Nutrólogo ou nutricionista: quando buscar cada profissional?

Qualidade de Vida

26/08/2021

Você conhece as diferenças entre os profissionais especialistas no cuidado e tratamento nutricional? Veja as principais funções dos nutrólogos e nutricionistas e saiba qual é a opção mais indicada para cada caso.

3 min de leitura

Compartilhar

Nutrólogo ou nutricionista: quando buscar cada profissional?

Toda mudança que se refere ao estilo de vida, se torna mais eficaz quando acompanhada por um especialista. No caso de uma mudança na alimentação, por exemplo, os profissionais mais indicados são os que atuam como nutrólogo e nutricionista.

Primeiramente, é preciso definir qual o seu objetivo ao adotar um cardápio mais saudável: emagrecimento, mais qualidade de vida, prevenção da saúde, controle de doenças pré-existentes, entre outros.

O próximo passo, é marcar uma avaliação com o profissional da área de Nutrição ou com o médico especialista em Nutrologia. E ainda há diferentes situações, nas quais ambos esses profissionais trabalham juntos.

Nutrólogo e nutricionista: entenda as diferenças

Ambos os profissionais estão habilitados a avaliar as necessidades nutricionais de cada indivíduo e estabelecer diretrizes alimentares adequadas e personalizadas. No entanto, há algumas diferenças primordiais entre o nutricionista e o nutrólogo que ajudarão a pautar a sua escolha.

O que faz o nutrólogo?

A primeira diferença é que o nutrólogo tem formação superior em Medicina e, portanto, como todo médico, pode prescrever medicamentos, se for necessário. Por ser médico, ele estuda e diagnostica as doenças e suas repercussões no estado nutricional, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento dessas patologias.

Por meio de avaliação médica e exames, o nutrólogo poderá identificar a existência de doenças ou transtornos alimentares. Institui-se, assim, o tratamento nutrológico que, em conjunto com o tratamento com outros especialistas, contribuirá para a melhora do paciente. Alguns exemplos dessas doenças são:

Este profissional também poderá ajudar no acompanhamento pós-operatório de uma cirurgia bariátrica, por exemplo, para avaliar possíveis carências nutricionais do paciente após o procedimento.

Qual a função do nutricionista?

Já o nutricionista tem formação em Nutrição e seu principal objetivo é balancear a ingestão de nutrientes, conforme as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Diferentemente do nutrólogo, este profissional não está habilitado a prescrever medicamentos, mas pode atuar de forma complementar indicando o melhor plano alimentar ou suplementação alimentar, quando necessário.

Veja algumas funções do nutricionista:

  • Reeducação alimentar: este processo é fundamental para prevenir problemas de saúde e levar o paciente a adotar hábitos saudáveis em seu dia a dia, visando mais qualidade de vida e longevidade.
  • Emagrecimento ou ganho de peso: o nutricionista também desenvolve um plano alimentar ideal para quem quer emagrecer ou ganhar peso, de forma que não ocorra um desequilíbrio nutricional no organismo ou mesmo nas taxas de glicose e colesterol.
  • Alimentação para necessidades específicas: o cardápio é desenvolvido a partir das necessidades de cada um, abrangendo também os casos de restrições alimentares como: dietas veganas ou vegetarianas, intolerância à lactose, doença celíaca, colesterol alto, hipertensão, dentre outros.

Além disso, o nutricionista também irá levar em consideração o perfil de quem o procura, para desenvolver um plano alimentar personalizado. Idosos e atletas, por exemplo, terão necessidades nutricionais e objetivos bem diferentes.

3 fatores para avaliar antes de marcar sua consulta

Agora que você já sabe as diferenças entre o nutricionista e o nutrólogo, há alguns pontos importantes a serem observados antes de marcar o seu atendimento com um destes profissionais.

Qual o seu objetivo inicial?

Seja perder peso, ter mais qualidade de vida ou simplesmente aprender a comer melhor, é necessário, antes de qualquer iniciativa, passar por uma avaliação médica. Um bom check up na sua saúde poderá dar um panorama da situação de sua saúde. O nutrólogo poderá fazer esta avaliação.

Além disso, o médico poderá detectar alguma condição de saúde que requer cuidados, antes mesmo de iniciar uma mudança na alimentação para atender determinado objetivo.

Principais problemas metabólicos e tratamentos

Alguns dos problemas de saúde que a avaliação médica pode identificar são os metabólicos. Condições como obesidade, dislipidemia e hiperglicemia são alguns exemplos.

Em grande parte dos casos, tanto a origem como o tratamento dos problemas passam necessariamente pela alimentação.

Por isso, o diagnóstico do médico, que nestas situações também pode ser realizado pelo nutrólogo, é essencial para nortear o trabalho do profissional indicado.

Problemas hormonais

Há, ainda, a possibilidade de alterações hormonais que podem se manifestar, como o ganho de peso, por exemplo. Nesses casos, o endocrinologista é o profissional especializado no sistema endócrino, formado pelas glândulas que produzem os hormônios e regulam várias funções do organismo.

Ele é indicado para os casos onde o ganho ou perda de peso tem relação com os hormônios. Portanto, o endocrinologista consegue diagnosticar problemas hormonais e prescrever medicamentos para tratá-los, aliados à alimentação.

Casos como distúrbios de tireoide, alterações hormonais, distúrbios da menstruação ou disfunção erétil e demais condições que demandam uma reposição hormonal, são competências deste profissional.

Nutrólogo ou nutricionista: afinal, qual profissional buscar?

Uma boa dica para definir qual especialista buscar, é ouvir o seu médico. Ele poderá indicar o profissional que mais poderá lhe auxiliar no tratamento ao qual está se submetendo.

Quer obter mais informações sobre alimentação saudável, exercícios físicos e peso ideal? A Unimed-BH tem conteúdos para cada um destes assuntos. Tudo para te ajudar a ter mais qualidade de vida e adotar hábitos saudáveis no dia a dia. Confira:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×