Ordenha de leite materno: formas de colher e armazenar

Parto Adequado

14/07/2021

Conheça os motivos para se ordenhar o leite materno, como realizar o processo e quais são os cuidados com o armazenamento e a utilização do leite ordenhado.

4 min de leitura

Compartilhar

Ordenha de leite materno: formas de colher e armazenar

Como você já deve saber, a lista de benefícios do aleitamento materno é extensa. Além de conter todos os nutrientes necessários para os primeiros 6 meses de vida do bebê, o leite materno é o único alimento que possui imunoglobulinas e anticorpos que protegem contra várias doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mães ofereçam exclusivamente leite materno — direto da mama ou ordenhado — para seus filhos até os 06 meses de vida e que, se possível, continue amamentando até dois anos de idade ou mais.

Porque devo fazer a ordenha do leite materno?

A ordenha de leite materno é importante por vários motivos: o esvaziamento de mamas ingurgitadas facilita as mamadas, auxilia no tratamento de mastites e estimula a produção de mais leite.

Além disso, é uma forma de se ofertar o leite materno na ausência da mãe ou quando o bebê não consegue sugar ao seio — sobretudo bebês prematuros ou muito doentes.

Cuidados para a extrair o leite materno

A técnica para extração, conhecida como ordenha, pode ser realizada de forma manual e por meio do uso de bombinhas manuais ou elétricas. Entretanto, a ordenha manual é a mais recomendada e ficará cada vez mais fácil de ser feita, à medida que você pratica.

Embora mais prática, a bombinha de tirar leite materno possui alguns aspectos que devem ser levados em consideração: o custo do aparelho, a necessidade de esterilização e o risco de lesão dos mamilos.

Independentemente do método escolhido, é preciso seguir um passo a passo para que a ordenha de leite materno seja feita de forma correta e higiênica.

Esterilize o frasco que será usado

O primeiro passo é a lavagem do frasco de vidro com tampa de plástico. É importante que se retire o rótulo. Em seguida, coloque o frasco em uma panela com água, de forma que fique totalmente submerso e ferva por 15 minutos.

Lembre-se de temporizar a partir do momento em que se iniciou a fervura. Após esse período, deixe o frasco escorrendo sobre um pano limpo, até que fique seco. Por último, feche o recipiente sem tocar na parte interna dele ou na tampa.

Higiene pessoal

Antes de iniciar a ordenha de leite materno, é importante seguir alguns passos de cuidado com a higiene pessoal. É recomendado o uso de touca ou lenço para cobrir os cabelos, retirada de anéis e pulseiras, além do uso de máscara ou pano para cobrir o nariz e a boca.

Não se esqueça de lavar as mãos e os antebraços (até o cotovelo) com água e sabão e as mamas apenas com água, secando essas partes com uma toalha limpa.

Escolha um local adequado para ordenhar o leite materno

Conforto e privacidade são fundamentais para que a ordenha do leite materno seja feita. Por isso, escolha um local tranquilo e limpo, onde possa realizar o processo com calma.

É importante que esse espaço tenha uma superfície plana — como uma mesa ou aparador —, coberta por um pano limpo, para que você possa apoiar o frasco e a tampa onde será armazenado o leite.

Escolha uma posição confortável para o processo e evite falar, tossir ou espirrar enquanto estiver realizando essa etapa.

Como ordenhar leite materno?

Tudo pronto para a ordenha manual do seu leite? Agora, basta seguir o passo a passo abaixo para a extração adequada:

  • Inicie apoiando a mama que será ordenhada como uma das mãos para conforto;
  • Utilizando dois dedos ou a palma da mão, faça massagens em movimentos firmes e circulares iniciando ao redor da aréola e progredindo em direção ao corpo;
  • Massageie por mais tempo as áreas onde existem nódulos e que estão mais doloridas. São onde tem mais leite acumulado;
  • Após a massagem, posicione o polegar logo acima da linha onde acaba a aréola, assim como o indicador e médio logo abaixo da aréola.
  • Realize movimentos de compressão (empurre para trás, em direção ao corpo) e aperte o polegar contra os dedos indicador e médio, repetindo esses movimentos até a saída de leite. Não deixe os dedos escorregarem para o mamilo para não o machucar;
  • Despreze os primeiros jatos;
  • Mude a posição dos dedos ao redor do mamilo para esvaziar todas as partes da mama;
  • O frasco aberto deve estar logo abaixo da aréola para que o leite seja colhido;
  • Encha o frasco até, no máximo, dois dedos abaixo da tampa. Caso o frasco esteja cheio, ele poderá quebrar ao ser congelado;
  • Ao terminar, feche o frasco com a tampa de plástico.

É comum ter dificuldade de extrair maiores quantidades de leite nas primeiras ordenhas. A facilidade e agilidade vão surgindo com a prática na técnica. Tenha paciência, insistência, calma e perseverança.

Como armazenar e utilizar o leite ordenhado

Tão importante quanto realizar a ordenha do leite materno corretamente, é armazenar de forma apropriada e oferecer ao pequeno, no prazo de validade.

Após ordenhado, o leite materno poderá ser estocado por até 15 dias, se mantido à temperatura máxima de -3 graus Celsius, em freezer ou congelador. Por isso, anotar a data e a hora da coleta do leite é fundamental antes de guardá-lo.

Caso o leite materno seja guardado na geladeira, e não no congelador ou freezer, o tempo máximo de permanência é de 12 horas — com temperatura máxima de 5º Celsius.

O mesmo vale após o leite ser descongelado: ele poderá ser usado por até 12 horas, desde que refrigerado.

Como preparar o leite para consumo do bebê

Para descongelar o leite materno e utilizá-lo, você vai precisar colocar o frasco de vidro em banho-maria, com água potável, aquecida até a temperatura de aproximadamente 40º Celsius (a água estará quente, mas você ainda conseguirá tocá-la sem se queimar).

O frasco deve então permanecer na água aquecida até que o leite descongele completamente.

A ordenha de leite materno pode ser importante para a saúde da mãe, do bebê e da amamentação. Por isso, é importante saber fazê-la da forma correta.

Conteúdos sobre maternidade? Conte com a Unimed-BH

Os cuidados com o leite materno fazem parte de um universo cheio de informações: a maternidade. No Viver Bem Unimed-BH, esse tema é abordado por especialistas, e pode ajudar você a responder perguntas e se preparar para o dia a dia com o bebê.

→ Acesse a categoria Maternidade e fique por dentro!

 

A ordenha de leite materno é apenas um processo dentro do universo completo que é a amamentação. Pensando nisso, a Unimed-BH elaborou um conteúdo completo com orientações sobre o assunto.

Confira o e-book Aleitamento Materno – Dicas e orientações para mães e cuidados com o bebê e tire todas as dúvidas sobre um aleitamento saudável.
Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021