Benefícios da natação: as vantagens da prática em todas as idades

Qualidade de Vida

25/10/2021

Atualizado em 04/05/2022

Aprender a nadar é uma habilidade importante para todas as pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso, conheça todas as vantagens da natação e saiba porque a prática é tão benéfica à saúde.

6 min de leitura

Benefícios da natação: as vantagens da prática em todas as idades

Considerada uma atividade física de baixo impacto, a natação reúne várias vantagens para a saúde do corpo e da mente. Apesar de ser mais procurada no verão, já que se exercitar na água ajuda a refrescar, os benefícios da natação podem ser aproveitados o ano todo.

A prática é indicada para todas as idades, mas como em toda atividade física, é preciso fazer uma avaliação médica antes de começar a nadar.

Neste artigo você vai descobrir todas as vantagens da natação, além de encontrar bons motivos para se matricular em uma aula e aprender a nadar.

A natação no Brasil

A natação foi utilizada pelo homem na antiguidade como um meio de sobrevivência para escapar de predadores. Na Grécia antiga, a prática integrava o treinamento de guerreiros e também era utilizada para conseguir alimento através da pesca. Somente em 1800, na Europa, que a natação tornou-se um esporte, onde os primeiros torneios e provas isoladas começaram a acontecer.

A história da natação no Brasil começou oficialmente em 1897, quando a fundação da União de Regatas Fluminense foi criada e, após um ano, o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação aconteceu no Rio de Janeiro. De lá para cá, novas modalidades surgiram e a lista de benefícios que a prática traz aumentou, o que fez o esporte ser um dos mais populares no país.

O Dia da Natação no Brasil é comemorado em 08 de abril . Apesar de não existir oficialmente o Dia Mundial da Natação, vários países também celebram a prática esportiva, em datas distintas, mas com o mesmo objetivo: apresentar as vantagens da natação e conquistar adeptos do esporte.

Quais os benefícios da natação?

Toda atividade física traz benefícios à saúde. Por isso, colocar o corpo em movimento regularmente é uma das principais recomendações médicas. A natação se destaca por se tratar de um exercício de baixo impacto, ou seja, que não força as articulações e joelhos.

Além disso, a atividade é a mais indicada para quem tem problemas respiratórios, porque ela ajuda a aumentar a resistência do organismo, estimula inspirações profundas e faz o pulmão trabalhar mais. Mas os benefícios da natação não param por aí. Veja alguns exemplos:

  • Fortalece os músculos;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda a queimar calorias;
  • Combate o estresse e melhora a qualidade do sono.
  • Auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como a asma;
  • Auxilia no controle da dor em doenças crônicas, como a fibromialgia;
  • Melhora o humor e a memória.

Este exercício aquático trabalha todos os músculos do corpo e ainda promove o relaxamento. Por isso, é indicado para todas as idades, desde que haja a correta indicação médica.

Para bebês e crianças setinha a natação ajuda a melhorar a postura e coordenação motora, estimula a engatinhar e dar os primeiros passos, promove a socialização e ajuda a evitar a obesidade infantil.

Adolescentes e adultos setinha têm vantagens como o fortalecimento da musculatura e flexibilidade. Inclusive, para as grávidas, a prática também pode ajudar a aliviar as dores da gestação, diminuir inchaços e controlar o peso. Vale lembrar que as gestantes só devem realizar exercícios com a liberação do médico responsável e respeitando as etapas da gestação.

Neste outro conteúdo, você pode aprender mais sobre os exercícios recomendados para as gestantes.

Para a terceira idade setinha os benefícios da natação podem ser sentidos por meio da prática de uma atividade física que não causa tanto impacto em áreas frágeis como as articulações. Não por acaso, a hidroginástica é a atividade mais recomendada para esta faixa etária.

Como aprender a nadar: dicas importantes de segurança e proteção

Curtir um dia quente na água é tentador, mas é preciso ter alguns cuidados. Apesar de não ter mar, Minas Gerais é repleta de cachoeiras, lagoas e rios para nadar.

Antes de se aventurar, certifique-se de que o local é próprio para banho e seguro. Evite cachoeiras nos períodos chuvosos, já que há risco de trombas d’água. Nas piscinas e clubes de BH também é necessário ter cuidado, especialmente, com os pequenos.

Jamais deixe crianças nadarem sem ter a supervisão de um adulto nestes locais, ainda que a piscina seja rasa, e certifique-se de que elas estão com os equipamentos de segurança necessários – como boias e coletes salva-vidas.

Em clubes, verifique se há a presença de um salva-vidas para curtir o dia com mais tranquilidade.

Veja outros cuidados:

  • Após um dia na piscina, tome um banho para tirar o cloro do corpo;
  • Mesmo em dias nublados, não deixe de usar protetor solar;
  • Se for praticar natação, utilize os óculos próprios para a prática, além de touca e protetores de ouvido;
    Crianças pequenas devem usar boias para entrar na água.
  • Durante a pandemia de Covid-19, tome cuidado ao frequentar clubes e locais de banho públicos e, caso liberados, mantenha as medidas de proteção, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Com as devidas precauções e o aprendizado prévio, curtir o dia na água pode ser uma atividade prazerosa e refrescante para toda a família.

E se você participa do Circuito Mude 1 Hábito, do dia 13/05 ao dia 20/05, você pode garantir +200 pontos com a atividade Benefícios da Natação. É muito simples, basta clicar aqui e ganhar! 

Importância da avaliação física antes de começar

Seja como um hobby ou na prática da natação desportiva, nadar exige um grande esforço físico. Cada modalidade da natação tem a sua particularidade quanto aos movimentos e a respiração. Por isso, antes de dar início às aulas, é necessário passar por uma avaliação prévia

A avaliação de um médico antes de qualquer exercício físico é fundamental para se certificar de que você está apto para tal atividade. Como o esporte ativa diversos grupos de músculos e articulações, consultar um médico ajudará a evitar lesões, dificuldades respiratórias e outros problemas decorrentes da prática imprópria de exercícios. 

E caso você perceba alguma irritação na pele ou nos olhos e alteração no cabelo, devido ao cloro presente na piscina, consulte o especialista adequado para investigar detalhadamente a causa do problema. 

Natação em BH

Agora que você já sabe os principais benefícios da natação, é hora de encontrar um local para praticar. Felizmente, Belo Horizonte e região metropolitana contam com várias academias e associações que incluem a prática em suas atividades.

Para quem não é fã de água fria, a boa notícia é que muitos desses locais contam com piscinas aquecidas e cobertas. Esta também é uma possibilidade para você não adiar a prática, nem encarar a natação como uma atividade própria do verão. Ela é ideal em qualquer estação.

Uma das principais referências da natação na capital mineira é o Minas Tênis Clube, que tem um histórico de formação de atletas em diversas modalidades olímpicas.

Um deles é o nadador Fernando Scheffer, que conquistou a medalha de bronze no esporte durante as Olimpíadas de Tóquio. Veja outros locais para nadar em BH:

Associações

Muitas associações esportivas e de lazer em Belo Horizonte disponibilizam a prática, como o Sesc e a ACM. Além de seus associados poderem contar com as piscinas para o lazer, aulas de natação também são uma possibilidade.

Projetos sociais

A Prefeitura de Belo Horizonte criou o projeto Superar, que promove a inclusão social para pessoas com deficiência através da prática de atividade física. Alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo têm a oportunidade de praticar diferentes modalidades esportivas, sendo a natação uma delas. No site da PBH é possível conferir mais informações sobre o projeto e conhecer os núcleos de atendimento.

Clubes e academias

Alguns clubes e academias de exercícios físicos também oferecem aulas de natação em BH. Consulte o espaço mais próximo a sua casa ou de sua preferência, e verifique se a prática está disponível.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também oferece o curso básico de natação para crianças, adolescentes, adultos e idosos. As escolas de natação da corporação estão localizadas nos bairros Funcionários e São Francisco, em Belo Horizonte, e no Eldorado, em Contagem.

Para te ajudar a cuidar da sua saúde com segurança na hora de praticar atividades físicas, a Unimed-BH preparou um guia de cuidados para aproveitar a reabertura das academias em BH. Confira > Reabertura das academias: cuidados necessários contra a Covid-19.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários