Academias ao ar livre em BH: veja os cuidados ao usar

Qualidade de Vida

27/10/2021

Veja como aproveitar os espaços abertos perto da sua casa para se exercitar com segurança e quais são os benefícios.

5 min de leitura

Compartilhar

Academias ao ar livre em BH: veja os cuidados ao usar

Quando se trata de praticar atividades físicas, hábito que traz diversos benefícios à saúde, opções não faltam. Um exemplo é a academia ao ar livre ou a céu aberto, geralmente, instalada em praças, parques e avenidas das cidades.

Acessível e presente em todos os cantos de Belo Horizonte, a academia pública é uma forma de se movimentar regularmente e com segurança na pandemia.

Para quem se cansou de fazer exercícios físicos em casa neste período, ou ainda não se sente seguro o suficiente para aproveitar a reabertura das academias em BH, esta é a opção ideal.

O que é academia ao ar livre?

São pontos equipados para a prática de atividades físicas em espaços abertos nas cidades. Em Belo Horizonte, por exemplo, são mais de 400 academias espalhadas pelas nove regionais do município, em locais como praças, parques e canteiros.

Conheça os projetos de BH e aproveite

As academias ao ar livre em Belo Horizonte começaram a ser implementadas em 2010, com o objetivo de proporcionar à população opções gratuitas e próximas para se exercitar. Estes espaços possuem conjuntos de aparelhos variados e fáceis de utilizar.

São equipamentos que cumprem as mesmas funções das academias tradicionais, mas adaptados para o mobiliário urbano. Eles permitem trabalhar todas as partes do corpo para aumentar a flexibilidade e coordenação motora, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fazer alongamentos, fortalecer músculos e articulações.

Algumas pessoas costumam confundir as academias a céu aberto com as academias da cidade, outro projeto de incentivo à prática de exercícios regulares. Mas neste caso, os exercícios são feitos em aulas guiadas por profissionais da educação física e, geralmente, em locais fechados.

A capital mineira conta com 78 academias da cidade e as aulas de 1 hora de duração são feitas em horários determinados, de segunda à sábado.

Diferenças entre Academia da Saúde e Academia ao ar livre

Como você sabe, as academias ao ar livre são conjuntos de aparelhos de ginástica e musculação instalados em espaços abertos da cidade.

Já o Programa Academia da Saúde criado pelo Ministério da Saúde, amplia as formas de uso destes espaços públicos para atividades culturais, de lazer e também de atividades físicas.

As academias da saúde também são gratuitas e abertas ao público. Elas atuam no incentivo à práticas saudáveis, promoção da cultura e da arte e integração da sociedade, por meio de ações educativas e atividades diversas.

3 vantagens de se exercitar em espaços abertos

A prática de atividades físicas é válida e benéfica, independentemente do local em que é realizada. No entanto, ao ar livre, as vantagens de respirar ar puro podem trazer uma sensação a mais de bem-estar e relaxamento. Confira três benefícios:

setinha Exposição ao sol estimula a produção de vitamina D;

setinha Contato com a natureza amplia a sensação de bem-estar;

setinha Na pandemia, a prática de atividades físicas ao ar livre é mais segura do que em locais fechados.

Além disso, a paisagem é mais agradável, o que ajuda a estimular a prática. A dica é escolher uma praça ou parque de BH mais próximo à sua casa, e se exercitar!

Para saber mais sobre outras formas de utilizar áreas abertas da cidade em favor da sua saúde, acesse > Atividade ao ar livre: benefícios e dicas para se exercitar em BH.

Academia a céu aberto: equipamentos e dicas de conservação

Cada conjunto de aparelhos para exercícios físicos em BH possui de 6 a 12 equipamentos, dependendo do local. Muitos deles são adaptáveis à pessoa que está utilizando, já que o próprio peso do corpo ajuda a criar resistência e grau de dificuldade, gerando benefícios personalizados.

Para que serve cada aparelho da academia ao ar livre?

Os equipamentos das academias a céu aberto são semelhantes aos das academias particulares, mas sua forma simples e mecânica torna a utilização intuitiva.

Por isso, usar os aparelhos da academia ao ar livre é mais fácil e dispensa a necessidade de um instrutor. Não por acaso, estes espaços são os preferidos da população idosa para se exercitar.

Cada aparelho tem a sua função, usabilidade e regiões do corpo a serem trabalhadas. Conheça alguns deles:

  • Simulador de remo: ajuda a fortalecer os músculos das costas e ombros;
  • Pressão de pernas: fortalece os músculos das coxas e quadris, além de melhorar a flexibilidade;
  • Alongador: tem a função de alongar articulações dos membros superiores, cintura e tronco;
  • Esqui: exercício aeróbico, ajuda a melhorar a função cardiorrespiratória;
  • Multi exercitador: trabalha todo o corpo, fortalecendo e alongando membros inferiores e superiores.

Há, ainda, equipamentos como simulador de cavalgada, rotação e supino. A recomendação é que os aparelhos sejam utilizados por pessoas maiores de 12 anos.

Conservação das academias públicas

A manutenção e limpeza das academias públicas são feitas pelas prefeituras das cidades. No entanto, as pessoas que usufruem dos benefícios destes espaços também devem ajudar na conservação.

Apesar de serem equipamentos distribuídos nas áreas públicas, sem restrições de acesso, é importante que eles sejam utilizados com responsabilidade. Veja algumas dicas de conservação e boas práticas:

  • Utilize cada aparelho somente para a função que ele tem;
  • Descarte o seu lixo nos locais apropriados;
  • Não use os equipamentos para se sentar ou confraternizar, afinal, o uso é coletivo.

Lembre que se cada um fizer a sua parte e zelar pela conservação, mais academias ao ar livre estarão disponíveis para a população Desta forma, todos poderão aproveitar os benefícios das atividades físicas para a saúde.

Academia ao ar livre: encontre a mais perto de você

Encontrar uma opção para se exercitar em BH é mais fácil do que você pensa. Basta caminhar pelas ruas da cidade e perceber os equipamentos de ginástica e musculação instalados em praças, canteiros e parques.

São mais de 400 academias a céu aberto espalhadas em todas as regiões da capital mineira. Para ver as opções mais próximas à sua casa, basta acessar o site da prefeitura.

Academia da cidade BH

Se você deseja ter mais opções para as práticas corporais, culturais ou de lazer, as academias da cidade cumprem bem esse papel. São quase 80 unidades espalhadas pelas nove regionais de Belo Horizonte que oferecem atividades gratuitas para toda a população.

A lista dos locais, endereços, horários de funcionamento e telefones também estão disponíveis no site da PBH.

Cuidados para malhar em segurança

Caso você não tenha o hábito de se exercitar ou afinidade com aparelhos de academia, a dica é procurar um especialista para te ajudar, pelo menos, no início.

Um profissional de educação física poderá te mostrar como utilizar corretamente os equipamentos e montar uma rotina de exercícios personalizada.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é fundamental passar por uma avaliação médica e verificar se você está apto para a prática. Isso ajuda a evitar lesões ou agravar condições de saúde pré-existentes.

Ao utilizar o espaço público para se exercitar, observe as condições de segurança na região de acordo com o horário escolhido para a prática. Embora as academias a céu aberto “funcionem” 24 horas por dia, 7 dias por semana, malhar em locais ermos e horários de pouca movimentação na via pode ser arriscado.

A pandemia ainda não acabou. Por isso, ao utilizar as academias ao ar livre, os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser mantidos. Utilize máscara de proteção e leve o seu recipiente de álcool em gel para higienizar as mãos após utilizar os aparelhos.

Se você gostou da ideia de praticar atividades físicas ao ar livre, saiba que a academia pública não é a única opção. Participe do Circuito Mude 1 Hábito da Unimed-BH e alcance mais qualidade de vida adotando hábitos saudáveis em seu dia a dia.

Também preparamos uma série de conteúdos no Portal Viver Bem para você conhecer outras práticas e formas de cuidar da sua saúde. Confira:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×