Conheça Sabará e descubra o turismo e o lazer na cidade

Qualidade de Vida

02/06/2022

Com charme histórico e cheia de atrativos, Sabará é um destino para quem quer explorar o que Minas tem de melhor. Veja o que fazer na cidade!

4 min de leitura

Conheça Sabará e descubra o turismo e o lazer na cidade

Situada na Estrada Real, a apenas 25 km de Belo Horizonte, Sabará é uma pequena cidade com inúmeros atrativos. Entre a natureza, a gastronomia e as riquezas arquitetônicas do período colonial, veja agora por que vale a pena visitar Sabará!

História de Sabará

O nome “Sabará” vem do termo tupi itá’berab’uçú (‘pedra grande brilhante’), que representava a sonhada “serra das esmeraldas”, procurada pelos bandeirantes de séculos atrás.

Sabará tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu, e foi criada a freguesia em 1707, elevada à vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. Posteriormente, em 1838, Sabará ganhou o título de município.

Seu nascimento está ligado à descoberta de ouro no século 17 e à presença de Borba Gato e de Fernão Dias, dois famosos bandeirantes paulistas. Atualmente, Sabará é a cidade histórica mais próxima da capital Belo Horizonte.

O que fazer em Sabará?

Sabará pode até parecer uma cidade pequena comum, mas não se engane! Há muito o que fazer para quem quer visitar e se hospedar na cidade. Veja algumas dicas para aproveitar o turismo, o lazer e a gastronomia local.

Turismo

A cidade de Sabará atrai turistas principalmente por ser um roteiro histórico da Estrada Real. Alguns dos principais pontos para quem quer explorar o turismo na cidade são:

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja do Rosário foi erguida como local de culto dos escravos, a construção foi abandonada em virtude da Abolição da Escravatura; hoje, a igreja é composta apenas de um esqueleto de pedras. As imagens de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e de Santa Efigênia estão no altar-mor e em sua sacristia, funciona o Museu de Arte Sacra.

Igreja de Nossa Senhora do Ó

Provavelmente o mais famoso cartão-postal histórico da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, que  representa o barroco mineiro, foi inaugurada em 1717. 

Com um exterior simples e a parte interna cheia de belezas, a igreja é tombada pelo Patrimônio desde 1938, juntamente ao Centro Histórico de Sabará MG e aos conjuntos da Rua Direita.

Igreja de Nossa Senhora do Ó

Casa da Ópera/Teatro Municipal

A atual Casa da Ópera, também conhecida como Teatro Municipal, foi construída em 1819 pelo esforço da própria população de Sabará. O teatro foi inaugurado no dia 2 de junho de 1819 e hoje é uma das construções históricas mais famosas da cidade.

Casa da Ópera/Teatro Municipal

Museu do Ouro

Na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, funciona o Museu do Ouro, que reserva objetos associados ao período de extração do ouro em Minas Gerais, durante o século XVIII. O museu também abriga peças do mobiliário luso-brasileiro dos séculos XVIII e XIX com itens repletos de história.

Chafariz do Kaquende

Construído em Sabará,em 1950, o Chafariz do Kaquende é abastecido pelas águas que vêm da nascente do Morro de São Francisco. Segundo a lenda local, quem bebe das águas sempre acaba retornando à cidade.

Gastronomia

Como toda boa cidade mineira, a gastronomia também tem destaque em Sabará.

Além da comida mineira tradicional, que pode ser provada em restaurantes por toda a cidade, existem os mais famosos, muitos deles localizados no distrito de Pompéu, e que servem a tradicional comida feita no fogão à lenha.

Destacamos também  alguns grandes eventos que movimentam Sabará e atraem visitantes que procuram comer bem.

Um dos principais destinos para os fãs da gastronomia local é o Festival do Ora-Pro-Nóbis. Realizado anualmente, o evento acontece em Pompéu, trazendo receitas que têm o ora-pro-nóbis como carro-chefe. O festival conta ainda com programação musical e cultural, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil.

Já no mês de novembro, o Festival da Jabuticaba movimenta a cidade. Consta da programação do festival degustação da fruta e de produtos originados dela, como geleias, doces, compotas, sorvetes e outros pratos variados.

Natureza, trilhas e cachoeiras 

Como não poderia deixar de ser, quando falamos de opções de lazer em Minas Gerais, a natureza não deixa a desejar em Sabará. 

Os fãs de esportes ligados à natureza, como as trilhas e os circuitos de bicicleta, não ficarão sem opções no entorno da cidade. Quem procura as belezas naturais e deseja se refrescar nas cachoeiras, também não. 

Uma boa dica para quem busca a natureza na região é a Cachoeira Santo Antônio, que fica na divisa entre Sabará e Caeté, no distrito de Morro Vermelho. Para os mais aventureiros, esta é uma boa pedida: são 9 quilômetros até a cachoeira em estrada de terra, sendo que o último quilômetro deve ser feito a pé.  

O caminho entre Sabará e a cidade de Raposos é outra opção para quem quer caminhar em meio à natureza, seguindo o rumo da Estrada Real, enquanto aproveita as belezas das matas e montanhas de Minas. 

Depois de conhecer Sabará, você pretende ficar na região? Então aproveite para conhecer os atrativos de Belo Horizonte e das demais cidades: 

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários