Dia do Atleta: celebre a data e conheça oito brasileiros nos quais se inspirar

Qualidade de Vida

20/12/2023

O Dia do Atleta é celebrado no dia 21 de dezembro. Neste artigo, você vai saber mais informações sobre a data e conhecer os principais atletas brasileiros.

5 min de leitura

Dia do Atleta:  celebre a data e conheça oito brasileiros nos quais se inspirar

Ao longo do ano, diversas datas do calendário são dedicadas a celebrar grandes feitos, personalidades e marcos históricos importantes para nossa sociedade. Neste mês de dezembro, uma dessas datas é muito especial: o Dia do Atleta.

É um momento de reverenciar não apenas as pessoas que praticam esportes, mas também é a oportunidade de conscientizar a população em geral sobre a importância de praticar atividades físicas na busca por mais qualidade de vida.

Neste artigo, você vai obter mais informações sobre o Dia do Atleta, relembrar alguns dos principais atletas brasileiros dos últimos anos e conhecer outros conteúdos relacionados ao esporte já publicados no Viver Bem.

21 de dezembro: Dia do Atleta

O Dia do Atleta, também conhecido por muitas pessoas como Dia Nacional do Atleta, é comemorado anualmente, no dia 21 de dezembro, no Brasil.

O objetivo principal dessa data é celebrar o esforço e o empenho dos cidadãos brasileiros que se dedicam ao esporte. Embora os atletas olímpicos sejam os mais lembrados nessa categoria, atualmente esse é um termo muito mais abrangente.

Podemos considerar um atleta alguém que pratica esportes de maneira regular, seja por hobby, seja pelo importante propósito de manter uma vida mais saudável.

Dia do Atleta:  celebre a data e conheça oito brasileiros nos quais se inspirar

Atletas importantes para o nosso país

Ainda que o Dia do Atleta não seja uma data específica para reverenciar os atletas profissionais – o Dia do Atleta Profissional é celebrado no dia 10 de fevereiro –, vale lembrar que os esportistas famosos têm um papel de destaque na nossa sociedade.

Eles servem como inspiração para muitas pessoas e levam o esporte a todos os cantos do país. Por isso, o Viver Bem trouxe alguns exemplos de grandes atletas que fizeram e ainda fazem a diferença para o esporte nacional.

1 – Rebeca Andrade

É bastante provável que você tenha ouvido falar sobre ela nos últimos anos. Rebeca Andrade se tornou um dos principais nomes do esporte e ganhou os telejornais, as capas de revista e as redes sociais com seu talento.

Natural de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, ela foi destaque nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2021. Naquela ocasião, Rebeca voltou para casa com duas medalhas: o ouro, no Salto Feminino, e a prata, no Individual Geral. Em 2023, entrou para a história e se tornou bicampeã mundial no Salto Feminino.

2 – Gustavo Kuerten (Guga)

No Dia do Atleta, não poderíamos deixar de citar Gustavo Kuerten, o Guga. Nascido em Florianópolis, capital de Santa Catarina, ele entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar o maior tenista masculino do nosso país.

Considerado um dos principais nomes da modalidade ao redor do mundo, ele chama a atenção por ter ganhado diversos títulos importantes no decorrer da carreira bem-sucedida. Em 1999, 2000 e 2001, por exemplo, foi campeão mundial individual.

3 – Alison dos Santos

Superação. Essa é uma boa palavra para definir Alisson dos Santos. Ele nasceu em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, e começou sua trajetória no atletismo em um projeto social do Instituto Edson Luciano Ribeiro.

Alisson estreou em jogos olímpicos nos jogos de Tóquio, em 2021, e já chegou se destacando na história do esporte, voltando para casa com uma medalha de bronze. No ano seguinte, mais um feito: tornou-se campeão mundial.

Aproveite para ler um artigo especial sobre o Instituto Corre Pra Ver, que ganhou o patrocínio da Unimed-BH. Acesse agora no link abaixo:

Instituto Corre Pra Ver ganha o patrocínio da Unimed-BH

4 – Daiane dos Santos

Daiane dos Santos certamente inspirou muitas jovens brasileiras. Ela nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é um dos nomes que mais se destacaram na ginástica artística brasileira, sendo especialista no solo.

Em 2003, foi a primeira campeã mundial da modalidade da história do nosso país, tornando-se um dos maiores nomes da modalidade nos anos 2000. Esteve nos Jogos Olímpicos em três ocasiões: 2004 (Atenas), 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).

5 – Hortência Marcari

O basquete se tornou um esporte relativamente popular no Brasil, e a jogadora Hortência Marcari, nascida na cidade de Potirendaba, no interior de São Paulo, certamente, tem bastante participação nessa popularidade.

Hortência é considerada o principal nome feminino do basquete brasileiro e chegou a conquistar o Campeonato Mundial, em 1994, além de ter participado de dois Jogos Olímpicos: Barcelona, em 1992, e Atlanta, em 1996.

6 – Gilberto Amauri (Giba)

Há muitas décadas, o vôlei é um dos esportes mais queridos pelos brasileiros. Para quem viveu sua juventude na década de 2000, certamente Gilberto Amauri, mais conhecido como Giba, foi uma importante inspiração na modalidade.

O paranaense, natural de Londrina, é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos e conquistou ouro (em Atenas, em 2004) e prata (Pequim, 2008, e Londres, 2012) em Jogos Olímpicos para o Brasil, além de três títulos mundiais.

7 – Rayssa Leal

Rayssa Leal se destaca como uma das atletas mais jovens do Brasil a conquistar importantes feitos. Maranhense da cidade de Imperatriz, a skatista ficou famosa na internet aos 7 anos de idade, quando surgiu fazendo difíceis manobras no skate.

Ela foi campeã mundial em 2019, quando tinha apenas 11 anos de idade, e ganhou medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2021. Naquele mesmo ano, destacou-se ao conquistar a medalha de prata em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

8 – Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Para fechar a nossa lista de esportistas brasileiros consagrados, no Dia do Atleta, reverenciamos um dos maiores nomes da história do futebol mundial: Edson Arantes do Nascimento, que saiu de Três Corações, no interior de Minas Gerais, e seguiu para o mundo.

Conhecido como Pelé, ele foi o futebolista mais jovem a marcar um gol numa final de Copa do Mundo, quando tinha apenas 17 anos de idade. Único jogador de futebol a ganhar o mundial em três ocasiões, foi campeão pelo Brasil em 1958, 1962 e 1970.

Esporte é sinônimo de qualidade de vida

Esses são apenas alguns dos principais atletas brasileiros. É uma lista muito pequena em comparação com a quantidade de esportistas que tanto nos orgulham e inspiram.

Podemos dizer que esporte é sinônimo de qualidade de vida e de bem-estar. Pessoas que praticam atividades físicas regularmente têm muito mais chances de manter o organismo saudável.

O Viver Bem está sempre compartilhando diversos conteúdos relacionados para você se manter informado e se preparar para suas atividades. Confira alguns deles abaixo:

“Pod Isso, Doutor?”: ouça o episódio sobre atividades físicas

O “Pod Isso, Doutor?”, podcast do Viver Bem, tem um episódio especial sobre atividades físicas. Nele, nossos convidados falam sobre o assunto, dão orientações para melhorar seus rendimentos, entre diversos outros temas relacionados.

Além disso, você pode ouvir o quadro “Consulta Rápida” e saber mais sobre:

  • Dez mil passos por dia.
  • Como escolher o tênis ideal?
  • Existem riscos na prática de atividade física?

Ouça agora o podcast e tire suas dúvidas! Clique no botão abaixo.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários