Erros de refração: quanto tempo leva para o grau se estabilizar?

Prevenção e Controle

11/08/2021

Descobrir que o grau “estacionou” é um desejo de muitas pessoas que sofrem de erros de refração. Saiba quando ocorre essa estabilização para cada uma das condições!

3 min de leitura

Erros de refração: quanto tempo leva para o grau se estabilizar?

É comum nos depararmos com amigos, ou familiares, com dificuldades para enxergar. E, essas mesmas pessoas, normalmente recorrem ao uso de óculos e lentes de contato para corrigir esse problema. O motivo dessa “falha” é, na maioria das vezes, algum erro de refração ocular — um grupo de doenças oculares que afeta milhões de pessoas.

Mesmo estando entre as doenças oculares mais prevalentes no mundo, os erros refrativos são muitas vezes menosprezados. O grande problema é que, se não receberem o tratamento correto, podem colocar a visão em risco.

Se por um lado eles podem ser perigosos para a saúde ocular, por outro, o diagnóstico é simples e fácil de descobrir: pessoas que realizam consultas com o oftalmologista regularmente, conseguem descobrir algum erro de refração em um simples exame de rotina.

Mas afinal, o que são os erros de refração? Conheça mais sobre as doenças oculares que fazem parte desse grupo e em quanto tempo ocorre a sua estabilização.

O que é refração ocular?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é refração ocular. Para a formação da visão, é preciso que a luz atravesse o globo ocular e chegue até a retina, formando uma imagem nítida. Os erros de refração, por sua vez, acontecem quando, durante esse “trajeto”, ela sofre algum desvio.

Os desvios ocorrem devido a alguma diferença no formato ou tamanho do olho, e cada uma dessas características é um tipo de erro de refração.

refração ocular - tipos de olhos

Astigmatismo

Pessoas com astigmatismo possuem a superfície da córnea irregular. Por isso, é comum apresentarem dificuldade em enxergar de perto ou longe, a depender do ângulo onde a luz incide.

refração ocular - astigmatismo

Hipermetropia

A incapacidade em enxergar de perto, pode indicar um quadro de hipermetropia. Ela causa problemas na visão de proximidade, causado por uma condição em que o olho possui tamanho menor.

refração ocular - hipermetropia

Miopia

A miopia pode ser resultado de um globo ocular muito comprido ou de uma córnea excessivamente curvada. Neste erro de refração, a capacidade de enxergar de longe é afetada.

Os três erros de refração são extremamente comuns, já que cada um deles conta com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.

Em caso de sintomas de algum deles, a recomendação é procurar um oftalmologista. Ele poderá fazer um exame de refração, diagnosticar corretamente os quadros e indicar o melhor tratamento.

refração ocular - miopia

Com quantos anos o grau estabiliza?

Cada erro de refração apresenta características diferentes no que diz respeito à estabilização do grau.

Exceto casos específicos, como o ceratocone — doença que pode ser diagnosticada pelo oftalmologista durante consultas de rotina —, o astigmatismo permanece estável e sem grandes mudanças.

Já no caso da hipermetropia, o grau tende a diminuir com o crescimento da criança e também de seus olhos.

A miopia possui o comportamento um pouco diferente. Ela tende a progredir à medida que vamos crescendo — se desenvolvendo ao longo da adolescência e estabilizando por volta dos 18 a 21 anos.

Em alguns casos, pode haver aumento do grau até além dos 30 anos.

Como saber se meu grau estabilizou?

Quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, deve ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano para verificar possíveis modificações no grau. Geralmente, pode-se considerar que o grau estabilizou quando ele não muda em intervalos de 6 meses a 1 ano.

É importante ressaltar que a estabilização do grau não garante que o distúrbio nunca mais volte a ocorrer. Após estabilizado, o paciente pode optar pela cirurgia para a correção da miopia, caso haja indicação.

É sempre fundamental o acompanhamento com o oftalmologista, já que só ele pode identificar qualquer alteração e necessidade de tratamento em cada paciente.

Quer saber qual é a frequência ideal para consultas com o especialista? Clique aqui e confira o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários