Cooperativa médica: o que é e como funciona o Sistema Unimed?

Unimed-BH

05/07/2021

A Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo. Conheça todos os nossos diferenciais e saiba o porquê desse título.

3 min de leitura

Compartilhar

Cooperativa médica: o que é e como funciona o Sistema Unimed?

A cooperação é uma prática intrínseca do ser humano. Cooperar refere-se à soma de esforços para atingir um objetivo em comum, e desde os primórdios da humanidade, homens e mulheres com finalidades semelhantes se unem em prol das mesmas.

Ao longo dos anos, a cooperação foi se transformando e contribuindo para o desenvolvimento econômico da sociedade. A prática, que hoje é denominada cooperativismo, representa um movimento de força no Brasil, presente em diferentes ramos da economia do país.

A saúde é um dos 13 ramos do cooperativismo brasileiro, e a Unimed faz parte dessa história como criadora da primeira cooperativa médica do Brasil. Conheça mais sobre a importância desse sistema e como ele funciona.

O que é cooperativa médica?

Para entender o que é cooperativa médica, é preciso saber que o cooperativismo no país, de modo geral, acontece por meio da associação de profissionais de uma mesma área para a prestação de serviços no mercado. Essa união tem o objetivo de oferecer melhores condições para todos os envolvidos, sejam cooperados ou clientes.

Uma cooperativa de saúde segue o mesmo precedente: a prestação de serviços médicos ao cliente a partir da associação de médicos sócios cooperados. O resultado da criação de uma cooperativa médica é o oferecimento de um serviço de qualidade por valores mais acessíveis.

Conheça a maior cooperativa de saúde do mundo

A Unimed-BH faz parte do primeiro e maior sistema de cooperativas de saúde do mundo. A trajetória no cooperativismo iniciou-se em 1967, com a criação da União dos Médicos — Unimed, em Santos (SP).

Em um momento de mudanças e fragilidade na medicina assistencial brasileira, o ginecologista obstetra Edmundo Castilho, junto a um grupo de médicos, se uniram para a criação do que viria a se tornar, anos mais tarde, o Sistema Unimed.

O objetivo dessa associação era promover qualidade de assistência de saúde, autonomia dos médicos cooperados Unimed sem a intermediação das seguradoras de saúde.

Com o sucesso da Unimed Santos, o modelo cooperativista de saúde foi apresentado para profissionais em outras cidades e ganhou força em diversos estados do Brasil.

A Estrutura do Sistema Unimed

Que o Sistema Unimed é uma referência mundial de cooperativismo em saúde, isso você já sabe. Mas afinal, como funciona essa estrutura?

Diferentemente do que se pode imaginar, a Unimed-BH, bem como outras unidades, atua de forma individual na prestação do serviço, mas integra o sistema por meio das Federações (estaduais ou intrafederativas) ou pela Central Nacional Unimed. Essa associação garante benefícios como, por exemplo, o atendimento de urgência e emergência nacional.

Dados expressivos em território nacional

Após mais de 50 anos de história, a Unimed é reconhecida como o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo. Hoje, está presente em 84% do país e representa 36% do mercado de planos de saúde nacionais.

Esses são apenas dois dos números que impressionam sobre a nossa atuação:

  • 342 cooperativas ao redor do Brasil;
  • 117 mil médicos cooperados;
  • 133 mil empregos diretos;
  • 17,5 milhões de beneficiários;
  • 2.405 hospitais credenciados;
  • 131 hospitais próprios.

Para continuar cumprindo os objetivos pautados na sua criação, o sistema Unimed possui inúmeros laboratórios, ambulâncias e pronto-atendimentos voltados para o atendimento de qualidade aos clientes.

Confiança e satisfação dos clientes

O cuidado com os clientes é a premissa da cooperativa Unimed. Prezamos por um contato próximo com o paciente, e pela prática da medicina de forma humanizada e preventiva.

O resultado desse cuidado é a confiança de quem é atendido pela nossa equipe de saúde: além de serem reconhecidas 19 vezes consecutivas como o plano de saúde mais confiável, a Unimed também é, há 28 anos, a operadora mais lembrada pelos brasileiros — de acordo com o prêmio Top of Mind.

Cooperados Unimed-BH

O compromisso com a promoção da saúde é o que torna a Unimed-BH, a maior operadora de saúde de Minas Gerais. Contamos com 5,5 mil médicos cooperados, e mais de 330 hospitais, clínicas e laboratórios próprios e credenciados.

Essa ampla rede de atendimento — possibilitada por meio do cooperativismo em saúde — possibilita assistência médica de qualidade a milhares de belorizontinos e moradores da região metropolitana. O resultado disso é um índice de 88% de satisfação do cliente, de acordo com o Instituto Datafolha.

Conheça mais sobre a Unimed-BH

Poder contar com os serviços da maior cooperativa de saúde do mundo é uma ótima ideia. Que tal conhecer um pouco mais sobre a Unimed-BH e sua estrutura? Clique aqui e navegue pelos nossos hospitais, maternidades e todos os diferenciais que só o sistema Unimed tem.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021