Perguntas sobre diabetes? A Unimed-BH responde!

Prevenção e Controle

08/06/2021

Mesmo se tratando de uma doença que acomete milhões de brasileiros, existem várias questões sobre diabetes que geram incertezas na cabeça de muita gente. Para sanar dúvidas, elencamos as principais. Confira!

4 min de leitura

Compartilhar

Perguntas sobre diabetes? A Unimed-BH responde!

Pacientes que recebem o diagnóstico de diabetes mellitus têm um grande desafio pela frente: adaptar toda a sua rotina para manter a doença controlada e evitar complicações. 

Essas mudanças passam por diversos aspectos, desde a inclusão de atividades físicas na rotina até a contagem de carboidratos ingeridos nas refeições.

Durante esse processo, é perfeitamente compreensível que inúmeras perguntas sobre diabetes comecem a surgir. 

Para ajudar você, leitor, a percorrer esse caminho, a Unimed-BH responderá algumas das principais dúvidas sobre o assunto a seguir. Quer ficar informado? Continue lendo!

O que é diabetes mellitus?

A principal pergunta sobre diabetes não poderia ser diferente. Afinal, muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata a doença.

O diabetes mellitus é uma doença causada pela deficiência de insulina no organismo. A insulina é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue e sua falta — ou a produção em níveis insuficientes — ocasiona o aumento expressivo da glicemia, o que pode gerar diversas complicações.

Por isso, pacientes com diabetes precisam ter atenção constante aos níveis de glicose no sangue. E isso pode ser feito de diversas formas.

Como saber se tenho diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros. Quanto antes diagnosticada, melhores são as opções de tratamento e controle dessa condição. 

Por outro lado, o diagnóstico se torna mais difícil porque os sintomas do diabetes são, muitas vezes, silenciosos.

Para saber se você tem diabetes, é importante analisar se existem fatores de risco que favoreçam o seu desenvolvimento. Diagnóstico de pré-diabetes, hipertensão arterial, sobrepeso, histórico de diabetes gestacional ou familiar são alguns deles. 

Quais os principais sintomas do diabetes?

Ciente de que o diabetes é uma doença silenciosa, é necessário avaliar a predisposição para desenvolvê-la, mas também é fundamental ouvir seu corpo. 

Muitas vezes, alterações aparentemente insignificantes podem representar sinais do desenvolvimento da doença. Entre os principais sintomas do diabetes, destacam-se:

Necessidade e urgência excessivas de urinar, mesmo quando é preciso interromper o sono para isso.

  • Sede excessiva.
  • Aumento do apetite e perda de peso.
  • Cansaço.
  • Visão turva e embaçada.
  • Infecções frequentes, principalmente na pele.

Diabetes e alimentação: dúvidas frequentes

A relação entre diabetes e alimentação é um dos pontos que mais causam dúvidas em pacientes. 

A explicação disso é muito simples: por se tratar de uma doença que acomete o metabolismo da glicose, seguir uma dieta rigorosa e ficar atento à contagem de carboidratos são dois dos mecanismos recomendados para manter o problema sob controle.

É importante ter em mente que, mesmo depois de tirar dúvidas sobre diabetes e alimentação, o melhor caminho para fazer um controle alimentar saudável e eficaz é o acompanhamento médico. Saiba mais sobre o assunto e prepare-se para a consulta.

O que é contagem de carboidratos?

Ao se deparar com o termo contagem de carboidratos, algumas pessoas podem confundi-lo com alguma dieta da moda. Mas a verdade é que se trata de uma estratégia muito importante para o controle do diabetes.

A contagem de carboidratos é reconhecida pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A estratégia se baseia em equilibrar a glicemia, a quantidade de carboidratos consumidos nas refeições e a insulina necessária para fazer o controle da glicose.

Como fazer contagem de carboidratos?

Como é feita a contagem de carboidratos é uma das primeiras perguntas que surgem quando o paciente tem conhecimento dessa estratégia.

Para que sejam alcançados os resultados esperados, é preciso buscar a ajuda de um nutricionista. Em equipe, vocês poderão planejar a contagem de carboidratos, considerando cada detalhe do seu quadro clínico.

Em termos gerais, a contagem de carboidratos passa pelos seguintes passos:

  • criação de um planejamento alimentar com o nutricionista;
  • adoção do diário alimentar, no qual serão anotadas todas as refeições;
  • medição da glicemia antes e duas horas depois de cada refeição.

O que um diabético pode comer?

Pacientes diabéticos precisam ter atenção constante aos alimentos consumidos. Entretanto, ao adotar um estilo de vida saudável, levando em conta a eficiência da contagem de carboidratos, por exemplo, é possível ter uma dieta flexível.

Alimentos como vegetais, queijos, carne bovina, aves, pescados e ovos podem ser consumidos sem preocupação, pois não contêm carboidratos.

Por outro lado, pães, massas e alimentos ricos em açúcar devem ser evitados ou ingeridos de acordo com o que foi definido na estratégia planejada pelo nutricionista ou endocrinologista.

Como cuidar da alimentação sendo diabético?

Uma alimentação saudável é fundamental no controle do diabetes. Por meio de escolhas nutritivas e leves, é possível se alimentar bem, com saúde e sabor.

Existem algumas dicas que podem ajudar na adoção dessas mudanças no dia a dia:

→ Opte por refeições em intervalos mais curtos e porções menores.

→ Evite o consumo excessivo de carboidratos e, quando comer, prefira alimentos integrais.

→ Invista em legumes, frutas e verduras diariamente e, se possível, em todas as refeições.

→ Fuja de alimentos gordurosos e ultraprocessados.

→ Corte alimentos ricos em açúcar e prefira sempre o adoçante, mas sem exageros.

→ Na hora das compras, busque por opções diet de alimentos.

→ Use o sal sem exageros e prefira temperos naturais, como ervas secas ou frescas e semelhantes.

Cuide-se com a Unimed-BH

A Unimed-BH traz diversos conteúdos sobre saúde metabólica e outros temas importantes para a sua saúde. E agora que você já sabe a resposta das principais perguntas sobre diabetes, que tal se aprofundar no tema?

Separamos mais posts completos que podem ajudar. Aproveite!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não

    Nos ajude a melhorar nosso conteúdo!
    ×
    Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

    Comentários

    error: © Copyright Unimed-BH 2021