A importância de reduzir o consumo de doces

Prevenção e Controle

27/08/2021

Você é apaixonado por doces mas quer reduzir o consumo de açúcar para cuidar melhor da sua saúde? Entenda os riscos que o consumo em excesso pode causar e confira algumas dicas para reduzir o consumo deste ingrediente.

2 min de leitura

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A importância de reduzir o consumo de doces

Além de colaborar com o aumento de peso, comer muito doce pode acarretar diversos problemas, dentre eles, o aumento do risco de ter diabetes e a aceleração do envelhecimento.

O alto consumo de açúcar já impacta no aumento de doenças crônicas não-transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, existem 12,5 milhões de pessoas com diabetes, o que corresponde a 7% da população.

Outra doença que tem crescido entre os brasileiros e está relacionada ao alto consumo de açúcar, é a obesidade. Essa condição clínica subiu mais de 60%.

Outras consequências são o desenvolvimento de cáries, aumento dos riscos de doenças cardíacas, insônias e problemas de pele.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo de açúcar e saiba por que, quando ingerido sem moderação, este ingrediente se torna um dos principais vilões para a sua saúde.

Comer muito doce: entenda a importância do controle

Para entender os prejuízos que o hábito de comer muito doce pode acarretar ao organismo, é preciso, primeiramente, saber do que se trata este ingrediente.

A sacarose (açúcar comum) é um carboidrato presente naturalmente em vários alimentos, como frutas e vegetais, ou acrescido em produtos industrializados e também comercializado puro. Neste caso, a substância é extraída, geralmente, da cana-de-açúcar.

Muito utilizado para adoçar os alimentos ou mesmo para equilibrar os sabores de uma receita, o açúcar comum, também conhecido como açúcar branco, é transformado em glicose no organismo, e utilizado pelo corpo para gerar energia.

Essa energia gera estoques de gordura e, por isso, o consumo exagerado de açúcar pode levar ao sobrepeso, fator desencadeante para vários problemas de saúde. Além disso, o excesso de açúcar também pode causar complicações como:

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Doenças cardíacas
  • Problemas odontológicos

Vontade de comer doce: seu desejo é frequente?

Já pensou em quantas vezes você sente vontade de comer doce durante o dia? Isso pode estar relacionado aos efeitos que o açúcar causa em seu organismo.

Associado à produção da serotonina, um tipo de neurotransmissor que atua no cérebro, o açúcar pode trazer, para muitas pessoas, a sensação de felicidade. Por isso, muitas vezes, os doces são utilizados como válvula de escape para amenizar os sintomas de ansiedade.

Como parar de comer doce: dicas para reduzir o consumo

Não é preciso eliminar de forma drástica o açúcar da rotina. O ideal é que exista um equilíbrio na alimentação e moderação no consumo de doces.

Os brasileiros têm o hábito de ingerir 80g de açúcar por dia, sendo que 64% deste produto é adicionado aos alimentos como cafés, bolos e sucos. Os outros 36% estão presentes nos alimentos industrializados.

Uma dica para eliminar boa parte do açúcar na dieta é evitar o consumo de produtos industrializados que, além de conter muita quantidade do ingrediente, também fazem mal para a saúde. Se você quer saber como parar de comer doce, veja outras alternativas:

  • Tenha bons hábitos durante o dia, como beber bastante água, praticar exercícios físicos e dormir bem.
  • Priorize os alimentos naturais ricos em fibras como e evite os doces que contém açúcar refinado.
  • Se bater a vontade de adoçar a boca, opte por frutas.

A melhor opção para balancear a sua rotina alimentar e reduzir a quantidade de doces é buscar ajuda de um profissional. Ele é quem irá traçar um plano alimentar adequado, modificando o hábito de comer muito doce com opções de cardápios saudáveis, de acordo com sua condição de saúde e necessidades.

Acesse o conteúdo da Unimed-BH sobre o assunto para descobrir qual especialista você deve consultar > Nutrólogo ou nutricionista: quando buscar cada profissional?

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