Semana do Meio Ambiente: 6 formas de ajudar na preservação
02/06/2023
Na Semana do Meio Ambiente, veja as dicas que o Viver Bem preparou para você colaborar com a preservação da natureza em seu dia a dia.
5 min de leitura
Preservar a natureza é um ato de cidadania e um dever de todos nós. Algumas atitudes simples e que podem ser tomadas em nosso cotidiano se destacam entre as que contribuem para o ecossistema. É com o objetivo de conscientizar as pessoas que foi criada a Semana do Meio Ambiente.
Neste ano, ela será celebrada entre os dias 5 e 9 de junho, criando a oportunidade de a população conhecer melhor esse assunto tão importante e, a partir desse conhecimento, preservar os nossos recursos naturais e, consequentemente, garantir um mundo melhor para as gerações futuras.
Diante de um tema tão relevante e que faz parte da vida de todos nós, o Viver Bem preparou este artigo especial. Além de saber mais sobre a Semana do Meio Ambiente e a preservação da natureza, você vai conhecer 6 formas de fazer a diferença e ajudar a transformar o planeta em que vivemos em um lugar muito mais sustentável.
A Semana do Meio Ambiente
Em primeiro lugar, vale a pena destacar que este período ligado à sustentabilidade foi instaurado por uma portaria. O Decreto nº 86.028 foi assinado em 27 de maio de 1981 e garante a realização da celebração sempre na primeira semana de junho.
Essa data foi escolhida em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho. O referido dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) alguns anos antes, em 1972.
A escolha não foi por acaso: a ideia era coincidir com a realização da Conferência das Nações Unidas a respeito do Meio Ambiente Humano. A reunião busca chamar a atenção de toda a população mundial para a importância de preservar o ecossistema.
No Brasil, o objetivo principal da Semana do Meio Ambiente é conscientizar a população, promovendo a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país, de acordo com o próprio decreto.
Qual a importância de cuidar do meio ambiente
A preservação do meio ambiente é um assunto que faz parte da nossa vida desde a infância. Esse é um dos temas mais abordados nas escolas e, ainda assim, nem sempre as pessoas se conscientizam sobre como todos nós podemos sobressair e garantir que as próximas gerações possam usufruir, de forma sustentável, de nossos recursos naturais.
É na natureza que encontramos os elementos fundamentais para a nossa sobrevivência. Ela fornece os meios necessários para suprir nossas necessidades básicas e, assim, promover o desenvolvimento humano.
Em conjunto com outras consequências, a não preservação do meio ambiente afeta todos os seres vivos, inclusive os humanos, prejudicando a nossa qualidade de vida e o bem-estar e, como citamos anteriormente, as próximas gerações.
6 atitudes para preservar a natureza
Agora que você tem mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente e entendeu a importância de cuidar dos nossos recursos naturais, que tal conhecer algumas formas de fazer a diferença em seu dia a dia e ajudar a construir um mundo melhor?
Continue lendo e confira as dicas do Viver Bem.
1 – Economize energia
Economizar energia vai muito além de cuidar das finanças e evitar pagar altas taxas de contas de luz. A redução do consumo de energia contribui drasticamente com o índicemenor de poluição do meio ambiente.
Em casa, podemos utilizar modelos mais eficientes de lâmpadas, evitar deixar luzes e aparelhos eletrônicos ligados à toa, reduzir o tempo no banho ou mesmo acumular as roupas sujas para evitar usar a máquina de lavar muitas vezes.
2 – Economize água
Por mais que a economia de água seja um dos pontos mais falados a respeito da preservação do meio ambiente, a sociedade como um todo ainda não se conscientizou o suficiente a respeito da importância dessa atitude.
Em nossa rotina diária, é possível tomar algumas ações muito simples, como deixar a torneira fechada enquanto escovamos os dentes, por exemplo. Cuidados durante o banho e a lavagem das louças também devem ser levados em consideração.
3 – Reduza o consumo de plástico
O plástico demora entre 450 e 500 anos para se decompor, além de ser um material cujo processo de reciclagem é mais complexo. Diante desse cenário, é fundamental reduzir o consumo de plástico.
Você já deve ter reparado, por exemplo, que determinados supermercados não oferecem mais sacolas plásticas, optando por sacolinhas compostas de material biodegradável ou incentivando o uso de sacolas reutilizáveis, as famosas ecobags. Isso é sustentável.
4 – Respeite as leis ambientais
Respeitar as leis ambientais é mais que necessário e vale a pena destacar sua importância na Semana do Meio Ambiente. As legislações relacionadas à natureza são criadas para garantir a preservação de nossos recursos. Por isso, precisamos compreender a sua importância e segui-las.
5 – Não jogue lixo na rua
Jogar lixo na rua não é um ato de cidadania e pode causar inúmeros problemas à natureza e à nossa saúde. Esses resíduos não apenas sujam as cidades, mas também se acumulam em bueiros e esgotos, aumentando o risco de enchentes e inundações nos períodos chuvosos.
6 – Faça a separação do lixo
Já que o assunto é lixo, outra atitude muito relevante é fazer a separação do lixo, sendo um modo bastante eficiente de contribuir para um planeta mais limpo e saudável.
Que tal se informar a respeito da coleta seletiva de lixo e do descarte correto de lixo eletrônico? O Viver Bem entende a importância desses temas e, por essa razão, publicou dois artigos especiais sobre o assunto. Leia clicando nos links abaixo.
- Coleta seletiva de lixo: como aplicar essa iniciativa em casa
- Descarte de lixo eletrônico: conheça os locais de coleta em BH
A consciência ambiental desde a infância
Neste artigo, você entendeu a importância da Semana do Meio Ambiente para conscientizar a população dos cuidados que devemos e podemos ter em nosso dia a dia a fim de preservar a natureza.
Há, no entanto, uma questão muito especial: é necessário que despertemos esse pensamento nas crianças. Quando falamos sobre o assunto durante a infância, temos mais oportunidades de contribuir para a formação de adultos mais engajados e ligados à sustentabilidade.
Esse é um grande desafio para nossa geração e vale a pena se aprofundar no tema. Leia agora o artigo do Viver Bem a respeito:
Consciência ambiental: como desenvolver esse pensamento nas crianças
Conheça as iniciativas do Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH tem mais de 20 anos de história atuando em inúmeras iniciativas de apoio à população, à cultura e ao desenvolvimento socioambiental.
Desde 2010, o Instituto contribui com dois projetos voltados à preservação da natureza. Conheça (abaixo) as ações da linha “Meio Ambiente”.
Projeto Cooperativa Sustentável
Neste projeto, iniciativas voltadas à rede de catadores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana têm o objetivo de gerar renda e contribuir para a cadeia produtiva da coleta e a reciclagem de resíduos locais.
Coleta Seletiva
O projeto Coleta Seletiva, por sua vez, foi criado para gerar consciência nos colaboradores da Unimed-BH sobre a importância da coleta seletiva dos resíduos gerados pela operação.