Cuidados no verão: como manter a saúde na estação mais quente do ano

Qualidade de Vida

25/02/2021

Atualizado em 09/02/2023

Embora seja uma das épocas favoritas dos brasileiros, é importante atentar-se aos cuidados no verão. Aproveite as dicas do Viver Bem para aproveitar com saúde e segurança.

4 min de leitura

Cuidados no verão: como manter a saúde na estação mais quente do ano

Embora esta seja uma das estações do ano mais queridas pelos brasileiros em razão do calor, é muito importante tomar uma série de cuidados no verão, garantindo o bem-estar do organismo.

Diante dos dias mais quentes e da exposição ao sol, que é mais frequente nessa época, é preciso manter certos hábitos que ajudem o nosso corpo a funcionar melhor, sem que o calor e os raios solares o prejudiquem.

Para que você possa aproveitá-lo com saúde e segurança, o Viver Bem preparou este artigo com muitas informações e dicas úteis para os cuidados no verão.

Por que atentar-se aos cuidados no verão

Você já sabe da importância de manter hábitos saudáveis durante todo o ano. O portal da Unimed-BH está sempre compartilhando informações relacionadas a todas as estações, mas o verão requer ainda mais atenção.

Os cuidados mais importantes estão ligados à hidratação, alimentação e cuidados com a pele, unhas e cabelos em razão da exposição solar. Saiba como se cuidar e ficar mais seguro nessa época:

Hidrate-se!

Um dos cuidados mais importantes no verão é a ingestão de água. As altas temperaturas nos fazem transpirar mais e, com isso, perder mais água e sais minerais. Por isso, leve com você uma garrafa com água para onde for.

Sucos naturais e frutas como abacaxi, maçã, pera, melão e uva também auxiliam na hidratação, mas nada de sucos de caixinha e refrigerantes. Água de coco também é uma boa ideia, mas não se esqueça: nada substitui a água mineral. O recomendado é ingerir de dois a três litros por dia. Todo o seu corpo – inclusive a sua pele – agradece!

Atenção com o álcool: se a água favorece a hidratação e deve ser consumida em abundância, as bebidas alcoólicas têm efeito contrário e devem ser evitadas. Elas aumentam a produção de urina e, consequentemente, as chances de desidratação.

Que tal se informar mais sobre esse assunto? Leia este artigo especial do Viver Bem.

Cuidados com a alimentação

Em relação à alimentação, outros cuidados são pertinentes no verão, além da ingestão de frutas, sucos naturais e água de coco. É importante fazer uso de saladas, verduras, legumes, e até daquele picolé geladinho (de preferência, os de fruta)… a lista de opções saudáveis para os dias quentes é grande e saborosa. Mas a regra número um desse cardápio é: evite exageros!

Alimentos naturais e preparados na hora são a melhor saída para se cuidar no verão, afinal, são de fácil digestão e têm menores chances de provocar uma intoxicação alimentar e outras doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Se possível, separe um tempinho durante o seu dia para preparar suas próprias refeições!

De olho na qualidade: evite alimentos perecíveis em temperatura ambiente! Eles são o cenário perfeito para as DTAs. Refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos gordurosos, salgados e condimentados também devem ser evitados.

Leia também: Saiba como montar um prato saudável

Cuidados no verão: como manter a saúde na estação

O sol e os cuidados com a pele no verão

Não se engane com o tempo fechado: faça chuva ou faça sol, todo dia é dia de usar o protetor solar. O uso do filtro solar deve fazer parte da sua rotina com o sol e os cuidados com a pele no verão – mas é bom saber que, independentemente da estação, os raios UVA e UVB incidem sobre a pele mesmo em dias nublados.

A falta de proteção contra o sol é extremamente prejudicial à saúde da pele. Entre as doenças que ela pode causar, está o câncer de pele, um dos tipos mais comuns no Brasil.

Informe-se: Câncer de pele: quais são os sintomas e como prevenir?

A boa notícia é: basta fazer uso do filtro solar para se proteger. Aqui é importante dizer que, quanto maior o fator de proteção solar (FPS), mais protegido você está! A recomendação é escolher produtos com FPS acima de 30 e aplicá-los na pele no mínimo três vezes ao dia. Para dias ensolarados ou com banhos de mar, piscina, rios e lagoas, a aplicação deve ser feita a cada mergulho.

Fique ligado! Para cada tipo de pele, existe um protetor ideal, por isso, quem pode indicar a melhor opção para você é o dermatologista. Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse o artigo especial do Viver Bem a respeito clicando aqui.

Sol, praia e… atenção redobrada: bronze sem saúde não está com nada, por isso, evite exposições prolongadas ao sol, opte pela sombra. Se possível, utilize chapéus e óculos escuros e escolha horários antes das 10h e depois das 16h para o banho de sol. Mas, atenção: o ideal são 15 minutinhos, apenas para a produção de vitamina D. A recomendação vale para dias de praia e também para dias de rotina.

Atenção especial aos mais sensíveis

Todos os cuidados devem ser redobrados quando falamos de crianças e idosos: eles merecem atenção especial. Ofereça líquidos com frequência, mesmo antes que eles sintam sede, e não se esqueça de recomendar e estimular o uso de protetor solar. Para cuidar da pele, o ideal no verão são dois banhos diários e chuveiradas ao longo do dia para aliviar o calor!

Dicas práticas para curtir o verão

Os cuidados no verão não são um bicho de sete cabeças! Basta ter atenção e organização para se manter hidratado, bem alimentado e com a pele bem cuidada. De forma simples e com hábitos que se encaixam na sua rotina, você cuida do seu corpo e do corpo das pessoas que você ama.

Confira dicas práticas para os cuidados no verão:

  • Para se manter hidratado: no mínimo três litros de água por dia e ingestão de sucos naturais e frutas que ajudem a repor os líquidos no corpo.
  • Alimentos leves no cardápio: refeições leves e naturais, como saladas, sucos e legumes, de preferência, preparadas pelas suas próprias mãos. Evite alimentos ultraprocessados e cuidado com a conservação dos perecíveis.
  • Muito filtro solar para se proteger: escolha produtos com alto fator de proteção solar e use-o em abundância, no mínimo três vezes ao dia ou a cada banho de mar ou piscina.
  • Proteção para todos: fique atento aos pequenos e também aos mais velhos. Os cuidados com a pele devem ser redobrados e a hidratação também!

Lembre-se dos cuidados no período chuvoso

Além das altas temperaturas, o verão também tem uma característica bastante específica: as chuvas. Em vários lugares do país, chove bastante durante esse período e é importante atentar-se a isso.

Preparamos um artigo especial sobre esse tema, com dicas para evitar as doenças mais comuns dessa época do ano e manter a saúde sempre em dia. Acesse:

Período chuvoso: como evitar as doenças mais comuns da época

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários