Câncer de pênis: sinais, diagnóstico e formas de tratamento

Prevenção e Controle

25/08/2023

Entenda o que é o câncer de pênis, como essa doença se manifesta e quais são as formas de se prevenir.

3 min de leitura

Câncer de pênis: sinais, diagnóstico e formas de tratamento

O câncer de pênis é um tipo bastante raro de tumor. Embora também possa atingir pessoas mais jovens, a doença é muito mais frequente em homens a partir dos 50 anos de idade.

De acordo com informações divulgadas pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), a condição representa 2% de todos os tipos de câncer que podem acometer o público masculino e é mais comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Neste artigo do Viver Bem, o portal de saúde da Unimed-BH, você vai entender melhor o que é o câncer de pênis, quais são os fatores de risco, como é feito o diagnóstico e as formas de tratamento, entre outros detalhes.

O que significa câncer de pênis?

Tipo raro de tumor, o câncer de pênis é uma doença que atinge o órgão sexual masculino e está diretamente relacionada à má higiene.

Trata-se de uma condição que pode provocar inúmeros impactos negativos para a saúde do homem. Além da amputação total do pênis, é possível haver outras consequências físicas, sexuais e até psicológicas.

Fatores de risco

Determinados fatores aumentam o risco do desenvolvimento do câncer de pênis. Entre os principais, estão:

  • Má higiene íntima.
  • Condições socioeconômicas e educacionais desfavorecidas.
  • A não circuncisão, já que a falta de estreitamento do prepúcio aumenta a predisposição à doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns estudos científicos também sugerem que o câncer de pênis possa estar associado à infecção pelo vírus HPV, ou seja, o papilomavírus humano.

Saiba mais sobre o HPV e as demais ISTs neste artigo do Viver Bem:

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): o que são e como prevenir

Sinais e sintomas

É muito importante se atentar aos sinais e sintomas do câncer de pênis e procurar ajuda médica caso perceba a presença de alguma dessas alterações. Entre as mais comuns, estão:

  • Ferida ou úlcera persistente no pênis.
  • Tumoração no prepúcio, pele que cobre a “cabeça” do pênis.
  • Tumoração na glande.
  • Tumoração no corpo do órgão sexual masculino.
  • Aumento anormal do tecido da glande.
  • Presença de secreção branca.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor. Por isso, é primordial se consultar com um profissional de saúde ao notar qualquer sinal da doença, além de se consultar regularmente com um urologista e tirar suas dúvidas.

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, o diagnóstico do câncer de pênis é realizado por meio de uma biópsia, solicitada pelo médico especialista posteriormente a uma avaliação clínica do caso.

Trata-se de uma biópsia incisional, em que é retirado um fragmento do tecido da lesão peniana suspeita no órgão sexual masculino. Assim, é possível diferenciar as lesões malignas das lesões benignas ou pré-cancerosas.

Tratamento para o câncer de pênis

Quando o diagnóstico da doença é confirmado, o profissional responsável pelo atendimento avalia qual é o tipo de tratamento mais adequado e qual será a abordagem.

Na maior parte dos casos, a lesão primária peniana é retirada por meio de uma cirurgia, em que a amputação total do pênis pode ou não ser necessária, a depender da gravidade do câncer.

Outros tipos de tratamento podem ser combinados, como a radioterapia e a quimioterapia. Elas são indicadas especialmente nas situações de recidiva do câncer de pênis ou para tratamento paliativo, quando a lesão não é considerada cirúrgica.

Formas de prevenção

O câncer de pênis é uma doença evitável, e determinadas atitudes podem prevenir o desenvolvimento da condição. A higiene é o ponto principal: é necessário fazer a limpeza do órgão todos os dias com água e sabão, principalmente depois de relações sexuais.

Outro ponto que merece atenção está relacionado ao uso do preservativo. A prática sexual sem a devida proteção aumenta o risco de desenvolver diversas doenças, incluindo o câncer.

Fimose

Ainda falando sobre a prevenção, vale a pena destacar que a cirurgia de fimose também é considerada uma forma de evitar o câncer de pênis.

Isso porque essa condição pode atrapalhar a exposição da glande e, por essa razão, prejudicar a higienização do órgão, aumentando as chances da doença. Esse procedimento costuma ser feito ainda na infância, mas também pode ser realizado ao longo da vida, quando há a necessidade.

Informe-se mais sobre fimose neste artigo especial do Viver Bem:

O que é fimose? Tipos, cirurgia, diagnóstico

Os cuidados com a saúde do homem

Neste texto, além de entender o que é o câncer de pênis e quais são os sinais da doença, você conheceu a importância do diagnóstico precoce e de manter os meios de prevenção.

Existem, no entanto, diversas outras doenças que também podem ser evitadas. Quando o assunto é a saúde do homem, são muitos os temas que merecem destaque na busca por mais qualidade de vida e bem-estar.

Foi pensando nisso que o Viver Bem preparou um conteúdo especial, repleto de dicas e orientações para você, homem, se cuidar de forma preventiva e manter seu organismo em equilíbrio. Leia:

Saúde do homem: cuidado preventivo e qualidade de vida

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários