IMC (Índice de Massa Corporal): como calcular e o que ele indica?

Qualidade de Vida

24/06/2021

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade. Quanto maior esse índice, maiores os riscos de hipertensão, diabetes, infarto, entre outras doenças. Saiba tudo sobre esse cálculo aqui! 

4 min de leitura

Compartilhar

IMC (Índice de Massa Corporal): como calcular e o que ele indica?

Cuidar da saúde é um processo contínuo que passa por diversas ações, inclusive pelo controle de peso. Muito se engana quem pensa que a relação com a balança é estritamente estética. Manter o peso adequado ao seu corpo ajuda a evitar diversas doenças.

Por meio de um cálculo simples, é possível descobrir qual é o seu peso ideal e identificar se você está acima, abaixo ou dentro desse parâmetro.

Quer descobrir o seu IMC? A Unimed-BH ajuda você. Continue lendo este artigo para aprender a fazer os cálculos e saber tudo sobre o assunto.

O que significa IMC?

Antes de aprender a calcular o IMC, é importante entender o significado dessa sigla. O Índice de Massa Corporal é um método de cálculo que estabelece a relação entre peso e altura.

O objetivo do cálculo do IMC é entender, a partir dessa relação, se o seu peso está adequado ou se está fora da faixa de normalidade e, principalmente, qual o seu risco de ter alguma doença associada à obesidade. Esse método é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por que esse índice é importante?

A grande importância do IMC é a de alertar sobre o risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade. Essa informação pode ajudar você a se prevenir contra tais doenças uma vez que, ao descobrir o seu peso ideal, você terá condições de adotar medidas para manter ou mudar o quadro.

O sobrepeso e a obesidade estão mais associados a colesterol alto, diabetes, hipertensão, infarto, entre outras doenças. Já o baixo peso pode diagnosticar desnutrição, que impacta, por exemplo, na imunidade, na propensão a infecções e na piora de cicatrização de feridas.

Por isso, o controle de peso é importante para todos os que desejam se cuidar e se prevenir contra doenças, não apenas para quem tem tendência a engordar.

Como calcular o IMC?

O cálculo do IMC consiste em uma fórmula simples: divide-se o peso pela altura ao quadrado.

Como calcular o IMC
A partir do resultado, consultamos a tabela a seguir para determinar se você está no peso ideal, com baixo peso, sobrepeso ou obesidade. Depois disso, vamos adotar medidas para cada caso.

Tabela de classificação

A tabela de classificação do IMC mostra o diagnóstico nutricional com relação a peso e altura. Essa tabela é adequada para homens e mulheres adultos de 20 anos a 60 anos. Por isso, pessoas com idade inferior a 20 anos devem se consultar com um pediatra para fazer o controle de peso.

tabela IMC

Já esta tabela mostra a classificação de IMC para pessoas acima de 60 anos.

tabela IMC acima 60Dicas para prevenir a obesidade

De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ela é consequência de um longo período de balanço energético positivo – isto é, o total de caloria ingerida por dia é superior à energia gasta.

Em termos gerais, o melhor caminho para tratar a obesidade é manter o balanço energético negativo. Isso pode ser feito das seguintes formas:

  • Reduzindo a ingestão alimentar.
  • Introduzindo exercícios físicos ou aumentando os níveis da atividade.

Fique atento: ao calcular o seu IMC e se deparar com a classificação de sobrepeso ou obesidade, o ideal é buscar um especialista para traçar estratégias de equilíbrio do peso. As medidas variam de acordo com o quadro clínico geral e o estilo de vida da pessoa.

Unimed-BH: ações para levar uma vida leve

O cálculo do IMC é apenas a primeira etapa. Após descobrir o seu Índice de Massa Corporal, é fundamental adotar hábitos saudáveis para manter ou atingir o peso adequado para a saúde.

Existem inúmeras formas de cuidar da manutenção do peso, e a Unimed-BH ajuda você a começar já por meio de iniciativas gratuitas para toda a população. É o caso do Circuito Unimed Ativa em Casa, o Movimento Mude1Hábito e o programa Bike BH.

Se você já é nosso cliente e quer contar com o apoio profissional para alcançar um novo objetivo, clique agora e conheça os → Grupos de Promoção Ativa da Unimed-BH, especialmente o Grupo de perda de peso, focado em emagrecimento, para começar já essa mudança. 

Para saber mais sobre o Circuito Mude1Hábito, faça seu cadastro e confira os benefícios do programa, professores qualificados e aulas gratuitas com várias modalidades de exercícios físicos para todas as idades, não perca:

→ Clique aqui, cadastre-se no Mude1Hábito e ganhe +200 pontos. Participe!

→ E se você já faz parte da plataforma, acessando este link aqui do dia 21/08/2021 até 28/08/2021, você realiza a atividade “Qual é seu IMC?” e fatura +200 pontos. Aproveite!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021