Parques em Contagem: locais para conhecer, se exercitar e divertir

Qualidade de Vida

22/03/2022

Conheça Contagem com a Unimed-BH e confira as dicas de parques, praças e espaços públicos para curtir o dia.

6 min de leitura

Parques em Contagem: locais para conhecer, se exercitar e divertir

A cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem várias opções para se exercitar, passear, ou simplesmente curtir a natureza.

O município localizado a aproximadamente 30 minutos do Centro de BH, possui cerca de 670 mil habitantes e ótimos espaços públicos para aproveitar o seu tempo como preferir. Por exemplo, o Parque Ecológico Eldorado, uma referência de área verde na cidade.

Continue lendo este artigo e descubra também o que fazer em Contagem.

Parque em Contagem: 5 opções de lazer

Os parques da cidade são sempre uma boa opção para aproveitar o tempo livre com a família ou praticar atividades físicas ao ar livre. Confira alguns parques que você precisa conhecer em Contagem:

1. Parque Ecológico do Eldorado

 parque em Contagem

O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, localizado em um dos principais bairros de Contagem, o Eldorado, é o local ideal para se conectar com a natureza. Afinal, o espaço abriga dois lagos, uma mata e diversas nascentes.

Não por acaso, a média de visitas é de 400 pessoas aos finais de semana, segundo o site da prefeitura da cidade. Já em datas especiais, como a Semana da Criança, o parque chega a receber aproximadamente 2 mil visitantes.

Outras atrações são a pista de caminhada, Academia da Cidade, quadras de esportes, uma trilha suspensa e parque infantil.

pinEndereço: Rua das Paineiras, 1722 – Eldorado

2. Parque das Amendoeiras

parque em Contagem

Se o seu objetivo é se exercitar, a dica é o Parque das Amendoeiras, que tem quadras para todos os gostos:

O espaço também conta com Academia da Cidade, horta comunitária, área verde, nascente e sala para cursos.

pin Endereço: Rua Turfa, 301 – bairro Amendoeiras- Contagem- MG

3. Parque Municipal Gentil Diniz

parque em Contagem

Aqui você irá encontrar uma extensa área verde, de cerca de 24 mil metros quadrados. Um bom lugar para contemplar e explorar a natureza, já que também possui um imponente casarão do século XIX.

E se você é fã de jabuticabas, você tem mais um motivo para conhecer o Parque Municipal de Contagem. Afinal, o local tem aproximadamente 80 jabuticabeiras.

pinEndereço: Rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Bairro Nossa Senhora do Carmo

4. Parque do Sapucaias

parque em Contagem

E por falar em área verde, no Parque do Sapucaias você encontra muita natureza, nascente e lagoa em uma área de 37 mil hectares, além de quadra de esportes e Academia da Cidade.

pin Endereço: Avenida das Tulipas, 1.155 – Sapucais I

5. Parque Ginásio do Tropical

parque em Contagem

O Parque Ecológico Antônio Pereira de Cardoso, ou simplesmente Parque Ginásio do Tropical, é repleto de opções para se divertir com a família ou com os amigos. Para começar, são 51 mil metros quadrados de área e atrações como:

  • quadras de esportes;
  • playground;
  • pista de skate;
  • ginásio poliesportivo;
  • Academia da Cidade;
  • pista de caminhada de 1.600 metros de extensão.

pin Endereço: Rua 42, nº 360 – Tropical

Dica bônus: parque de diversão em Contagem MG

parque em Contagem

O Big Parque é um parque de diversões localizado no bairro Eldorado com vários brinquedos que encantam as crianças.

Com preços acessíveis para as atrações, o espaço também pode ser reservado para eventos particulares, como festas de aniversário ou excursões escolares.

pin Endereço: Avenida João César de Oliveira, 1275 – Eldorado

O que fazer em Contagem: locais para divertir, se exercitar ou descansar

Como você viu, muitos parques de Contagem contam com quadras esportivas e Academias da Cidade próprias para a realização de exercícios físicos.

Mas também são redutos de descanso e de áreas verdes que oferecem as condições ideais para relaxar e recarregar as energias. A boa notícia é que existem inúmeras opções para atividades diversas na cidade, inclusive, passear com a família, encontrar os amigos e se divertir.

E se você precisa de um empurrãozinho para ter um dia-a-dia mais saudável, que tal aproveitar para conhecer a plataforma do Circuito Mude1Hábito?   

Se você já faz parte do clube, do dia 15/04 a 22/04, aproveite para garantir +1000 pontos com a atividade Dicas de parques em Contagem! É só clicar aqui para ganhar!

Pontos turísticos de Contagem

Uma cidade grande como Contagem, certamente possui várias atrações turísticas que você precisa conhecer. A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, ou simplesmente, Casa do Registro, é um exemplo.

parque em Contagem

Casa do Registro: a construção é a casa mais antiga da cidade e, atualmente, sedia o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do Município, contando com exposições itinerantes. Visitar o local é fazer uma verdadeira imersão na história da cidade.

Centro histórico: outro passeio que você não pode deixar de fazer em Contagem, é o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho, uma espécie de “centro histórico” da cidade. Ali, você encontra casarões dos séculos XVIII e XIX, arquitetura, história e tradição mineira.

parque em Contagem

Feira do Eldorado: está faltando alguma coisa neste roteiro, não acha? Afinal, as feirinhas de rua são atrações especiais em muitas cidades brasileiras. E a Feira de Arte e Artesanato de Contagem, ou Feira do Eldorado, não fica devendo em nada. Ela está localizada na Avenida João César de Oliveira (trecho entre as avenidas Olímpio Garcia e José Faria da Rocha), no Eldorado, e funciona aos sábados, de 8h às 16h.

Pista de Skate Contagem

parque em Contagem

Como você viu, muitos espaços públicos de Contagem possuem pistas de skate para quem deseja praticar essa habilidade, como o Parque das Amendoeiras e o Parque Ginásio do Tropical.

Principais praças e onde relaxar?

Não só de parques se faz o lazer em Contagem. A cidade também é repleta de pracinhas boas para descansar e curtir o dia.

Mas se você está em busca de um bom local para caminhar ao ar livre, a dica é a Praça Nossa Senhora da Glória, extensa, com muita área verde e uma cachoeira para você andar ouvindo o barulhinho da água. O endereço é Avenida Olímpio Garcia, no Eldorado

Já para apreciar a vista bem pertinho da Igreja Matriz de Contagem, não deixe de ir à Praça da Jabuticaba, local onde também são realizados alguns eventos itinerantes, como aulas de ginástica ao ar livre. Ela fica na Avenida Prefeito Gil Diniz, bairro Nossa Senhora do Carmo.

Confira outras praças espalhadas por diversos bairros de Contagem, para relaxar e passear:

  • Praça Sô Teco: Água Branca
  • Praça 5 de abril: Novo Progresso
  • Praça Raimunda R. Magela: Inconfidentes
  • Praça Irmã Maria Paula: Petrolândia
  • Praça Dominique Hurtaud: Nova Contagem

Dicas para separar um tempo para o descanso e lazer

parque em Contagem

Já reparou que, quando andamos pela cidade na correria do dia a dia, a gente acaba não reparando em nada?

Às vezes, basta direcionar o olhar para o alto ou para os lados e descobrir construções antigas interessantes, novos estabelecimentos, uma pracinha de bairro bem arborizada, etc.

Então, a dica é treinar o seu olhar sobre a cidade que habita, experimentando caminhos diferentes para chegar a seu destino ou tirando um tempinho para não ter destino nenhum: apenas caminhar pela cidade.

Você também pode tirar um dia de folga ou do fim de semana para explorar Contagem e escolher um local para passear com a família, com o pet ou só.

Use roupas leves e confortáveis, tênis ou um calçado que te permita andar com conforto, e não se esqueça da sua garrafinha de água. Bom passeio!

E agora que você já conhece um pouquinho mais de Contagem, que tal explorar outros roteiros pertinho de você? Veja as dicas da Unimed-BH:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários