Hábitos saudáveis: o que são, exemplos e como manter

Para Participar

19/01/2022

Quer implementar hábitos saudáveis mas não sabe por onde começar? A Unimed-BH ajuda você a entender um pouco mais sobre o assunto e se organizar para essa jornada!

6 min de leitura

Hábitos saudáveis: o que são, exemplos e como manter

Muito se houve falar sobre a importância dos hábitos saudáveis para mais longevidade e bem-estar. Profissionais de várias áreas da saúde recomendam a adoção de uma rotina saudável como elemento decisivo ao tratar doenças como diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.

Mais do que um componente em tratamentos, praticar um hábito saudável ajuda a prevenir diversos males. Além de contribuírem significativamente na disposição do dia a dia, tais costumes auxiliam na manutenção do peso, glicose e outros parâmetros vitais do corpo.

A Unimed-BH é uma grande incentivadora da mudança de hábitos e sabemos que dar o primeiro passo pode ser um grande desafio. A boa notícia é que vale muito a pena e neste artigo, vamos revelar alguns segredos que podem facilitar o processo.

Quer entrar nessa jornada? Continue lendo o conteúdo a seguir!

O que são hábitos saudáveis?

hábitos saudáveis

Para entender o que são hábitos saudáveis, é preciso resgatar o conceito de hábito. Trata-se de uma tarefa rotineira ou prática recorrente. Até coisas simples, como aquele cafezinho após o almoço ou a ligação diária para um amigo, também se incluem na definição.

Pensando dessa forma, é possível afirmar que os hábitos são ações comuns que estão presentes em nossa vida de modo recorrente. Já os hábitos saudáveis, por sua vez, são práticas que tem como objetivo, nos proporcionar bem-estar e saúde — física e mental.

Entre os representantes mais recomendados estão a atividade física, uma alimentação natural e rica em nutrientes, e o cuidado com a saúde mental. Mas a lista de práticas que fazem bem para a saúde é muito mais extensa.

Lembrando que, para que seja considerada um hábito, essa execução deve ser frequente, afinal, a regularidade é fundamental para que se tenha um resultado efetivo. Nesse sentido, conte com o Circuito Mude1Hábito como um grande aliado.

A nossa plataforma oferece aulas e atividades interativas, dicas de saúde mental e alimentação saudável, tudo isso de forma online e gratuita. Você ainda acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. Confira:

Qual a importância no contexto atual?

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona a discussão sobre diversos assuntos no campo da saúde física e mental. Um desafio provocado por um vírus agressivo que vitimou milhões de pessoas em todo o mundo.

Esse contexto leva muita gente a repensar o estilo de vida, e a importância de recorrer aos hábitos saudáveis para lidar com o isolamento social e seus prejuízos. Inclusive, práticas saudáveis ajudam centenas de pacientes no processo de recuperação após Covid-19.

O exemplo da pandemia mostra que a rotina saudável vai muito além da estética e de um bem-estar momentâneo: ela pode ajudar a encontrar equilíbrio mental e físico em momentos desafiadores da vida.

Exemplos de hábitos saudáveis para colocar em prática

hábitos saudáveis

Chegou a hora de começar a planejar suas mudanças. Que tal alguns exemplos de hábitos saudáveis que são simples e ao mesmo tempo, extremamente eficazes? Confira:

  • Mudar a alimentação, trocando alimentos ultraprocessados e refeições gordurosas por outras opções coloridas e nutritivas para o cardápio;
  • Exercitar o corpo ao menos 30 minutos por dia, respeitando seus limites e seguindo as orientações médicas;
  • Prezar por um sono de qualidade, em um ambiente calmo, confortável e arejado por, no mínimo, 8 horas;
  • Cuidar da saúde mental e do controle do estresse, buscando ajuda profissional quando necessário;
  • Buscar uma vida equilibrada, em que haja tempo para descanso, lazer, hobbies e bons momentos com quem você ama;
  • Interromper hábitos prejudiciais à saúde — como o tabagismo, o alcoolismo e o uso de drogas, por exemplo.

Como ter uma rotina saudável: 5 dicas para implementar e manter

hábitos saudáveis

Embora sejam vários os benefícios, ao buscar meios de como ter uma rotina saudável, é comum se deparar com dificuldades para seguir de forma definitiva.

