Tênis para atividade física: como escolher o calçado para caminhar ou correr?

Qualidade de Vida

24/11/2021

Dor no joelho, nos pés e nas costas podem ser alguns dos problemas causados pela má escolha de um tênis para atividade física. A boa notícia é que a Unimed-BH ajuda você a encontrar o calçado ideal para cada modalidade.

3 min de leitura

Tênis para atividade física: como escolher o calçado para caminhar ou correr?

Tão importante quanto começar a praticar exercícios, é escolher um tênis para atividade física. Essa decisão é um dos primeiros passos para se exercitar com segurança e deve ser considerada independente se a modalidade escolhida é de baixo ou de alto impacto — como é o caso da corrida.

A escolha deve considerar aspectos que vão além da estética, como o conforto e a estabilidade dos pés para a prática.

E, diferentemente do que se pode imaginar, não são apenas os pés que ficam protegidos ao selecionar adequadamente um tênis para fazer exercícios: todo o corpo pode ser beneficiado.

Entenda melhor o que considerar ao tomar essa decisão e comece a sua prática com calçados seguros e confortáveis.

Tênis para atividade física: a importância do calçado ideal

Não é segredo para ninguém que praticar exercícios físicos é determinante para a melhoria da qualidade de vida. Eles promovem o bem-estar físico e mental, auxiliam no combate e no controle de doenças crônicas e mantém o corpo forte, flexível e saudável.

Mas, para usufruir da extensa lista de benefícios da atividade física, uma das principais recomendações é a respeito da vestimenta para a prática.

Além de escolher roupas adequadas e equipamentos de segurança, os tênis para fazer exercícios não devem ser menosprezados e existem vários motivos para seguir essa recomendação:

Conforto

Andar com um calçado desconfortável é uma sensação extremamente desagradável. Imagine então, praticar algum tipo de atividade com um tênis que aperte os dedos ou cause bolhas e feridas nos pés?

Para evitar isso, o conforto deve vir em primeiro lugar na hora de escolher o tênis para atividade física. Experimente vários modelos, faça comparações e movimente-se com o calçado para descobrir como ele se adapta aos seus pés.

Vale até mesmo, simular os movimentos feitos durante a prática na hora da escolha — caminhar, correr ou saltar.

Amortecimento

O atrito dos pés com o solo durante atividades físicas causa impactos nas articulações dos membros inferiores, podendo variar de acordo com a atividade escolhida e com o seu peso. Isso não significa, necessariamente, o surgimento de lesões, mas é importante proteger essas áreas.

Opte por um tênis para atividade física que possua sistema de amortecimento. Ele é responsável por diminuir o impacto dos pés no solo durante a prática e proporcionar mais conforto para joelhos e tornozelos.

Lembre-se: apesar de ajudar a diminuir esse atrito, um tênis com amortecimento não garante a ausência de lesões. Para isso, é importante combinar um bom calçado com treinamento orientado por um especialista.

Estabilidade

Se por um lado o amortecimento é responsável por reduzir o impacto do atrito dos pés no solo durante a atividade física, por outro, a estabilidade permite que você “não pise nas nuvens”.

Apesar de parecer agradável no primeiro momento, o excesso de maciez pode fazer com que seus pés e joelhos precisem trabalhar mais para permanecer firmes no chão durante a atividade física.

Para evitar isso, um tênis com estabilidade é fundamental, afinal, vai permitir que o seu pé fique firme no solo durante as práticas e evitar que você se sinta desequilibrado ao pisar no chão.

A estabilidade do tênis é essencial para uma prática segura, afinal, vai reduzir as chances de lesões e melhorar a sua performance.

Tipos de pisada

A estabilidade dos tênis também está relacionada com os tipos de pisada, que são: pronada, supinada e neutra.

Cada um desses tipos se refere à anatomia dos pés e joelhos, e consequentemente, à força exercida por cada parte do pé ao tocar o chão.

Conhecer qual é o seu tipo de pisada pode ajudar você na escolha de um tênis que te ofereça maior estabilidade, afinal, existem modelos específicos para cada tipo de pisada.

Estes neutralizam a pisada, oferecendo estabilidade e amortecimento igualmente em todas as áreas do pé.

Qual o melhor tênis para atividade física, afinal?

Não há como afirmar com precisão qual é o melhor tênis para atividade física, afinal, trata-se de uma análise individual baseada no conforto, tipo de pisada e de exercício praticado.

Portanto, a pergunta deve ser: qual é o melhor tênis para a minha prática? Para respondê-la, busque conhecer o seu tipo de pisada, experimente vários modelos, movimente os pés e invista tempo e atenção nessa análise.

Conte também com a orientação de um profissional de educação física e até mesmo de um médico especialista. Dessa forma, você chegará ao tênis ideal para se exercitar.

Como se exercitar em segurança?

Além do tênis para atividade física, existem muitos outros cuidados que devem ser tomados na hora de ativar a endorfina, como a realização de uma avaliação médica e o acompanhamento profissional durante os exercícios.

E no momento atual, o uso de máscaras, o distanciamento social e o respeito às demais regras de proteção contra a Covid-19 também devem ser prioridade.

Se você já passou por todas essas etapas e está buscando um lugar para correr ou caminhar em BH, a Unimed-BH pode te ajudar. Confira nossos conteúdos exclusivos sobre os assuntos:

Na categoria qualidade de vida, você também encontra as principais perguntas e respostas sobre atividade física. Confira!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários