Home office em tempos de pandemia: o que é e como lidar

Prevenção e Controle

21/05/2021

Um ambiente de trabalho saudável é essencial no home office. Confira algumas dicas de como lidar melhor com esse estilo de trabalho em tempos de pandemia.

3 min de leitura

Compartilhar

Home office em tempos de pandemia: o que é e como lidar

Em março de 2020, a Covid-19 pegou o mundo todo de surpresa, fazendo com que as pessoas mudassem completamente os seus hábitos de uma hora para a outra. Além de máscaras, álcool em gel, higienização das mãos e todos os recursos para minimizar os impactos do vírus, o termo “home office” tem sido cada vez mais usado de um ano para cá.  

Neste artigo, além de conhecer melhor esse formato de trabalho e o porquê de seu crescimento, você vai ter algumas dicas para assegurar maior qualidade de vida nesse “novo ambiente”. 

O que é trabalho home office?  

A expressão “home office” vem do inglês e, mesmo que sua tradução literal seja “escritório em casa”, ela pode significar, num sentido mais amplo, todo tipo de trabalho remoto – ou seja, quando o profissional trabalha fora dos limites da empresa.

O regime de home office pode variar de acordo com o vínculo do funcionário com o contratante. Um freelancer, por exemplo, pode ter maior flexibilidade e organizar seus horários de acordo com as demandas, enquanto aqueles que trabalham para uma empresa estão subordinados às mesmas regras do trabalho presencial, com horários fixos e reuniões semanais. 

Modalidade cresceu na pandemia 

Antes da pandemia, era comum que o trabalho home office fosse realizado também em ambientes como cafeterias, shoppings, lanchonetes e hotéis.

Mas, com as medidas de distanciamento social adotadas em razão da Covid-19, o trabalho remoto tem sido executado de casa, na grande maioria dos casos, e vem sendo adotado como modalidade profissional por milhares de empresas no mundo todo. 

Como trabalhar em casa, afinal? 

O trabalho home office pode parecer o sonho de consumo de muita gente. Evitar horas no trânsito, dormir um pouco mais, reduzir custos com transporte e alimentação são apenas algumas das vantagens ao trabalhar em casa.

Contudo, é preciso ter em mente a priorização de um bom ambiente para realizar as atividades da forma mais organizada possível. 

O home office, além de ser muito mais propício a distrações, pode levar ao esgotamento profissional, uma vez que o ambiente de trabalho é também o local de descanso. 

A seguir, listamos algumas sugestões práticas de como trabalhar em casa de maneira mais leve e saudável. 

Dicas para home office: saúde e organização no remoto 

Pensando nos cuidados necessários para a adaptação do profissional que atua na modalidade remoto, a Unimed-BH separou algumas dicas para home office. Todas importantes para ajudar a manter o foco profissional e, principalmente, a saúde. Confira! 

1. Deixe claro às pessoas que você está trabalhando 

Devido ao fato de estar em casa, muitas vezes os pais, amigos ou companheiros não entendem que você está trabalhando. Para evitar interrupções constantes, é necessário deixar claro a todos que você está em horário de trabalho e precisa de tranquilidade, concentração e privacidade. 

2. Crie uma rotina 

Seu corpo precisa entender que home office não é sinônimo de férias. Portanto, é preciso estabelecer horários para acordar, comer, trabalhar e descansar. Sem uma rotina, os limites entre a vida profissional e a pessoal podem acabar se confundindo. 

3. Reserve um tempo para pausas 

No trabalho presencial, existem pausas para conversar com os colegas, almoçar, tomar um café… Já no home office, a tendência é que se passe mais tempo sentado e na mesma posição.  

Por isso, o ideal é reservar um tempo a cada hora para se movimentar. Aproveite os intervalos entre uma reunião e outra, faça pausas para o café ou busque uma água. Só não vale ficar parado e colocar em risco o seu bem-estar.

4. Mantenha os laços pessoais com os colegas de trabalho 

Com o home office, é comum termos relações cada vez mais frias e diretas. Então, antes de demandar um trabalho a um colega ou antes de começar uma reunião, comente sobre algum assunto do dia, pergunte como está a rotina ou entre com outras pautas mais tranquilas. Seja mais leve e menos direto. 

5. Faça questão de bons equipamentos de trabalho 

O trabalho remoto demanda uma boa estrutura. Um bom computador, fone de ouvido e uma cadeira confortável são essenciais para uma rotina saudável. Portanto, se você não tem todos esses equipamentos em casa, faça um investimento ou solicite à sua empresa quando possível. 

6. Use boas ferramentas de comunicação 

Mesmo trabalhando de casa, você continua precisando se comunicar com clientes, líderes e colegas de trabalho. Para facilitar o fluxo de comunicação, é importante adotar boas ferramentas.

Para reuniões online, plataformas como Teams, Google Meet e Zoom são ideais; para chat e grupos de trabalho, o Slack pode ser uma ótima ferramenta; e para demandar tarefas a outros colegas, o Operand e o Hitask podem ajudar muito. 

É claro que a adaptação ao home office depende de cada indivíduo e de cada organização. Existem pessoas que preferem trabalhar de casa e não se incomodam com a mudança de rotina; já outras sentem mais dificuldade com o novo ambiente.

No entanto, um espaço saudável de trabalho precisa ser tratado sempre como prioridade e pode ajudar muito nesse momento. Se você gostou, compartilhe com seus colegas ou baixe a cartilha Dicas de Home Office clicando aqui.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não

    Nos ajude a melhorar nosso conteúdo!
    ×
    Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

    Comentários

    error: © Copyright Unimed-BH 2021