio logo
- Capela Nossa Senhora das Mercês
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Se você faz parte do Circuito Mude 1 Hábito, não fique de fora! Do dia 10/02 a 17/02, aproveite para fazer a atividade Cidades Históricas MG. Clica aqui para garantir 200 pontos!
Brumadinho
Também bastante famosa e querida pelos mineiros, Brumadinho tem muita história para contar, incluindo uma das igrejas mais antigas do estado, que é destino certo para quem visita o município.
A Matriz de Nossa Senhora de Piedade foi construída em 1713 e tombada em razão de sua grande importância para a história – não apenas da cidade, mas de Minas Gerais.
A fama de Brumadinho também se deve à modernidade: o Instituto Inhotim, que recebe turistas de todo o Brasil, é o maior museu a céu aberto do mundo.
Sabará
Sabará fecha a nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais. Também bastante conhecido, o município é considerado histórico em razão de seus trechos preservados, além das obras da arquitetura colonial e barroca.
Entre os pontos turísticos mais visitados e famosos, estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Nossa Senhora do Ó.
Que tal conhecer mais a história de Sabará?
A história de Sabará vai muito além e vale a pena obter mais informações sobre essa cidade tão importante para o estado. A apenas 25 km de distância de Belo Horizonte, ela oferece natureza, gastronomia e muitas riquezas arquitetônicas.
Para que você conheça mais do município, o Viver Bem preparou um artigo especial, que explica a origem de seu nome e traz diversas outras dicas do que fazer e quais locais visitar nesse ponto turístico. Acesse: