Perguntas e respostas sobre atividade física: tire suas dúvidas

Qualidade de Vida

03/05/2021

Quem quer começar a se exercitar costuma ter várias perguntas sobre atividade física em mente. E para ajudar a iniciar esse hábito importante para a saúde, vamos responder a algumas delas.

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Perguntas e respostas sobre atividade física: tire suas dúvidas

Quando o assunto é cuidar da saúde, a atividade física é uma das recomendações médicas mais recorrentes. Isso tem um motivo: os exercícios físicos promovem uma lista extensa de benefícios para o corpo e para a mente.

Basta finalizar uma prática para começar a experimentar a sensação de bem-estar causada pela endorfina, e isso já é o suficiente para comprovar os pontos positivos desse hábito. Quando as pessoas pretendem começar algum exercício corporal, podem surgir perguntas sobre atividade física.

E muitas vezes as dúvidas fazem com que aquela motivação original diminua antes mesmo do início de qualquer prática, dando lugar à procrastinação.

Em vista disso, a Unimed-BH quer ajudar você a mudar um hábito. Vamos desmitificar algumas questões e responder a perguntas frequentes sobre exercício físico. Mas não se esqueça: para que o a prática traga benefícios e bem-estar, buscar orientação médica antes de começar é fundamental.

1. Qual é a importância do exercício físico para a saúde?

Que o exercício físico é importante para uma vida saudável, não é segredo para ninguém. Mas o que muita gente não sabe é que, além de proporcionar benefícios ao corpo, ele auxilia na manutenção da saúde mental.

Ao se exercitar, seu corpo libera alguns hormônios: serotonina, dopamina e endorfina. Juntos, eles geram sensação de prazer, de dever cumprido e de bem-estar.

Além disso, exercícios físicos melhoram a circulação e o fluxo sanguíneo, possibilitando maior oxigenação do cérebro. Isso traz mais concentração e facilidade no raciocínio e menos tensão e estresse.

A prática regular de atividades físicas também é fundamental para a flexibilidade do corpo e o fortalecimento de articulações e músculos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 150 minutos de exercícios físicos semanais. A distribuição desse tempo ao longo dos dias vai variar de acordo com a modalidade, a intensidade da prática e as recomendações médicas.

Para pessoas que ainda não têm esse hábito, é importante começar aos poucos. Preparar o corpo para a prática também é importante. Isso significa usar roupas confortáveis e que não limitem os movimentos; manter o corpo hidratado e protegido do sol e de outros fatores externos; e alongar-se antes e depois de se exercitar.

2. Existe alguma restrição para praticar exercícios físicos?

Em termos gerais, não existe restrição para praticar exercícios físicos. Pelo contrário: eles são indicados para todas as faixas etárias. Entretanto, é importante respeitar os limites do seu corpo.

É válido estar atento também às orientações específicas em caso de gestantes, idosos, crianças ou pessoas com algum tipo de comorbidade. Independentemente do quadro clínico, a atividade física promove benefícios, por isso ela deve ser incorporada na rotina.

Para iniciar com segurança uma atividade física e usufruir todas as vantagens, o ideal é passar pela avaliação de um profissional especialista, sobretudo se você faz parte de algum grupo de risco.

3. Qual é o exercício físico ideal para iniciantes?

A resposta para essa pergunta sobre atividade física é que não existe o exercício ideal. É possível se aventurar em diversas modalidades e selecionar aquela que atende ao seu perfil.

Um ótimo caminho para seguir firme nos treinos é escolher um tipo de atividade que, além de promover benefícios para a saúde, lhe traga satisfação durante a prática.

O que é preciso observar no início é se a intensidade do exercício físico é adequada para você. Para que seja eficaz, ele deve aumentar a frequência cardíaca, mas respeitar seus limites é fundamental para evitar problemas.

Alguns bons exemplos de atividades físicas para quem nunca praticou nada antes: caminhada, ginástica funcional, natação e musculação. Conheça outras modalidades de exercícios gratuitos na plataforma do Circuito Mude1Hábito:

4. Qual é o benefício da atividade física para pessoas com doenças crônicas?

Portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo insuficiência cardíaca podem ser beneficiados pela prática de atividade física. Além disso, essa também é uma forma de prevenir o surgimento dessas condições.

O motivo é simples: os exercícios físicos auxiliam no funcionamento do sistema respiratório e da circulação sanguínea e no fortalecimento da musculatura. Um corpo ativo e funcional está mais forte e preparado, seja para enfrentar condições existentes, seja para preveni-las.

5. Crianças podem praticar atividade física?

A atividade física infantil não somente é permitida, como também deve ser incentivada. Como a infância é a fase da vida em que mais expandimos nossas capacidades físicas e intelectuais, o exercício físico nessa fase da vida é crucial para esse desenvolvimento.

Ele ajuda a combater a obesidade e a melhorar o metabolismo, além de ser uma ótima maneira de incentivar a socialização e a coordenação motora dos pequenos. Natação, dança, judô, futebol, peteca ou bicicleta são exemplos divertidos e eficientes.

Por isso, é recomendado estimular o exercício físico para crianças logo nos primeiros anos de vida. É interessante também incentivar a permanência na prática física com o passar dos anos. Essa pergunta sobre atividade física é uma semente, cuja resposta deve ser plantada e que pode gerar bons frutos por toda a vida.

6. Estou grávida: posso fazer exercícios físicos?

A gravidez é um dos momentos em que o exercício físico deve ser feito com mais moderação e cuidado. Por se tratar de um momento da vida em que o corpo “trabalha a todo vapor” o tempo inteiro, é preciso ter algumas precauções para que a atividade física na gestação promova efeitos positivos para o organismo.

Em termos gerais, atividades de intensidade leve como caminhada, alongamento e ioga podem ser feitas ao longo da gestação, desde que sejam observados os seus efeitos. Gestantes com problemas cardíacos, pulmonares ou com condições relativas à gravidez – diabetes gestacional, placenta prévia, entre outras – devem evitar esforços que possam ser prejudiciais.

A recomendação para futuras mamães que não tenham nenhum impeditivo para a prática de exercícios é simples: converse com o obstetra antes de se aventurar no mundo fitness e respeite o seu corpo em todos os momentos.

7. Quais os benefícios do exercício físico na terceira idade?

Se manter ativo na terceira idade é fundamental para retardar o processo de envelhecimento. Durante essa fase, ocorrem inúmeras alterações no nosso organismo, e a prática de exercícios físicos é uma forma de diminuir os efeitos dessas mudanças.

Entre os principais benefícios da atividade física para o idoso estão:

  • Fortalecimento dos ossos e articulações.
  • Prevenção de doenças como a osteoporose.
  • Melhora do equilíbrio e da mobilidade.
  • Controle da pressão arterial e do peso.
  • Diminuição de quedas.
  • Maior independência, autonomia e disposição.

8. Como praticar atividade física durante a pandemia?

Essa é uma das perguntas sobre atividade física mais recorrentes. É possível manter uma rotina de exercícios físicos durante a pandemia. Existem diversas opções para quem deseja iniciar atividades e não sabe como fazer.

Uma das possibilidades é se exercitar em casa, com o auxílio das videoaulas do Circuito Unimed Ativa em Casa. Alongamento, tai chi chuan, circuito funcional, pilates e ioga são técnicas que, além de ajudarem na execução correta dos movimentos, oferecem uma dose de motivação e energia naqueles dias em que a preguiça tenta tomar conta.

Para quem deseja sair do ambiente doméstico, é possível escolher locais ao ar livre como praças, parques e avenidas. Elas são ideais para corridas e caminhadas, por exemplo. Entretanto, no contexto atual, esse tipo de atividade deve ser evitada.

Aproveite para conhecer o Circuito Mude1Hábito, um projeto incrível da Unimed-BH com eventos que beneficiam o corpo e a mente. Cadastre-se para conhecer as modalidades disponíveis e como acessar as aulas gratuitas conduzidas por professores renomados – um ânimo extra para combater o sedentarismo, confira:

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Seja para se exercitar, seja para fazer outro tipo de atividade essencial, antes de sair é importante se lembrar de usar máscara e álcool em gel e manter o distanciamento social.

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