Protetor solar: saiba escolher o ideal para cada tipo de pele

Qualidade de Vida

29/12/2021

Você sabe qual é o protetor solar ideal para o seu tipo de pele? E o intervalo de aplicação, qual deve ser? Descubra as respostas para essas perguntas com a Unimed-BH.

5 min de leitura

Protetor solar: saiba escolher o ideal para cada tipo de pele

O uso do protetor solar é comumente associado ao verão e aos dias ensolarados. Mas, o que muita gente não sabe é que ele deve fazer parte da rotina de autocuidado em todo o ano, até nos dias mais nublados e chuvosos.

Além de proteger a pele de queimaduras e evitar o envelhecimento precoce da pele, ele é um grande aliado na prevenção de outros quadros mais graves de saúde. Mas, afinal, como utilizar filtro solar corretamente e garantir essa proteção?

A resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui. Continue lendo e confira informações validadas pela equipe médica da Unimed-BH sobre protetor solar e a sua importância.

Importância do filtro solar: muito além da praia ou exposição solar

Os dias ensolarados do verão trazem com eles a vontade de tomar sol, seja para colocar o bronzeado em dia ou para tomar uma dose de energia e vitamina D.

É também nessa época do ano, que pessoas de todas as idades se aventuram em passeios ao ar livre, clubes, cachoeiras, trilhas e também, se deslocam até a praia para se refrescar. Atividades desse tipo tornam a exposição ao sol inevitável, nessa época do ano.

Mas quem pensa que o protetor solar deve ser utilizado apenas em dias ensolarados ou antes de ir à praia ou ao clube, se engana. A importância do filtro solar é a mesma em dias nublados e até mesmo, em casa, longe da exposição direta ao sol.

O motivo disso é simples: a emissão de raios UVA e UVB continua intensa mesmo em dias em que o sol “não sai”, e a única barreira eficaz para proteger a pele dessa radiação é o protetor solar.

Uso diário em todo tipo de pele

A exposição da pele aos raios UVA e UVB pode provocar diversos problemas, desde queimaduras, manchas e lesões superficiais, até câncer de pele — no Brasil, este é, inclusive, um dos tipos de câncer mais comuns.

Por isso, o protetor solar deve integrar a rotina de autocuidado de pessoas de todas as idades e também não pode ser deixado de lado antes de viajar, ir ao clube, ou outros momentos de lazer.

Ele é crucial para prevenir problemas sérios no futuro e também, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele. Nesse sentido, a orientação de um dermatologista é fundamental.

Este especialista sabe indicar o protetor solar ideal para cada tipo de pele, além da conduta correta para pessoas com maior propensão à alergia ou histórico de câncer de pele em familiares próximos.

É necessário reaplicar quantas vezes?

A necessidade de reaplicação do filtro solar vai depender de uma série de fatores, mas a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia leva em consideração os seguintes aspectos:

Antecedência

A aplicação do protetor solar deve acontecer cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, para que o produto comece a agir na pele antes de receber o “impacto” dos raios solares.

Quantidade

  • Uma colher de chá, dividida entre o rosto, o pescoço e a cabeça;
  • Duas colheres de chá para os braços;
  • Duas colheres de chá para o tronco — lembrando de dividi-la entre a parte da frente e a parte de trás;
  • Quatro colheres de chá para as pernas, sendo uma colher para cada parte.

Intervalo

Em termos gerais, o intervalo deve ser de três horas, mas em caso de transpiração ou contato da pele com a água, ele deverá diminuir para duas horas, no máximo. Dias de sol muito intenso também pedem por um intervalo mais curto entre aplicações.

Protetor solar em casa: conheça os vilões dos ambientes fechados

O uso do protetor solar em casa pode parecer banal, mas na verdade, a sua importância segue a mesma lógica dos dias nublados: indiretamente, estamos expostos aos raios UVA e UVB, seja pela luz do sol que entra nas janelas ou pelo contato com outras formas de emissão dessa radiação.

Nos ambientes fechados, vale apostar na proteção em pontos específicos do corpo, como rosto, pescoço, colo, ombros, braços e mãos.

Em casa, a pele está exposta a quê?

Além da luz do sol, os raios UVA e UVB também estão presentes em:

  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Televisões;
  • Smartphones;
  • Telas de computador e notebooks.

Cuidados antes de escolher: 5 principais dúvidas

Agora que você já sabe da importância do filtro solar para a saúde da sua pele, possivelmente, algumas dúvidas surgiram sobre o assunto. A Unimed-BH responde algumas delas:

1. Protetor solar para cada tipo de pele: como comprar?

Cada tipo de pele tem uma necessidade diferente quando o assunto é proteção solar. Por isso, antes de comprar um filtro solar, é importante avaliar se a sua pele é seca, mista ou oleosa, e buscar produtos que favoreçam o cuidado do seu tipo de pele para além da proteção dos raios solares.

Também existem produtos próprios para peles acneicas e sensíveis. Mas, na dúvida, a conduta ideal é buscar orientação médica antes de optar por um protetor solar.

2. Como saber o fator do protetor solar?

O que é FPS é outra pergunta comum em quem se aventura no universo de proteção da pele. A sigla se refere ao Fator de Proteção Solar, que é responsável por proteger a pele dos raios UVB.

Existem diferentes “níveis” de FPS, desde os mais baixos, até fatores acima de 50, e para saber o FPS ideal para você, é preciso considerar a pigmentação da sua pele.

Pessoas com peles mais claras, sardas e com tendência a queimaduras de sol não podem abrir mão de um protetor solar FPS 50+; já quem possui a pele mais pigmentada, como pessoas de pele negra, pode optar por protetores com fator de proteção solar mais baixo.

Na dúvida, basta seguir a recomendação geral: utilizar um protetor solar FPS 30, no mínimo.

E os raios UVA?

A proteção contra os raios UVA no protetor solar é identificada pela sigla PPD, que em inglês, significa Persistent Pigment Darkening. O PPD deve ter um terço do valor do FPS, ou seja: se o seu fator de proteção é 30, o PPD do seu protetor solar deverá ser 10.

3. Qual o melhor protetor solar para o rosto?

Existe uma infinidade de protetores solares no mercado de dermocosméticos — e estes são divididos em produtos para o corpo e para o rosto.

Mas, para descobrir qual o melhor protetor solar para o rosto, mais importante do que escolher uma marca é analisar o seu tipo de pele e optar por um produto que não a prejudique.

Um bom exemplo é o protetor solar oil free, que por não ter óleo em sua composição, não é indicado para pessoas de pele seca, afinal, poderá fazer com que ela fique ressecada.

Além de avaliar esse aspecto, não se esqueça de escolher um produto com FPS adequado para o seu tom de pele.

4. O que passar primeiro: hidratante ou protetor solar?

Para que o protetor solar cumpra o seu papel de barreira para os raios ultravioleta na pele, ele deve ser o último produto a ser passado na pele. Por isso, na rotina de autocuidado, utilize o hidratante, aguarde alguns minutos e só então, aplique o filtro solar.

5. Filtro solar para pele oleosa: qual o melhor?

Uma “reclamação” comum daqueles que não são adeptos ao uso do protetor solar é a oleosidade do produto, e o efeito que ele deixa na pele. Certamente, esse inconveniente é irrisório diante dos benefícios do protetor solar, e também dos riscos envolvidos na falta do uso do produto.

Entretanto, para combater isso, existe o protetor solar oil free, que como o próprio nome já sugere, não possui óleo em sua composição.

Cuide da saúde da sua pele

O protetor solar é fundamental para manter a saúde da pele em dia e prevenir doenças como o câncer de pele. No verão, esse cuidado deve ser redobrado devido aos dias de sol intenso que são característicos da estação.

Confira outras dicas importantes para continuar cuidando da saúde na época mais quente do ano:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários