Skate: pistas em BH e dicas para começar a andar em segurança

Qualidade de Vida

15/09/2021

Se a Fadinha do skate também te encantou nos jogos olímpicos e fez acender a curiosidade sobre o esporte, não deixe de conferir este conteúdo e veja as dicas para começar a praticar.

4 min de leitura

Compartilhar

Skate: pistas em BH e dicas para começar a andar em segurança

As Olimpíadas de Tóquio deixaram os brasileiros orgulhosos com tantas conquistas, além de um legado de incentivo aos esportes e atividades físicas. Andar de skate é uma das práticas que ganhou mais visibilidade após o desempenho da equipe, especialmente, de Rayssa Leal, a Fadinha.

Promovido a esporte nos jogos olímpicos deste ano, o skate — ou skateboard, como também pode ser chamado —, por muito tempo foi relegado ao lugar de hobby. Mas a verdade é que a atividade pode ser praticada por todos os públicos, conferindo benefícios à saúde do corpo e da mente.

Neste artigo você encontra algumas das vantagens de aderir a esta modalidade como atividade física, quais os principais pontos de atenção antes de iniciar, além de conhecer as principais pistas para andar de skate em BH.

Fadinha do skate: desempenho dispara a procura pela prática

A medalhista brasileira mais jovem das Olímpiadas, a Fadinha do Skate, com apenas 13 anos, conquistou o segundo lugar no pódio e ficou conhecida mundialmente pelo desempenho na pista.

Rayssa Leal trouxe a medalha de prata para o Brasil e, com ela, acendeu a curiosidade sobre o esporte, estimulando muita gente a começar a praticar. A atleta também ajudou a aquecer o mercado do skate em Belo Horizonte e as vendas do equipamento e seus acessórios dispararam.

Outra façanha da medalhista é inspirar crianças cada vez mais jovens a iniciarem na prática. A própria Rayssa começou a andar de skate aos 6 anos, apresentando indícios de que seria um fenômeno na modalidade.

Referência mundial do skate, o atleta norte-americano Tony Hawk, foi um dos principais incentivadores da jovem. Ele ajudou a viralizar os vídeos da Fadinha, ainda criança, realizando manobras incríveis sobre as quatro rodinhas do skate.

Inspiração para todos os públicos

É compreensível que a ideia de poder deslizar pelas pistas de skate provoque fascínio entre crianças. Mas o esporte também conquista adolescentes e adultos de todo o mundo. Isso ocorre porque não há idade para aprender e estrear na prática.

O único requisito para se tornar um skatista, assim como em qualquer atividade física e esportiva, é passar por uma avaliação médica prévia. Isso ajuda a saber se você possui alguma condição física que possa ser agravada pela prática ou mesmo que impossibilite determinado exercício.

Leia mais aquiPerguntas e respostas sobre atividade física: tire suas dúvidas.

Benefícios do skate para a saúde

Andar de skate ajuda na coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, mas estas são somente algumas vantagens da prática. Conheça outras:

  • Ajuda a queimar calorias;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Auxilia na concentração.

Além disso, o skate também promove a socialização e a sensação de felicidade ao concluir os percursos e aprender novas manobras, características comuns, aliás, às atividades esportivas.

Skate para criança

Para os pequenos skatistas, a prática é uma brincadeira que os ensina a cair e se levantar. Isso é importante para as crianças, especialmente as mais novas, adquirirem consciência corporal, descobrirem seus próprios limites e aprenderem a se prevenir para evitar as quedas.

Andar de skate também trabalha a postura e o equilíbrio dos pequenos, ajudando a ganhar autoconfiança. Sem falar na interação entre a meninada que frequenta espaços e pistas de skate em BH. Além do gasto de energia, a diversão é garantida.

De toda forma, é importante lembrar que ainda estamos em uma pandemia! Então, se resolver andar de skate em BH ao ar livre ou em espaços públicos, é importante evitar aglomerações e seguir as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Dicas para começar a andar de skate

Utilize roupas confortáveis, mais largas, com tecidos leves e que favoreçam a liberdade de movimentos. Mas nada de chinelos ou pés descalços. No skate, o dresscode obrigatório é o tênis.

Há até calçados específicos para a prática, com o solado reto, que oferece mais aderência ao shape – espécie de tábua de madeira que é a base do skate, onde são afixadas as rodinhas na parte debaixo, e a lixa na parte de cima. Mas qualquer tipo de tênis confortável pode ser utilizado para começar a andar de skate.

Proteção para andar de skate: quais são os equipamentos de segurança?

Com certeza, os equipamentos de proteção para andar de skate são indispensáveis. Não importa a idade, crianças, jovens e adultos não podem abrir mão da segurança ao se aventurar pelas pistas de skate. Saiba quais são os principais itens de proteção:

  • capacete;
  • luvas;
  • cotoveleiras;
  • joelheiras.

Estes acessórios são fundamentais para os skatistas, porque protegem as áreas mais vulneráveis e sensíveis do corpo durante as quedas.

E claro, em tempos de pandemia, ao andar de skate ao ar livre ou espaços compartilhados, não dá pra esquecer também o álcool em gel e a máscara, para garantir a prevenção ao coronavírus.

Pistas de skate em BH: 4 lugares para praticar

Agora que você já conferiu os benefícios, equipamentos de proteção e o vestuário ideal para a atividade, chegou a hora de ir em busca de lugares para andar de skate em BH. A boa notícia é que a capital mineira é repleta de praças e parques que favorecem a prática.

E para quem topa se aventurar em manobras mais radicais sob rampas e corrimões, também há locais adequados para isso. Conheça alguns deles:

1. Spot Culture

A mais nova pista de skate da cidade é a Spot Culture. Localizada na rua São Paulo, no Centro de BH, sendo preciso pagar uma taxa para utilizá-la. Também é possível fazer aulas de skate no local, que possui rampas e obstáculos.

2. Mineirão

A esplanada do Mineirão é uma boa opção para andar de skate, bicicleta ou patins. O uso do espaço é gratuito e para quem ainda não tem o equipamento, também é possível alugar um skate no local.

3. Lagoa do Nado

Já o Parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, tem um skatepark com plataformas em formato de bowl, corrimões e obstáculos criados especialmente para os skatistas. Vale a pena conferir.

4. Parque das Mangabeiras

Outra referência é o Parque das Mangabeiras, que possui estrutura e pistas profissionais. Antes da pandemia, o espaço, inclusive, costumava sediar eventos de skate, atraindo skatistas de todo o país.

Além destes, há vários lugares em Belo Horizonte que favorecem a prática de esportes e atividades físicas, como as corridas e caminhadas. Acesse os conteúdos a seguir, escolha seu exercício preferido e não pare de se movimentar:

E você já conhece o Circuito Mude1Hábito? Na plataforma, você tem acesso a exercícios e dicas de saúde gratuitas todos os dias, e ainda ganha pontos para trocar por brindes, enquanto muda hábitos e cuida de si mesmo. Acesse agora mesmo!

– E se você já faz parte da plataforma, aproveite para realizar a atividade “Skate: dicas para começar” e faturar +200 pontos. Basta clicar aqui do dia 11/10/2021 até 18/10/2021 e ganhar!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
[rate-form] ×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021