De olho nos cuidados no verão

Qualidade de Vida

25/02/2021

Saiba tudo sobre os cuidados no verão e prepare-se para as altas temperaturas da estação mais quente do ano

4 min de leitura

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De olho nos cuidados no verão

A chegada do verão é marcada por altas temperaturas, dias ensolarados e um céu azul e convidativo! Esse é o cenário perfeito para curtir um dia de piscina, mar, ou mesmo um passeio ao ar livre. Entretanto, ele pede, ao mesmo tempo, atenção redobrada com os cuidados necessários nessa época do ano, como hidratação, alimentação e pele.

Um dia de exposição ao sol com exagero, sem as precauções necessárias, pode gerar problemas que vão acompanhá-lo para além do verão.

Cuidados com a saúde no verão

Adotar uma rotina de hábitos saudáveis e de cuidados no verão é importante o ano inteiro, mas primordial no calorão. Os principais pontos que você deve considerar sobre cuidados com a saúde no verão são a hidratação, a alimentação e a atenção com a pele, com as unhas e com os cabelos devido à exposição ao sol.

Hidratação em primeiro lugar

Um dos cuidados mais importantes no verão é a ingestão de água. As altas temperaturas nos fazem transpirar mais e, com isso, perder mais água e sais minerais. Por isso, leve com você uma garrafa com água para onde for.

Sucos naturais e frutas como abacaxi, maçã, pera, melão e uva também auxiliam na hidratação, mas nada de sucos de caixinha e refrigerantes. Água de coco também é uma boa ideia, mas não se esqueça: nada substitui a água mineral. O recomendado é ingerir de dois a três litros por dia. Todo o seu corpo – inclusive a sua pele – agradece!

Atenção com o álcool: se a água favorece a hidratação e deve ser consumida em abundância, as bebidas alcoólicas têm efeito contrário e devem ser evitadas. Elas aumentam a produção de urina e, consequentemente, as chances de desidratação.

Cuidados com a alimentação no verão

Outros cuidados com a alimentação no verão são pertinentes, além da ingestão de frutas, sucos naturais e água de coco. É importante fazer uso de saladas, verduras, legumes, e até daquele picolé geladinho… a lista de opções saudáveis para os dias quentes é grande e saborosa. Mas a regra número um desse cardápio é: evitar exageros!

Alimentos naturais e preparados na hora são a melhor saída para se cuidar no verão, afinal, são de fácil digestão e têm menores chances de provocar uma intoxicação alimentar ou outras doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Se possível, separe um tempinho durante o seu dia para preparar suas próprias refeições!

De olho na qualidade: evite alimentos perecíveis em temperatura ambiente! Eles são o cenário perfeito para as DTAs. Refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos gordurosos, salgados e condimentados também devem ser evitados.

O sol e os cuidados com a pele no verão

Não se engane com o tempo fechado: faça chuva ou faça sol, todo dia é dia de usar o protetor solar. O uso do filtro solar deve fazer parte da sua rotina com o sol e os cuidados com a pele no verão – mas é bom saber que, independentemente da estação, os raios UVA e UVB incidem sobre a pele mesmo em dias nublados.

A falta de proteção contra o sol é extremamente prejudicial à saúde da pele. Entre as doenças que ela pode causar, está o câncer de pele, um dos tipos mais comuns no Brasil.

A boa notícia é: basta fazer uso do filtro solar para se proteger. Aqui é importante dizer que quanto maior o fator de proteção solar (FPS), mais protegido você está! A recomendação é escolher produtos com FPS acima de 30 e aplicá-los na pele no mínimo três vezes ao dia. Para dias ensolarados ou com banhos de mar, piscina, rios e lagoas, a aplicação deve ser feita a cada mergulho.

Fique ligado! Para cada tipo de pele, existe um protetor ideal, por isso, quem pode indicar a melhor opção para você é o dermatologista.

Sol, praia e… atenção redobrada: bronze sem saúde não está com nada, por isso, evite exposições prolongadas ao sol, opte pela sombra. Se possível, utilize chapéus e óculos escuros e escolha horários antes das 10h e depois das 16h para o banho de sol. Mas, olha lá, o ideal são 15 minutinhos, apenas para a produção de vitamina D. A recomendação vale para dias de praia e também para dias de rotina.

Atenção especial aos mais sensíveis

Todos os cuidados devem ser redobrados quando falamos de crianças e idosos: eles merecem atenção especial. Ofereça líquidos com frequência, mesmo antes que eles sintam sede, e não se esqueça de recomendar e estimular o uso de protetor solar. Para cuidar da pele, o ideal no verão são dois banhos diários e chuveiradas ao longo do dia para aliviar o calor!

Cuidados no verão: curtindo com saúde

Os cuidados no verão não são um bicho de sete cabeças! Basta ter atenção e organização para se manter hidratado, bem alimentado e com a pele bem cuidada. De forma simples e com hábitos que se encaixam na sua rotina, você cuida do seu corpo e do corpo das pessoas que você ama:

  • Para se manter hidratado: no mínimo três litros de água por dia e ingestão de sucos naturais e frutas que ajudem a repor os líquidos no corpo.
  • Alimentos leves no cardápio: refeições leves e naturais, como saladas, sucos e legumes, de preferência, preparadas pelas suas próprias mãos. Evite alimentos ultraprocessados e cuidado com a conservação dos perecíveis.
  • Muito filtro solar para se proteger: escolha produtos com alto fator de proteção solar e use-o em abundância, no mínimo três vezes ao dia ou a cada banho de mar ou piscina.
  • Proteção para todos: fique atento aos pequenos e também aos mais velhos. Os cuidados com a pele devem ser redobrados e a hidratação também!
Unimed-BH
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