O que fazer em Nova Lima: turismo, lazer e natureza

Qualidade de Vida

05/05/2022

Logo ao lado de Belo Horizonte, está uma cidade cheia de opções de turismo, lazer e natureza para explorar. Conheça os atrativos de Nova Lima!

4 min de leitura

O que fazer em Nova Lima: turismo, lazer e natureza

A cidade de Nova Lima, que faz divisa com a capital Belo Horizonte e é uma das maiores cidades da região, não deixa a desejar no quesito atrativos. Ainda que consideravelmente menor que outras vizinhas, como Contagem e Betim, Nova Lima também está cheia de pontos turísticos, de opções de lazer e de atividades ligadas à natureza.

 Vamos conhecer mais a cidade e saber o que fazer em Nova Lima? Veja agora as nossas dicas!

Turismo em Nova Lima: principais pontos para conhecer

Nova Lima está perto da maior cidade do estado, sendo que sua sede se encontra a 22 quilômetros de Belo Horizonte. Ainda assim, a cidade mantém o charme de cidades do interior e traz uma série de opções para quem quer fazer turismo. Veja alguns pontos turísticos de Nova Lima e os atrativos de cada um.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Construída no século 18, a principal igreja católica de Nova Lima fica no centro histórico e é dedicada à padroeira da cidade. Além da beleza da fachada histórica, o que chama a atenção é o interior da igreja, que conta com diversas obras atribuídas a Aleijadinho.

No seu interior, destacam-se o Retábulo-Mor, as imagens sacras de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição.

Bicame

O Bicame é um aqueduto localizado na área central da cidade. A construção consiste em uma estrutura de madeira de 30 metros de comprimento e 15 metros de altura, construída em 1890 pela Saint John D’el Rey Mining Company.

O objetivo do aqueduto, quando criado, era conduzir as águas do Ribeirão do Carrapato até a Mina Morro Vermelho, a fim de lavar o minério de ouro. Em 2002, o Bicame foi escolhido como símbolo da cidade.

Localização: Rua Domingos Rodrigues, 320 – Olaria

Rua Augusto de Lima, a rua do zigue-zague

Essa rua de formato curioso foi construída em 1894 para dar acesso ao bairro recém-criado na antiga Villa Nova de Lima, ligando a parte antiga à parte nova da cidade.

O formato de zigue-zague foi criado para reduzir o impacto de ladeira com forte inclinação, o que hoje representa uma paisagem inusitada na área central da cidade. O calçamento da rua é formado de seixos recolhidos nos rios da região, fixados por pressão e calafetados com cascalho fino. Hoje, a rua conhecida como Zigue-Zague é considerada um dos maiores atrativos turísticos urbanos do município.

Localização: Rua Augusto de Lima, Centro

Cruzeiro da Boa Vista

O Cruzeiro é um dos mirantes da cidade e está localizado no alto do morro no qual se encontra a boca da mina Velha. Lá do alto, como podemos imaginar, a vista da natureza é o grande atrativo.

Para chegar ao local, é preciso subir uma trilha, normalmente usada por fiéis católicos como um dos pontos da Via Sacra de Sexta-Feira da Paixão. Uma lenda local diz que um dos primeiros donos da mina, o padre Antônio de Freitas, fechou o entorno da cidade com sete cruzes para que o diabo não entrasse – e o Cruzeiro da Boa Vista é um deles.

Localização: Rua Nova Lima, sede

São Sebastião das Águas Claras (Macacos)

São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como “Macacos”, é um famoso distrito de Nova Lima. Distante 25 quilômetros do centro de Belo Horizonte, Macacos conquista pelo charme rústico e pela localização entre rios e montanhas, muito visitada pelos amantes da natureza e por aventureiros.

O distrito é bastante rico em opções gastronômicas com variados bares, restaurantes e pousadas. Macacos também é um conhecido ponto de encontro de jipeiros, motociclistas e ciclistas, além de proporcionar passeios de triciclo, tirolesa e banho em pequenas cachoeiras.

Natureza e parques em Nova Lima

Não dá para pensar em visitar Nova Lima sem considerar as várias opções de lazer relacionadas à natureza.

Confira agora alguns dos principais parques e atrações naturais da cidade, tanto para moradores quanto para quem quer viajar por Minas Gerais:

E, se você faz parte do Circuito Mude 1 Hábito, do dia 27/05 ao dia 03/06 você pode garantir +200 pontos com a atividade Descubra Nova Lima. É muito simples, basta clicar aqui e ganhar! 

Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos

O Parque Rego dos Carrapatos está localizado na região central de Nova Lima, destacando-se como um refúgio natural dentro da área urbana da cidade.

O parque tem cerca de 10 quilômetros de trilha, que fazem ligação com outros percursos naturais da cidade. No parque são oferecidos diversos serviços prestados pela Prefeitura, que tem uma base fixa no espaço, como palestras, passeios guiados e ações de educação ambiental. A área do parque também conta com espaços para atividades físicas, como caminhadas e ginástica.

Lagoa dos Ingleses

A Lagoa dos Ingleses é uma lagoa artificial construída com o objetivo de ser uma barragem para armazenar a água que seria utilizada para gerar energia elétrica para a Mina de Morro Velho. Atualmente, a lagoa é bastante popular e utilizada para a prática de esportes aquáticos, assim como um ponto conhecido pela beleza natural.

Trilhas

Com a localização privilegiada de Nova Lima, entre as montanhas e o verde da região, não faltam opções para os fãs de trilhas.

As trilhas no entorno da cidade são a pedida ideal para os fãs do esporte, oferecendo opções que terminam em cachoeiras, que exploram a vegetação do Cerrado e até passam por ruínas da Estrada Real. A dica para quem se interessa em conhecer as principais é procurar pelas famosas trilhas de Honório Bicalho. Com diferentes extensões e complexidades de travessia, existem opções para todos os públicos. Saiba mais sobre as principais trilhas de Nova Lima.

 

 

Praças e locais para a prática de atividades físicas

Quem quer praticar atividades físicas não precisa sair da cidade e explorar o entorno de Nova Lima. Dentro da própria cidade, existem praças e espaços de convivência diversos para quem deseja fazer uma boa caminhada, praticar uma corrida ou levar as crianças para brincar ao ar livre.

As praças estão espalhadas pelos bairros, desde o Centro até o Jardim Canadá. Conheça aqui algumas das opções ao ar livre que encantam moradores e turistas.

Agora que você conhece as principais atrações de Nova Lima, que tal continuar explorando Minas Gerais e a Região Metropolitana de BH? Aproveite e conheça também:

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários