A importância de reduzir o consumo de doces
27/08/2021
Você é apaixonado por doces mas quer reduzir o consumo de açúcar para cuidar melhor da sua saúde? Entenda os riscos que o consumo em excesso pode causar e confira algumas dicas para reduzir o consumo deste ingrediente.
3 min de leitura
Além de colaborar com o aumento de peso, comer muito doce pode acarretar diversos problemas, dentre eles, o aumento do risco de ter diabetes e a aceleração do envelhecimento.
O alto consumo de açúcar já impacta no aumento de doenças crônicas não-transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, existem 12,5 milhões de pessoas com diabetes, o que corresponde a 7% da população.
Outra doença que tem crescido entre os brasileiros e está relacionada ao alto consumo de açúcar, é a obesidade. Essa condição clínica subiu mais de 60%.
Outras consequências são o desenvolvimento de cáries, aumento dos riscos de doenças cardíacas, insônias e problemas de pele.
Veja algumas dicas para reduzir o consumo de açúcar e saiba por que, quando ingerido sem moderação, este ingrediente se torna um dos principais vilões para a sua saúde.
Comer muito doce: entenda a importância do controle
Para entender os prejuízos que o hábito de comer muito doce pode acarretar ao organismo, é preciso, primeiramente, saber do que se trata este ingrediente.
A sacarose (açúcar comum) é um carboidrato presente naturalmente em vários alimentos, como frutas e vegetais, ou acrescido em produtos industrializados e também comercializado puro. Neste caso, a substância é extraída, geralmente, da cana-de-açúcar.
Muito utilizado para adoçar os alimentos ou mesmo para equilibrar os sabores de uma receita, o açúcar comum, também conhecido como açúcar branco, é transformado em glicose no organismo, e utilizado pelo corpo para gerar energia.
Essa energia gera estoques de gordura e, por isso, o consumo exagerado de açúcar pode levar ao sobrepeso, fator desencadeante para vários problemas de saúde. Além disso, o excesso de açúcar também pode causar complicações como:
- Diabetes
- Hipertensão
- Doenças cardíacas
- Problemas odontológicos
Aproveite a oportunidade para saber mais sobre o diabetes no oitavo episódio do Saber Pra Cuidar, websérie da Unimed-BH. Neste episódio, já disponível no YouTube, a Dra. Ana Paula Oliveira, médica endocrinologista e cooperada da Unimed-BH traz informações importantes sobre a doença e tira as principais dúvidas. Assista agora:
Vontade de comer doce: seu desejo é frequente?
Já pensou em quantas vezes você sente vontade de comer doce durante o dia? Isso pode estar relacionado aos efeitos que o açúcar causa em seu organismo.
Associado à produção da serotonina, um tipo de neurotransmissor que atua no cérebro, o açúcar pode trazer, para muitas pessoas, a sensação de felicidade. Por isso, muitas vezes, os doces são utilizados como válvula de escape para amenizar os sintomas de ansiedade.
Como parar de comer doce: dicas para reduzir o consumo
Não é preciso eliminar de forma drástica o açúcar da rotina. O ideal é que exista um equilíbrio na alimentação e moderação no consumo de doces.
Os brasileiros têm o hábito de ingerir 80g de açúcar por dia, sendo que 64% deste produto é adicionado aos alimentos como cafés, bolos e sucos. Os outros 36% estão presentes nos alimentos industrializados.
Uma dica para eliminar boa parte do açúcar na dieta é evitar o consumo de produtos industrializados que, além de conter muita quantidade do ingrediente, também fazem mal para a saúde. Se você quer saber como parar de comer doce, veja outras alternativas:
- Tenha bons hábitos durante o dia, como beber bastante água, praticar exercícios físicos e dormir bem.
- Priorize os alimentos naturais ricos em fibras como e evite os doces que contém açúcar refinado.
- Se bater a vontade de adoçar a boca, opte por frutas.
A melhor opção para balancear a sua rotina alimentar e reduzir a quantidade de doces é buscar ajuda de um profissional. Ele é quem irá traçar um plano alimentar adequado, modificando o hábito de comer muito doce com opções de cardápios saudáveis, de acordo com sua condição de saúde e necessidades.
Acesse o conteúdo da Unimed-BH sobre o assunto para descobrir qual especialista você deve consultar > Nutrólogo ou nutricionista: quando buscar cada profissional?