Isso acontece porque, em termos gerais, é preciso foco e disciplina para adquirir bons hábitos, sobretudo quando é necessário abandonar outros que podem ser prejudiciais à saúde.

Toda nova decisão exige algumas adaptações. Não adianta achar que vai abrir a geladeira e encontrar um cardápio pronto repleto de frutas, legumes e verduras nutritivas, como num passe de mágica.

Antes de adquirir hábitos alimentares saudáveis é necessário, primeiro, cortar a ilusão e se organizar antecipadamente com uma lista de compras adequada, por exemplo, para encontrar à disposição, alimentos que viabilizem alcançar seu objetivo.

Disposição para se planejar não nasce em árvore, mas pode ser a chave do sucesso; além de um checklist valioso para executar suas iniciativas, como essas dicas a seguir:

1. Dê um passo de cada vez

Já ouviu falar que o caminho é longo, mas devagar se vai longe? Aqui, essa expressão sugere prudência e paciência no processo. Afinal, você já deu o primeiro passo que é decidir alterar seu cotidiano para melhor.

Agora, precisa de foco e determinação para praticar um hábito saudável, porque querer “mudar de vida” de uma vez só pode ser a receita para a procrastinação e frustração do seu plano.

hábitos saudáveis

Escolha uma mudança por vez, respeite seus limites e busque orientações que dão aquele gás na motivação! Acredite, de pouco em pouco, é possível fazer muito por você mesmo!

2. Organize-se

A organização é uma grande aliada para uma vida mais saudável. Tenha em mente, e se possível, em uma agenda, tudo que é preciso para o novo hábito que está sendo implementado.

Se você quer começar a praticar exercícios físicos, vai precisar de roupas e calçados adequados, por exemplo. Se organizar e antecipar é uma forma de não ser barrado pelos imprevistos, nem se deixar abater.

3. Programe a sua rotina

A rotina e a frequência são elementos que caracterizam uma ação como um hábito. Sendo assim, é importante que isso esteja bem definido! Se o seu objetivo é fazer exercícios aeróbicos 3 vezes na semana, determine quais serão esses dias e horários da prática.

Ah, e não se preocupe: se algo sair do planejamento inicial, programe-se novamente e siga em frente. O importante é continuar para manter o seu hábito saudável.

4. Conte com ajuda profissional

Médicos, nutricionistas, psicólogos, personal trainers… Para cada hábito saudável, existem vários profissionais que ajudarão você a implementá-los.

Por isso, não pense duas vezes antes de buscar orientação de quem melhor entende do assunto. Eles podem fazer com que o processo se torne mais claro e possível de manter.

5. Chame amigos para a mudança

hábitos saudáveis

Os benefícios de uma rotina saudável são inúmeros, mas nesse percurso, muitos acabam procrastinando ou desistindo do objetivo, antes mesmo de notar os primeiros resultados.

Por isso, um dos grandes segredos para conseguir ultrapassar a “fase de testes”, é convidar amigos ou familiares interessados em melhorar o bem-estar para adotarem um novo hábito com você.

Juntos, vocês podem se incentivar nos dias de preguiça e se apoiar diante das dificuldades na implementação da rotina mais saudável. Além disso, poderão compartilhar e comemorar os bons resultados. Quer felicidade maior do que a saúde de quem você ama?

Dica extra: não desista diante de obstáculos

Um dia de chuva pode ser um obstáculo para quem se exercita ao ar livre, assim como as festas de fim de ano podem ser desafiadoras para quem quer se alimentar de forma mais saudável.

Mas essas situações não devem fazer com que você desista, tampouco dê por vencido o seu desafio. Pelo contrário, utilize os “imprevistos” como incentivos para que você reinicie — no dia ou na semana seguinte — com a mesma força de vontade.

Os hábitos saudáveis são sua meta para 2022?

Se a resposta é sim, temos uma dica para você! O Viver Bem possui vários materiais que te ajudam a cumprir sua missão de ter mais saúde.

Confira nossos conteúdos exclusivos, e descubra o passo a passo para tomar decisões conscientes, saudáveis e possíveis de serem cumpridas em qualquer época do ano:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários