Hipertensão: o que você precisa saber e dicas para controlar a pressão arterial
20/04/2021
Atualizado em 08/05/2023
A hipertensão é uma das maiores causas de morte no Brasil. Encontre neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a condição.
4 min de leitura
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Dados de 2019 indicam que aproximadamente 24% dos brasileiros com mais de 18 anos sofrem de pressão alta.
Esses dados são ainda mais alarmantes quando falamos sobre a população da terceira idade. Entre 60 e 65 anos, essa proporção chega a 47%. Depois dos 75 anos de idade, cerca de 60% sofre com a condição.
A hipertensão é um assunto muito sério e, por isso, se informar é necessário. Neste artigo, o Viver Bem traz informações sobre a doença, suas causas, tratamentos e outros detalhes relacionados.
O que é hipertensão?
Trata-se de uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão sanguínea. Mas como ela se manifesta no corpo?
A pressão alta ou pressão arterial sistólica (ou máxima) é a força do sangue empurrado contra as paredes dos vasos sanguíneos quando o coração bate e se contrai.
A pressão arterial diastólica (ou mínima) indica a pressão nas artérias quando o coração descansa, entre uma batida e outra. Valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 80 mmHg são considerados hipertensão.
Causas
Na maioria dos casos, essa condição é herdada dos pais ou secundária ao envelhecimento. Mas outros fatores também influenciam nos valores da pressão arterial, como:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Bebidas alcoólicas
- Colesterol alto
- Estresse
- Cigarro
A alimentação com excesso de sal também pode ser uma causa da doença. Informe-se a respeito no artigo que o Viver Bem preparou para você:
Comer muito sal faz mal: saiba como evitar o excesso de sal no organismo
Qual é a pressão arterial considerada ideal?
Essa resposta depende da sua saúde, e apenas um médico que faça uma avaliação no seu corpo poderá dizer.
O importante é que a redução da pressão arterial, quando necessária, seja realizada de forma cautelosa e considerando a presença de outras doenças associadas, de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, o uso de medicamentos prévios e também a sua idade.
Discuta seus riscos com seu médico e considere o objetivo de alcance da meta pressórica recomendada para você.
Informe-se sobre doenças cardiovasculares neste artigo do Viver Bem:
As principais perguntas sobre doenças cardiovasculares
Tratamento
Antes de mais nada, é fundamental obter o diagnóstico precoce e fazer com que a pressão arterial alcance níveis ideais, protegendo os órgãos-alvo, como o coração, o cérebro e os rins.
Em termos de tratamento, ele sempre inclui a mudança no estilo de vida e a adoção de novos hábitos mais saudáveis. Algumas medidas ajudam a evitar e a controlar a hipertensão, por exemplo:
- Controle do peso.
- Prática de atividades físicas regulares.
- Manutenção de uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais e com baixo teor de sal e de gordura.
- Interrupção do uso do tabaco.
- Redução do consumo de álcool.
- Controle do estresse.
Os medicamentos nem sempre são indicados, mas, quando necessários, geralmente se mostram eficazes, bem tolerados e disponíveis a valores acessíveis no mercado. Alguns são oferecidos gratuitamente pelo SUS mediante o programa “Farmácia Popular”.
O tratamento da hipertensão não deve ser ignorado e tem de ser contínuo. Consulte seu médico e elabore um bom plano para manter a sua saúde em dia.
Como monitorar a pressão arterial em casa?
Converse com o seu médico sobre com que frequência você deve conferir a sua pressão arterial. Aferir a pressão em casa é simples e fácil, mas vale tomar uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos.
Algumas recomendações, são:
- Não fumar ou ingerir cafeína 30 minutos antes da aferição.
- Depois da realização de algum exercício ou esforço físico, descansar de 60 a 90 minutos.
- Evitar refeições pesadas antes da aferição.
- Não realizar o uso de bebidas alcoólicas 30 minutos antes.
- Ficar sentado e calmo no período de 5 a 10 minutos antes da avaliação.
- Esvaziar a bexiga.
- Evitar conversar durante o procedimento.
- Ficar na posição sentada, de pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso (costas) encostado na cadeira e relaxado.
Uma dica a ser considerada para medir corretamente a pressão: o braço deve estar na altura do coração, livre de roupas, apoiado em alguma superfície (mesa), com a palma da mão voltada para cima; e o cotovelo, ligeiramente flexionado.
Por que é tão importante controlar a pressão arterial?
A hipertensão é a principal causa evitável de doenças cardiovasculares que incluem: infarto do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e doença arterial dos membros inferiores, além de poder causar insuficiência dos rins e lesões oculares.
Por isso, a prevenção é fundamental. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão arterial está muito elevada. Cerca de 30% a 45% da população adulta possui hipertensão, e isso se torna progressivamente mais comum com o avanço da idade.
Estima-se que mais da metade dessas pessoas não têm os níveis pressóricos devidamente controlados.
O que devo fazer se minha pressão estiver alta?
Algumas ações devem ser tomadas caso você esteja com a pressão alta, mas é altamente recomendado que você conte com o apoio de um profissional de saúde e não se esqueça de seguir cada uma de suas indicações.
- Discuta seu risco de doença cardíaca com o seu médico.
- Desenvolva um plano de tratamento personalizado, incluindo como alvo o nível da pressão sanguínea.
- Tome a medicação para pressão arterial, caso seja prescrita pelo seu médico.
- Faça mudanças saudáveis no seu estilo de vida.
- Monitore sua pressão arterial em casa e analise o progresso, levando em consideração o objetivo a ser atingido no nível de sua pressão arterial.
Hipertensão Gestacional Específica
É pertinente citar que a hipertensão também é uma condição que pode ocorrer durante a gestação, e é de extrema importância acompanhar esse quadro. Informe-se sobre esse assunto no artigo especial do Viver Bem a respeito:
Hipertensão Gestacional Específica: prevenção, sintomas e tratamento
Cuidado com o uso de medicamentos
Como você viu neste texto, o uso de medicamentos pode ser necessário em determinados casos de hipertensão. É fundamental, no entanto, seguir as recomendações médicas e jamais usar medicação sem indicação.
Além disso, existem diversos outros cuidados necessários para o uso e até mesmo para o armazenamento dos remédios. O Viver Bem preparou um material completo sobre o assunto. Você pode acessá-lo clicando na imagem abaixo.