Yoga para crianças: os benefícios e como começar a prática

Qualidade de Vida

16/11/2021

Quer proporcionar ao seu filho todos os benefícios da yoga, prática que trabalha o corpo e a mente? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre a yoga infantil.

4 min de leitura

Yoga para crianças: os benefícios e como começar a prática

A yoga é uma prática milenar com adeptos de todas as idades, corpos e crenças. Afinal, é uma atividade física inclusiva e repleta de benefícios para o corpo e a mente. A yoga para crianças, além dessas vantagens, também agrega aos pequenos o entendimento sobre o próprio corpo.

Dentre as inúmeras descobertas e experiências ao longo da vida, o autoconhecimento é, talvez, umas das mais importantes. Aprender a se amar e ter controle e respeito por si mesmo desde cedo, é uma forma saudável de atravessar a primeira fase da vida.

Por isso, a yoga infantil é uma excelente sugestão de atividade para crianças. A prática tem até uma posição chamada postura da criança, você sabia? Conheça mais sobre o universo da yoga para crianças e saiba como estimular o seu filho a começar.

Yoga para crianças: tire as suas dúvidas

A yoga trabalha órgãos e músculos de todo o corpo, além de promover a conexão entre o corpo e a mente. Não por acaso, a prática é conhecida por seus diversos benefícios, inclusive para os pequenos.

1. Criança pode fazer yoga?

Sim, desde que não haja contraindicação médica. A prática da yoga infantil deve ser realizada conforme a idade da criança, já que há posturas e movimentos com diferentes níveis de complexidade e intensidade.

2. A partir de qual idade é indicado começar?

Depende do desenvolvimento de cada criança, mas a partir dos 2 aninhos, algumas já conseguem dar os primeiros passos na prática. No entanto, a partir dos 4 anos tendem a absorver melhor o conhecimento adquirido nas aulas e ampliar o leque de movimentos.

3. Benefícios da yoga para crianças

Além de acalmar e promover o relaxamento, a yoga ajuda a criança a ter consciência corporal e se desenvolver melhor emocionalmente.

Outra vantagem neste mundo tão tecnológico e conectado, é estimular a criança a fazer essa transição do ambiente virtual para o mundo real de uma forma mais tranquila.

Mas a lista de benefícios da yoga para crianças não para por aí:

  • Auxilia na coordenação motora, equilíbrio e postura;
  • Estimula a concentração;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Trabalha os músculos e órgãos de todo o corpo;
  • Aumenta a flexibilidade.

A yoga infantil também possibilita que os pequenos aprendam mais sobre eles mesmos e tenham, sozinhos, novas experiências e descobertas. Esta habilidade ajuda a desenvolver a autoestima, autonomia e o hábito do autocuidado.

4. Yoga infantil requer adaptação?

A prática para o público infantil é diferente das aulas para adultos. As técnicas de yoga infantil podem incluir recursos diversos para facilitar o entendimento das crianças, a realização dos movimentos e posturas, e estimular a imaginação e a criatividade.

Alguns destes recursos são músicas, contação de histórias, interpretação e jogos. Afinal, a yoga para crianças acaba sendo também uma brincadeira.

5. Posturas de yoga para crianças: veja as principais

As posturas de yoga para crianças costumam ser as mesmas da prática para adultos, mas com uma abordagem mais lúdica. O ideal é replicar as posições de yoga para iniciantes, embora com o passar do tempo e a prática regular, algumas crianças possam desenvolver habilidades suficientes para movimentos mais elaborados.

Devido à denominação de algumas posturas, como as que levam nomes de animais, as crianças já se sentem atraídas e estimuladas a praticar, naturalmente. Por exemplo:

  • Postura do cachorro olhando para baixo: com pés e mãos alinhados e fixos no chão, pernas e braços estendidos, o quadril é elevado.
  • Sequência de posturas do gato e da vaca: em uma posição ajoelhada e com as mãos no chão, braços estendidos, a criança curva o tronco olhando para baixo, e depois inverte essa posição, abrindo o peito e olhando para cima. Esses movimentos são alinhados à respiração.
  • Postura da borboleta: sentada no chão, a criança encosta as solas dos pés uma na outra, trazendo os calcanhares próximos ao corpo, enquanto realiza movimentos para cima e para baixo com os joelhos, “batendo as asinhas da borboleta”.
  • Postura da cobra: com o corpo deitado para baixo e alinhado, a criança levanta a cabeça enquanto vai esticando os braços, aos poucos, para sustentar a posição.

Exercícios de respiração e meditação também são praticados nas aulas de yoga para crianças.

Aula de yoga para crianças: o que considerar

Como em toda atividade física, é recomendado que um pediatra avalie as condições clínicas da criança para o exercício.

Vale destacar que a criança não deve ser forçada a realizar o movimento. Ela deve ser estimulada e guiada para isso. Também não há a necessidade de corrigir e cobrar tanto, os movimentos não precisam ser exatos.

O mais importante é que a criança esteja concentrada naquele exercício e ativa. Às vezes, interromper demais para corrigir a postura, pode acabar fazendo o pequeno perder o foco. O ideal é que uma aula de yoga para crianças seja leve, lúdica e divertida.

Yoga infantil BH

Alguns estúdios de yoga em BH também oferecem aulas para crianças, inclusive online. Você pode procurar o local mais próximo à sua casa e avaliar esta modalidade.

O Circuito Mude1Hábito, da Unimed-BH, também possibilita o acesso a diferentes práticas guiadas por um profissional, além de dicas de saúde e orientações sobre posições e posturas corretas para cada exercício.

E você ainda pode acumular pontos para trocar por prêmios e benefícios, enquanto cria uma rotina mais saudável para você e sua família. Cadastre-se na plataforma clicando neste link.

Para saber mais sobre o universo da yoga, acesse esse artigo do Portal Viver Bem, onde trazemos mais informações sobre a prática para adultos: Benefícios da yoga: cuide da saúde do corpo e da mente.

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