Pirâmide alimentar infantil: conheça as recomendações nutricionais

Qualidade de Vida

07/11/2023

Conheça a pirâmide alimentar infantil, sua importância para a saúde das crianças e as diferenças para a recomendação alimentar dos adolescentes e dos adultos.

4 min de leitura

Pirâmide alimentar infantil: conheça as recomendações nutricionais

A alimentação é um ponto fundamental para a saúde do organismo, em todas as idades, e se torna ainda mais importante para as crianças, que estão em processo de desenvolvimento. A pirâmide alimentar infantil é uma maneira de entender melhor as necessidades nutricionais dos pequenos.

Esse é um assunto-chave e que deve estar sempre presente nas consultas pediátricas regulares, especialmente porque eventuais dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que cuida da saúde do seu filho.

A informação, no entanto, nunca é demais. Para ajudar você a ter um norte e entender melhor o que é a pirâmide alimentar infantil, o Viver Bem preparou este artigo, em que explica exatamente qual é a sua função, quais são as diferenças entre as faixas etárias e outros detalhes relevantes.

O que é a pirâmide alimentar infantil?

De maneira geral, as pirâmides alimentares são representações gráficas que trazem as informações mais relevantes relacionadas aos grupos de alimentos que devem estar presentes em nossa dieta, assim como a quantidade necessária.

A pirâmide alimentar infantil tem o principal objetivo de garantir o bem-estar nutricional desse público. Sua especificidade é destacar a quantidade de porções diárias recomendadas a bebês, crianças e adolescentes.

Ela se difere da pirâmide alimentar dos adultos porque esses dois públicos têm necessidades nutricionais distintas, principalmente no que se refere à quantidade das porções recomendadas. Desse modo, a Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou esse recurso, pensando em facilitar o entendimento dessas recomendações.

Quando deve ser feita a introdução alimentar?

Antes de mais nada, é imprescindível falar sobre a introdução alimentar e quando ela deve ser iniciada. A recomendação é de que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.

A partir desse período, outros alimentos devem ser introduzidos na dieta, sempre com opções variadas de legumes, frutas e proteínas (como carnes e ovos). Ainda é indicado, vale ressaltar, que o aleitamento materno seja mantido, pelo menos, até os 2 anos de idade, em conjunto com a nova alimentação.

Saiba mais sobre aleitamento materno e introdução alimentar nestes conteúdos:

Como funciona a pirâmide alimentar infantil?

A pirâmide alimentar infantil faz a separação dos oito grupos básicos de alimentos, dispondo desses conjuntos em quatro níveis distintos. São eles:

  • Nível 1 (base da pirâmide): grupo dos cereais, pães, tubérculos e raízes.
  • Nível 2: grupo das verduras e legumes e grupo das frutas.
  • Nível 3: grupo dos leites, queijos e iogurtes, grupo de carnes e ovos e grupo de tipos de feijão.
  • Nível 4 (topo da pirâmide): grupo dos óleos e as gorduras e grupo dos açúcares e dos doces.

Você pode entender melhor, pela ilustração abaixo, como ela funciona:

Pirâmide alimentar infantil: conheça as recomendações nutricionais

Pirâmide alimentar infantil: o que você precisa saber

Antes de dar detalhes sobre a pirâmide alimentar infantil, cabe ressaltar um ponto importantíssimo. Embora ela apresente, de maneira geral, as recomendações para cada faixa etária, cada organismo funciona de um modo diferente.

Isso significa que uma criança pode precisar de maior quantidade de determinados nutrientes e/ou vitaminas presentes em alimentos específicos. Sendo assim, pode necessitar de porções maiores (ou menores, se for o caso) de cada grupo.

Por isso, é fundamental manter as visitas periódicas ao pediatra de referência. Além de solicitar ajuda e seguir as recomendações na introdução alimentar, é necessário relatar a aceitação da criança de certos alimentos e levar em consideração as indicações de acordo com avaliações clínicas ou exames.

A pirâmide alimentar infantil é um excelente norte para pais e cuidadores no dia a dia da dieta dos pequenos. Ela também pode ajudar o profissional de pediatria a indicar, de jeito mais claro e didático, a melhor dieta, mas ela não substitui o acompanhamento profissional.

Veja como é separada a pirâmide alimentar infantil neste quadro inspirado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os números abaixo de cada idade correspondem à quantidade de porções indicadas para as faixas etárias.

Com relação ao leite materno, vamos destacar um ponto: nos casos em que não há a possibilidade de mantê-lo, é necessário oferecer uma fórmula infantil adequada à idade. Apenas um médico pode fazer essa indicação.

Saiba mais sobre o assunto neste outro artigo do Viver Bem:

Leite materno ou fórmula? Entenda as diferenças e as características deles

E como são definidas as porções?

Para facilitar a compreensão da pirâmide alimentar, há também uma lista específica da quantidade de alimentos que corresponde a uma porção de cada grupo alimentar que você conheceu na pirâmide alimentar infantil.

Você pode ver essa lista completa clicando aqui e acessando o arquivo disponibilizado pela SBP. Ela também é complementada com a quantidade de água indicada para todas as faixas etárias até os 18 anos de idade.

Conheça o Mudancinha de Hábito

Como citamos neste artigo, a alimentação é um ponto de destaque para a saúde das crianças, sendo fundamental para o desenvolvimento saudável. Diante disso, vale a pena apresentar a você um conteúdo especial: o Mudancinha de Hábito.

Trata-se de uma revistinha gratuita com exercícios didáticos, brincadeiras, desenhos de colorir e uma receita saborosa e saudável. A publicação tem o propósito de mostrar aos pequenos a importância de manter hábitos mais saudáveis e que garantam mais saúde e qualidade de vida.

Acesse gratuitamente agora! Clique na imagem abaixo.

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários