Perguntas e respostas sobre atividade física: leia este artigo e escute o podcast do Viver Bem

Qualidade de Vida

03/05/2021

Atualizado em 12/05/2022

Os especialistas recomendam a prática de atividade física para melhorar a saúde e a qualidade de vida. A Unimed-BH preparou um artigo especial e responde às principais perguntas sobre o tema

5 min de leitura

Perguntas e respostas sobre atividade física: leia este artigo e escute o podcast do Viver Bem

Manter o bem-estar e a qualidade de vida depende de hábitos saudáveis que vão além de uma dieta balanceada. A prática de atividade física é indicada por profissionais da saúde e, em conjunto com uma alimentação saudável, pode promover uma série de benefícios ao corpo.

Iniciar esse processo muitas vezes é um grande desafio para algumas pessoas. Muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente em relação a quem ainda não inclui exercícios físicos na sua rotina.

Para te ajudar a dar o primeiro passo em direção à mudança de hábitos, a Unimed-BH apresenta um Guia que responde a uma série de perguntas sobre atividade física. Além disso, o novo episódio do “Pod Isso, Doutor?”, podcast do Viver Bem, traz dicas úteis de especialistas em saúde e esporte.

Qual é a importância do exercício físico para a saúde?

As atividades físicas não são benéficas apenas para o corpo humano, mas também ajudam a cuidar da saúde mental. Estudos comprovam que o corpo libera uma série de hormônios, como a serotonina, a dopamina e a endorfina, durante os exercícios. Em conjunto, essas substâncias proporcionam sensação de bem-estar e prazer.
Exercitar-se com frequência também melhora a circulação e o fluxo sanguíneo e ajuda a manter a flexibilidade do corpo. A prática ainda é fundamental para a manutenção e o fortalecimento dos músculos e das articulações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de exercícios físicos semanais para adultos a partir de 18 anos. Na hora de começar a praticar esportes, no entanto, é necessário levar em conta vários fatores.

Se você ainda não tem o hábito de se exercitar, comece aos poucos, com atividades mais leves e que se encaixem na sua rotina. Prepare seu corpo para a prática usando roupas confortáveis e que não limitem os movimentos; mantenha o corpo hidratado e protegido do sol e não deixe de se alongar antes e depois de se exercitar.

Existe alguma restrição para a prática de atividade física?

A prática de atividade física é indicada para todas as pessoas, de qualquer faixa etária. De modo geral, não existem restrições, mas é importante respeitar os limites do corpo.

É imprescindível dar mais atenção a alguns casos específicos, como o de gestantes, crianças, idosos ou pessoas com comorbidade. Uma vida mais ativa promove benefícios a todos, mas é fundamental seguir orientações para cada caso.

Ao iniciar o processo, é aconselhável procurar um profissional, acima de tudo para pessoas que fazem parte de algum grupo de risco.

Qual é o exercício físico ideal para iniciantes?

Não existe um exercício físico ideal para iniciantes. Essa escolha precisa ser feita individualmente e depende do perfil e do estilo de vida de cada um. É aconselhável buscar uma atividade que tenha afinidade com você.
Comece o processo sem pressa e com cautela. Inclua os esportes em suas atividades diárias entre 1 e 2 vezes na semana, aumentando a frequência com o passar do tempo.

São alguns exemplos de atividades indicadas para iniciantes:

  • Caminhada
  • Musculação
  • Ginástica funcional
  • Natação

Observe qual intensidade do exercício físico é a mais adequada para o seu caso. O esperado é que a frequência cardíaca aumente com o passar do tempo, mas sempre respeitando os limites do corpo.

 

exercício físico para iniciantes

Qual é o benefício da atividade física para pessoas com doenças crônicas?

Os exercícios físicos também são indicados para portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e até insuficiência cardíaca. As atividades são benéficas para a saúde e não só auxiliam no controle das enfermidades, como previnem o desenvolvimento desses problemas.

A prática de atividade física certamente ajuda no funcionamento do sistema respiratório e até mesmo em relação à circulação sanguínea. Ela é um dos pilares, por exemplo, no tratamento do diabetes mellitus e age em conjunto com uma alimentação balanceada.

Crianças podem praticar atividade física?

