IDSS: o que é e por que ele é importante ao escolher seu plano de saúde?

Unimed-BH

27/05/2021

Saiba como funciona a avaliação oficial de desempenho das operadoras de saúde feita pela ANS e entenda por que a Unimed-BH figura no topo do ranking de qualidade há tantos anos.

3 min de leitura

Compartilhar

IDSS: o que é e por que ele é importante ao escolher seu plano de saúde?

O que você leva em consideração antes de escolher o seu plano de saúde? Indicação de alguém de confiança, benefícios, serviços prestados e comodidades são alguns dos critérios de escolha mais relevantes para tomar uma decisão.

Mas a qualidade da operadora deve estar sempre em primeiro lugar. Afinal, estamos falando do bem mais valioso que você tem: a sua saúde.

Para isso, existe o IDSS, um medidor de qualidade realizado de forma independente pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (entidade governamental).

O que é IDSS?

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) integra o Programa de Qualificação de Operadoras da ANS. Baseado em parâmetros iguais de avaliação para todas as operadoras do país, ele atesta o desempenho em diversos pontos, como acesso, qualidade assistencial e obrigações regulatórias.

O resultado dos indicadores demonstra o desempenho das operadoras de planos de saúde e odontológicos em relação aos critérios da ANS. Por isso o IDSS é uma importante ferramenta para determinar a escolha de um plano de saúde.

A nota final da ANS vai de 0,0000 a 1,0000, sendo dividida em cinco patamares. Quanto mais próximo de 1,0000, melhor é a avaliação. Veja as faixas de pontuação:

  • 0,00 a 0,19 – pior avaliação
  • 0,20 a 0,39
  • 0,40 a 0,59
  • 0,60 a 0,79
  • 0,80 a 1,00 – melhor avaliação

Programa de Qualificação da Saúde Suplementar

Trata-se de uma iniciativa para garantir a qualidade do setor de saúde suplementar no Brasil. O programa da ANS teve início em 2004.

A avaliação das operadoras é realizada anualmente e de forma isenta e transparente. Por meio do programa, chega-se ao IDSS ANS, cujo resultado é divulgado abertamente para que qualquer pessoa possa acessar e conferir o uso dos critérios de avaliação.

Planos de saúde: avaliação ANS

A avaliação é dividida em quatro dimensões, conforme os critérios da ANS. São elas:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: conjunto de ações que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos clientes.
  • Garantia de Acesso: condições da rede assistencial para garantir o acesso.
  • Sustentabilidade no Mercado: situação de equilíbrio econômico-financeiro da operadora, abrangendo a satisfação dos clientes e os compromissos com os prestadores.
  • Gestão de Processos e Regulação: cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras perante a ANS.

    Entretanto, nem todas as operadoras são avaliadas. Isso acontece quando elas são novas no mercado, estão em processo de cancelamento ou apresentam situação de anormalidade grave identificada pela Agência: por exemplo, quando colocam em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde.

Para conferir transparência ao processo, os resultados são divulgados abertamente de forma detalhada pela ANS.

Qual a importância deste parâmetro?

Com base no resultado, fica mais fácil visualizar o desempenho das operadoras de saúde no último ano. O parâmetro de avaliação é uma forma de aferir a qualidade das empresas. Por isso, o IDSS é tão importante na hora de pesquisar e escolher o melhor plano de saúde para você.

Como escolher uma operadora reconhecida?

Saber que a operadora atende a todos os parâmetros de qualidade e regulação dentro do IDSS ANS é o primeiro passo. Assim, você saberá que está contratando um serviço confiável.

E, se você preza por um nome com reconhecimento nacional e que se destaca no mercado, a avaliação vai ajudar a visualizar as operadoras que figuram no topo do ranking de qualidade.

Você sabe qual a melhor operadora do Brasil?

Pelo oitavo ano consecutivo, a Unimed-BH é a melhor entre as maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, além de obter nota máxima por três avaliações seguidas.

Entre as maiores do mercado, a Unimed-BH foi a única a conquistar nota máxima em três dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Sustentabilidade do Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

A Unimed-BH continua sendo a única com nota máxima entre as principais concorrentes, com todas as avaliações no melhor patamar. E, pelo quinto ano consecutivo, é reconhecida como a melhor operadora de grande porte médico hospitalar do Brasil.

Unimed-BH: você pode confiar

A Unimed-BH é referência por sua qualidade certificada e pela solidez no mercado. Ela oferece, além da rede credenciada, uma rede própria completa, com pronto atendimento, laboratórios, Centros de Promoção à Saúde, hospitais e maternidade.

Com abrangência em todo o território nacional, a Unimed-BH nunca vai deixar você na mão. Ela dispõe de unidades de saúde, serviços e profissionais em qualquer lugar que você estiver.

E, para agendar uma consulta, basta utilizar o aplicativo ou acessar o site e escolher dia, horário e especialidade médica que você precisa. Tudo ao alcance das mãos.

Em uma operadora que está há tanto tempo no topo do ranking de qualidade do IDSS ANS, você sabe que pode confiar!

Dentre os planos de saúde oferecidos pela Unimed-BH, saiba qual é o ideal para você. Acesse o nosso post Planos de saúde Unimed-BH: como escolher o ideal?

Também preparamos conteúdos exclusivos para você conhecer os Grupos de Promoção à Saúde Unimed-BH e para saber como funciona a Coparticipação Unimed-BH.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021