Lugares para viajar em Minas: o que é staycation e onde passear

Qualidade de Vida

23/12/2021

Quer aproveitar as férias para viajar sem pegar um avião? A dica é explorar os atrativos turísticos de Minas Gerais e descobrir parte das belezas e passeios encantadores para fazer em nosso Estado.

5 min de leitura

Lugares para viajar em Minas: o que é staycation e onde passear

Procurando um lugar para viajar nas férias? Que tal começar de “dentro pra fora”? Isso mesmo, explorar terras mineiras e todas as suas belezas, como os atrativos turísticos é a dica para esse fim de ano. Lugares para viajar em Minas é o que não falta.

Apesar de ser o Estado com o maior número de municípios do país – com 853 cidades – reza a lenda que todo mineiro adora uma praia. Sabemos disso, mas é possível aproveitar a abundância de água mesmo sem mar, bem pertinho de você.

Minas abriga uma grande variedade de cursos d’água entre rios, lagos, lagoas, cachoeiras e represas. Além disso, possui uma das gastronomias mais conceituadas do país, abundância em belezas naturais, cidades “místicas”, terras que batem recordes de temperatura nos dois extremos, história, cultura e muito mais.

Neste artigo, mergulhe nas possibilidades turísticas do nosso Estado e encontre várias dicas de onde passear em Minas Gerais.

O que é Staycation?

Você sabia que o hábito de turistar perto de casa é chamado de Staycation? O termo é uma junção das palavras stay e vacation em inglês, que significa “férias em casa”.

A modalidade permite escolher rotas turísticas nas cidades vizinhas, uma escolha especialmente segura e cômoda na pandemia. Não por acaso, esta foi a opção de muita gente este ano.

O Observatório do Turismo de Minas Gerais aponta um crescimento de 20% na movimentação turística no Estado entre maio e junho de 2021. Segundo o estudo, isso foi possível graças ao avanço da vacinação.

Se você quer saber onde passear em Minas Gerais continue lendo este artigo e descubra todas as possibilidades para curtir feriados, férias ou fins de semana perto de casa.

O que fazer em Minas Gerais?

O roteiro de turismo em Minas Gerais abrange vários tipos de passeios, como:

  • Turismo de gastronomia;
  • Turismo de aventura;
  • Ecoturismo;
  • Turismo rural;
  • Turismo cultural.

É possível até mesmo unir mais de uma finalidade em uma única viagem. Um passeio pelas cidades históricas mineiras, por exemplo, é uma imersão em cultura e história, além de uma oportunidade para degustar os pratos típicos de Minas tão aclamados nacionalmente.

Você conhece os pontos turísticos do Estado?

lugares para viajar em Minas 2

Vista do teleférico no lago de Caxambu, sul de Minas.

Se você está procurando lugares para viajar em Minas Gerais, não deixe de considerar os principais pontos turísticos:

  • Serra da Canastra: localizada em São Roque de Minas, a cerca de 326 km de BH, a Serra da Canastra é conhecida pela produção do famoso queijo Canastra e por ser berço de um dos rios mais importantes do país: o São Francisco, no Parque Estadual da Serra da Canastra. Por ali, não deixe de visitar também a maior queda d’água do Velho Chico, a cachoeira Casca d’Anta.
  • Capitólio: e por falar em água, a cidade de Capitólio abriga o Lago da Represa de Furnas, cânions e dezenas de cachoeiras. Não por acaso, o local que dista cerca de 277 km da capital, é conhecido como “Mar de Minas”.
  • Diamantina: cidade histórica de Minas e Patrimônio Cultural da Humanidade (título concedido pela Unesco) é o passeio ideal para conhecer as origens da formação do nosso Estado com casarões e igrejas históricas para deleite dos turistas. Está localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte.
  • Araxá: outra cidade histórica que vale a pena conhecer se você procura lugares para viajar em Minas, é Araxá, a cerca de 370 km de BH. Terra das famosas balas de Araxá e da Dona Beja, importante personalidade mineira no século XIX, é o local ideal para se deliciar com os queijos produzidos por ali, doces típicos da região, além das belas paisagens.

Outra opção de passeio em Minas Gerais é o Circuito das Águas, formado por 13 municípios, como São Lourenço e Caxambu. As águas minerais da região são conhecidas por serem revitalizantes e relaxantes. Caxambu fica a cerca de 382 km de BH, e São Lourenço, 399 km.

E se você gosta de uma água mais quentinha para relaxar, que tal conhecer as águas termais de Poços de Caldas, a 468 km da capital mineira?

Lugares bonitos para viajar em Minas

lugares para viajar em Minas 3

Casa da Pirâmide, em São Thomé das Letras/MG.

Chegou a hora de conhecer os lugares mais bonitos de MG. Difícil elencar apenas alguns roteiros diante de tantas cidades e paisagens estonteantes em nosso Estado. Mas separamos algumas dicas turísticas imperdíveis para você:

  • São Thomé das Letras: a cidade mística mineira localizada a cerca de 311 km de Belo Horizonte é cercada por lendas e forjada em uma grande formação rochosa. Há quem diga que as pedras da cidade tem poder energizante. O fato é que a vista por lá é realmente um atrativo à parte, onde é possível apreciar a paisagem do alto das pedras.
  • Conceição do Ibitipoca: se é uma boa vista o que você procura, não deixe de visitar a vila localizada a cerca de 260 km de BH, na cidade de Lima Duarte. É ali que está a famosa Janela do Céu, uma piscina natural com borda infinita que oferece uma bela visão das montanhas e fotografias memoráveis.
  • Monte verde: para quem quer curtir um clima frio sem precisar ir para o Sul do país, a cidade de Monte Verde, a cerca de 488 km da capital mineira, é a opção ideal. Com cenários bucólicos e temperaturas abaixo de zero, especialmente nas estações mais frias do ano, a cidade oferece uma atmosfera acolhedora, ideal para casais.

Lugares para passear perto de BH: 5 opções imperdíveis

Já se você prefere lugares para conhecer em Minas Gerais perto de BH, saiba que é possível percorrer distâncias mais curtas, de carro ou de ônibus para encontrar opções de passeios atrativos em família, veja só:

1. Serra do Cipó

lugares para viajar em Minas 4

Cachoeira da Serra Morena, Serra do Cipó/MG.

A região repleta de cachoeiras, trilhas e belas paisagens dispensa apresentações. Afinal, é difícil encontrar um morador de Belo Horizonte que nunca passeou por lá.

A melhor parte é que dá para visitar umas das cidades da Serra do Cipó, recarregar as energias em um bom banho de cachoeira e voltar para a casa no mesmo dia.

E para quem animar percorrer um pouquinho mais de estrada, é possível visitar a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, ou as belas quedas d’água na Lapinha da Serra.

2. Santuário do Caraça

Outro passeio próximo à capital mineira é o Santuário do Caraça, local com paisagens incríveis onde é possível fazer trilhas e também conhecer as cachoeiras. Uma boa pedida é se hospedar no santuário para passar o fim de semana, explorar o local com calma e ver os lobos guarás que aparecem no fim do dia perto da igreja.

3. Tiradentes

A cidade histórica é referência em gastronomia e cultura, e abriga importantes festivais que atraem turistas de todo o país, como o Festival de Cinema e o Festival de Gastronomia de Tiradentes.

Além disso, também possui distritos que valem a visita, como Bichinho, Prados e a própria cidade vizinha São João del-Rei, também histórica e inundada por casarões e igrejas de época.

4. Circuito das grutas

Também pertinho de BH, é possível conhecer grutas e formações geológicas milenares que abrigam verdadeiros tesouros arqueológicos.

Em Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo é possível viajar, literalmente, para dentro da terra e conhecer as grutas da Lapinha, do Rei do Mato e de Maquiné.

5. Inhotim

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, é daqueles passeios encantadores que ficam na memória e nas belas fotos que você vai tirar.

Abriga um importante acervo de arte e espécies botânicas para conhecer e contemplar. Uma ótima dica de passeio cultural em meio à natureza.

Para mais dicas de opções de lazer e passeios para curtir as férias em segurança na pandemia, confira também os conteúdos que a Unimed-BH preparou:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários