Atendimento de urgência e emergência: quando procurar esses serviços?

Unimed-BH

28/05/2021

Urgência e emergência não são a mesma coisa. Neste post, você entenderá a diferença entre os termos e quando deve acionar cada tipo de serviço.

3 min de leitura

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Atendimento de urgência e emergência: quando procurar esses serviços?

Em casos complexos de saúde, o suporte médico deve ser imediato, especialmente se há risco de morte. Para essas situações, existe o atendimento de urgência e emergência.

Mesmo que haja semelhança entre os termos, a classificação carrega diferenças essenciais utilizadas para definir qual o tipo de assistência necessária. Continue lendo este artigo e saiba quando recorrer a esses serviços vitais.

Qual a diferença entre pronto atendimento e pronto-socorro?

As unidades de pronto atendimento servem para realizar o primeiro atendimento a pacientes em estado grave, mas sem risco iminente de morte.

Já os serviços de pronto-socorro, geralmente instalados em hospitais, recebem pacientes cujo estado de saúde demanda cuidados imediatos sob risco de morte.

Atendimento de urgência e emergência: qual a diferença?

Ao entrar em um hospital, o paciente é avaliado por um membro da equipe de enfermagem, que vai analisar a situação e classificar a gravidade.

Nos casos mais graves, o paciente é imediatamente encaminhado para o pronto-socorro, onde receberá todos os cuidados necessários para resguardar a sua vida.

É comum confundir os termos urgência e emergência ou pensar que se referem ao mesmo tipo de atendimento. Entenda a diferença entre eles.

Atendimento de urgência

Essa classificação abrange os casos de média complexidade, sem risco iminente de morte, mas que demandam assistência médica em até duas horas.

Encaixam-se no atendimento de urgência os casos de fraturas, luxações, torções, lesões causadas por acidentes, complicações na gravidez, retenção urinária em idosos, transtornos psiquiátricos e crises de asma brônquica.

Atendimento de emergência

Trata-se do estado de maior gravidade do paciente, que deve receber atendimento médico imediato. Caso isso não ocorra, o paciente pode ter sequelas permanentes ou até morrer.

São tratados como casos de emergência situações de hemorragia, infarto do miocárdio, AVC, cortes profundos, derrame, febre alta permanente, intoxicação alimentar ou medicamentosa, convulsões, dificuldade respiratória, queimaduras graves, inconsciência ou desmaio.

Pronto Atendimento Unimed-BH

Os clientes da Unimed-BH têm à disposição o atendimento de urgência e emergência tanto na rede própria como nas clínicas conveniadas à operadora. Além disso, o serviço é disponibilizado em todo o território nacional.

Continue lendo e saiba como localizar o serviço de pronto-socorro Unimed-BH.

Unidades e diferenciais

Os hospitais da Unimed-BH são equipados para suprir necessidades diversas dos pacientes. Você encontra o serviço de pronto-socorro na rede credenciada, que conta com dezenas de hospitais, dependendo do seu plano. Para saber quais são as unidades, acesse o aplicativo ou o portal Unimed-BH.

Além das opções da rede credenciada, você encontra atendimento de urgência e emergência especializado na rede própria da Unimed-BH. São três endereços:

  • Unidade Contorno – Av. do Contorno, 3.097 – Santa Efigênia
  • Unidade Betim – Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 3.400 – Betim Industrial
  • Unidade Pedro I – Av. Dom Pedro I, 2.840 – Planalto

O serviço de atendimento de urgência e emergência também está disponível de forma especializada nas maternidades Unimed-BH da Unidade Grajaú e do Hospital de Betim, para atendimento às gestantes e recém-nascidos; e também no Hospital Infantil São Camilo, para atendimento pediátrico.

Como acionar o serviço de ambulâncias

Salvar vidas é prioridade. Por isso, as equipes de saúde trabalham para atender aos casos de emergência com máxima celeridade. Para garantir o socorro imediato aos pacientes, a Unimed-BH disponibiliza com exclusividade o Serviço Móvel em Saúde Unimed.

Esse serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para acioná-lo, basta ligar para o número 0800 030 30 03 – opção 3. A frota própria de ambulâncias da operadora tem alcance de 60 quilômetros a partir do centro de Belo Horizonte.

Pronto Atendimento Online

Quer receber atendimento médico para pequenas urgências sem sair de casa? Esta é mais uma comodidade da Unimed-BH para os clientes.

O Pronto Atendimento Online está disponível todos os dias da semana em horário estendido, das 7h às 21h45, porque a sua saúde não pode esperar.

Você pode acionar o serviço se estiver com alguns destes sintomas:

  • Cefaléia.
  • Dor lombar.
  • Diarreia, vômito e/ou náuseas.
  • Dor ou urgência para urinar.
  • Febre, dor no corpo, dores nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, perda de apetite, manchas vermelhas na pele ou dor abdominal.

Para marcar o atendimento, basta ligar para o número 3071-9861 ou clicar no link: Espaço do Cliente.

Quer saber mais sobre esse diferencial imprescindível? Acesse a página: Pronto Atendimento Online.

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