As crianças também devem ser incentivadas a praticar exercícios físicos. Além de ajudar a combater a obesidade, a prática auxilia no desenvolvimento da capacidade física e intelectual na infância.

Outro destaque para a atividade física infantil é que ela também incentiva a socialização e a coordenação motora das crianças. Alguns exemplos de esportes indicados são natação, dança, judô, futebol, peteca ou bicicleta.

A OMS recomenda que crianças a partir de 5 anos de idade pratiquem exercícios por pelo menos uma hora por dia, cinco dias por semana. É necessário estimular o início das atividades e também é interessante incentivar a permanência desse hábito.

Estou grávida: posso fazer exercícios físicos?

Manter uma vida ativa é possível mesmo durante a gravidez, mas a atividade física deve ser feita com mais moderação durante a gestação. O ideal é praticar atividades que sejam mais leves, como caminhada, alongamento e ioga.

O período de gestação é muito particular, e cada caso deve ser tratado individualmente. Gestantes com problemas cardíacos, pulmonares ou com condições relativas à gravidez (diabetes gestacional, placenta prévia, dentre outras) devem evidentemente evitar esforços que possam prejudicar a saúde.

Antes de fazer exercícios físicos, seu médico deve ser consultado. E sempre esteja atento aos efeitos das atividades no corpo.

Quais os benefícios do exercício físico na terceira idade?

É fundamental manter uma vida ativa em qualquer idade, inclusive entre os idosos. Na terceira idade, o corpo passa por diversas mudanças, e o organismo precisa da atividade física a fim de retardar o efeito dessas alterações.

Veja alguns benefícios da atividade física na terceira idade:

  • Controle da pressão arterial e do peso.
  • Melhora da flexibilidade e da coordenação motora.
  • Diminuição de quedas.
  • Fortalecimento dos ossos e das articulações.
  • Maior independência, autonomia e disposição.
  • Melhora do equilíbrio e da mobilidade.
  • Prevenção de doenças como a osteoporose.

 

benefícios do exercício físico na terceira idade

Como praticar atividade física em casa?

Saiba que é possível fazer exercícios em casa. Por essa razão, a Unimed-BH lançou uma série de videoaulas para ajudar você nesse processo. São técnicas como alongamento, tai chi chuan, circuito funcional, pilates e ioga, que podem ser uma forma de começar a se exercitar.

Conheça o Circuito Unimed Ativa em Casa no YouTube

Mude 1 Hábito com a Unimed-BH

Manter uma vida ativa e deixar de lado o sedentarismo é fundamental para a saúde. As atividades físicas, em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada, são essenciais para o bem-estar do corpo e da mente.

Dar o primeiro passo costuma ser a parte mais difícil, mas pequenas mudanças de hábito são, sem dúvida alguma, logo percebidas. Alguns exemplos de novos hábitos para incluir nas atividades do cotidiano já podem fazer a diferença, como subir escadas ou caminhar alguns quarteirões a mais na hora de ir para o trabalho.

A Unimed-BH sempre compartilha, no Portal Viver Bem, diversos conteúdos que envolvem qualidade de vida. Confira também as várias dicas disponíveis no Mude 1 Hábito, Movimento Nacional da Unimed.

Podcast do Viver Bem traz dicas sobre atividade física

O “Pod Isso, Doutor?”, podcast lançado pelo Viver Bem, apresenta, no mês de maio, uma série de informações úteis e dicas sobre atividade física, além de responder às principais perguntas relacionadas ao tema.
O episódio principal tanto explica qual exercício é mais indicado para cada indivíduo quanto esclarece outras dúvidas.

O bate-papo é comandado pelo Dr. Ricardo Braga, médico cooperado da Unimed-BH, formado pela UFMG e especialista em clínica médica, na companhia de mais dois convidados especiais.
O episódio conta também com a participação da Camila Hirsch, treinadora, esportista e empresária. Ela é formada em Esporte pela USP, pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e apresentadora do programa de rádio Band News “Em Forma”.

Para contribuir com a conversa, convidamos também o Dr. Valério Trindade, médico cooperado da Unimed-BH, especialista em Cardiologia, Clínica Médica e Terapia Intensiva, além de mestre em Medicina pela UFMG e professor de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Para saber mais sobre atividades físicas, alimentação e bem-estar, acesse os conteúdos do Portal Viver Bem:

 

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

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