Onde caminhar em Betim? Pistas e locais para praticar o exercício

Para Participar

21/02/2022

Explore Betim junto com a Unimed-BH e conheça lugares diferentes para se exercitar e caminhar bem pertinho de BH.

5 min de leitura

Onde caminhar em Betim? Pistas e locais para praticar o exercício

Se você quer saber o que fazer em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, saiba que a cidade oferece várias opções de lugares para caminhar.

A atividade é uma boa opção de exercício físico, simples e acessível, para quem quer começar a se movimentar e adotar hábitos saudáveis na rotina. Para quem mora em Betim, este artigo é o guia ideal para explorar melhor o município.

E para quem reside em uma cidade próxima, como Belo Horizonte ou Contagem, a dica é sair da rotina e dar uma esticadinha para desbravar as melhores pistas de caminhada em Betim e os espaços abertos ideais para a prática de atividades físicas.

Lugares para caminhar em Betim: 7 dicas

Localizada a apenas 32 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Betim é a terceira mais populosa da região metropolitana, com cerca de 450 mil habitantes, segundo o IBGE.

Por isso, o município é um exemplo de cidade grande com boa estrutura para a prática de exercícios físicos. Veja alguns locais para caminhar na cidade:

1. Orla da Lagoa Várzea das Flores

A represa de Vargem das Flores, entre Betim e Contagem, possui uma ampla orla ao seu redor que favorece a prática da caminhada.

2. Horto Municipal

onde caminhar em betim

Localizado no bairro Angola, em Betim, o Horto Municipal Homero Gomes do Amaral, é um complexo esportivo de acesso gratuito à população que conta com quadras poliesportivas, arena de vôlei e muitos espaços amplos para caminhar, além de uma pista de skate para os adeptos da prática.

3. Praça Milton Campos

onde caminhar em betim

Instalada no Centro da cidade, a Praça Milton Campos é bem arborizada e possui até uma cascata artificial, para tornar a experiência de caminhar pelo local ainda mais prazerosa.

4. Praça do Encontro

onde caminhar em betim

Outra praça de Betim boa para caminhar é a Praça do Encontro, que fica no cruzamento entre as principais avenidas da cidade, a Av. Juiz Marco Túlio Isaac e a Av. Edméia Matos Lazzarotti.

Além de contar com todos os atributos que se espera de uma praça – árvores, ar puro, espelho d’água e muito verde -, a Praça do Encontro conta ainda com uma pista de caminhada, além de equipamentos para ginástica.

E para te ajudar a controlar melhor o seu exercício, a Unimed-BH instalou placas de sinalização ao longo de toda a pista de caminhada, para indicar a distância percorrida no percurso.

5. Parque Cléo Barbosa

onde caminhar em betim

Inaugurado no fim do ano passado, o Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa, localizado no bairro Parque das Cachoeiras, tem um espaço de 17,5 mil m² de lazer para a população betinense e para visitantes.

Além de área de convivência com brinquedos para as crianças, também está disponível no local uma pista de caminhada, quadras para a prática de esportes e academia popular. Não só vale a visita, como também levar toda a família para curtir o espaço e se exercitar juntos!

6. Pista de caminhada

onde caminhar em betim

A avenida Edméia Lazzarotti também conta com uma pista de caminhada e corrida de aproximadamente 2.800 metros de extensão, também sinalizados pela Unimed-BH. É o local ideal para colocar sua caminhada em dia na cidade de Betim.

7. Parque Felisberto Neves

onde caminhar em betim

E para quem procura uma área verde tranquila para fazer a sua caminhada, o Parque Ecológico Felisberto Neves é a opção ideal.

Afinal, trata-se de uma reserva ambiental com quase 300 mil m², bem na região central de Betim. Ideal para quem quer andar apreciando a diversidade de fauna e flora presentes por ali.

Como chegar em Betim?

Saindo de carro da capital mineira, seja pela BR-381 ou pela BR-262, o trajeto soma cerca de 40 minutos. E por ser tão pertinho de BH, Betim se torna uma boa alternativa para fazer o staycation, que é a prática de turistar perto de casa.

Por contar com uma boa infraestrutura para receber visitantes, o município é ideal para quem quer mudar de ares, passear, conhecer lugares diferentes e praticar exercícios físicos.

onde caminhar em betim

Por que caminhar faz bem para a saúde?

Que a prática de atividades físicas melhora a qualidade de vida e auxilia na manutenção da saúde, você já sabe. Afinal, aqui no blog Viver Bem da Unimed-BH, este tema é bastante frequente.

E dentre a ampla variedade de opções para se exercitar, a caminhada é uma das mais simples e acessíveis. Você só precisa se levantar e começar a andar. Não é necessário grande investimento em materiais ou aparelhos, nem mensalidades na academia.

Há vários espaços públicos ao ar livre que são ideais para a caminhada. Confira alguns benefícios da prática:

  • Ajuda no controle do peso e promove o emagrecimento saudável, especialmente se aliado a uma alimentação balanceada.
  • Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, e promove a sensação de satisfação e felicidade, por meio da liberação de endorfinas e dopamina.
  • Aumenta o fôlego, a resistência física e previne cardiopatias, aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória.
  • Tonifica os membros inferiores e fortalece os ossos.

A caminhada é uma prática de baixo impacto, portanto, não costuma ter restrições para ser realizada. Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário passar por uma avaliação médica.

Dicas para começar

Se você é um iniciante na caminhada, algumas dicas poderão ajudar a tornar a prática ainda mais satisfatória e tranquila. São elas:

  • Leve a sua garrafinha de água para manter a hidratação.
  • Utilize roupas leves e confortáveis.
  • Opte por um tênis confortável para caminhar.
  • Use protetor solar.

Quanto ao ambiente para fazer a sua caminhada, os espaços ao ar livre são uma boa opção, pois promovem o contato com a natureza.

E diversificar a paisagem também é uma boa ideia para dinamizar a prática. Por isso, neste artigo, trazemos várias dicas de locais para caminhar em Betim.

Onde fazer caminhada?

Se você prefere praticar a céu aberto em vez de caminhar na esteira, em um ambiente fechado, Minas Gerais é cheia de alternativas que favorecem esse tipo de exercício.

Afinal, qualquer cantinho do Estado, seja um vilarejo do interior ou na cidade grande, é possível encontrar os artifícios básicos de uma boa caminhada: uma rua arborizada, uma praça, uma parte da estrada, um caminho.

E nas cidades maiores, com mais estrutura, parques, pistas específicas para caminhada, avenidas e calçadas retilíneas endossam o leque de opções para começar a se movimentar de forma saudável.

Gostou das dicas? Quer descobrir também lugares para caminhar em BH e quais as vantagens da prática de exercícios ao ar livre? Então acesse este conteúdo da Unimed-BH > Atividade ao ar livre: benefícios e dicas para se exercitar em BH.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários