Pratos típicos de festa junina: 3 receitas saudáveis para fazer em casa   

Qualidade de Vida

23/06/2021

As comidas juninas podem variar em cada região do Brasil, mas alguns ingredientes são unânimes. Descubra algumas curiosidades e aprenda receitas menos calóricas para celebrar a data em casa.  

4 min de leitura

Compartilhar

Pratos típicos de festa junina: 3 receitas saudáveis para fazer em casa   

A temporada de comidas quentes para o frio está aberta. Os pratos típicos de festa junina não estão restritos somente ao mês de junho. Eles são ideais para todo o período de inverno.  

A tradição junina remete a refeições caseiras preparadas com muito carinho para aquecer o corpo durante o festejo. Muitos destes pratos, além de saborosos, são mais calóricos: canjica, paçoca, pé de moleque, pamonha, milho na manteiga, caldos… Se preparados de forma diferente, é possível aproveitar todos esses quitutes sem peso na consciência.

Mantenha a alimentação saudável também no inverno  

Com a chegada do frio e das festas típicas dessa temporada, é difícil não sucumbir à tentação diante de tantos pratos saborosos. No entanto, a maior parte deles traz gorduras, açúcar e calorias em excesso. 

E como fazer para aproveitar esse cardápio? É só saborear com moderação. Especialmente se a sua condição de saúde não permite exageros. Pessoas com quadros preexistentes de diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo, devem priorizar a alimentação saudável e balanceada também nesta época.  

Pratos que combinam com o frio

Embora exista o mito de que saladas e frutas não combinam com o tempo frio, elas são boas opções de alimentação o ano todo. Já os caldos e sopas são ótimas pedidas para o inverno porque, além de aquecerem o corpo, concentram poderosos nutrientes.  

Uma dica para aproveitar essas comidas quentes para o frio é variar os ingredientes. Você pode preparar um caldo verde, por exemplo, à base de couve, mas substituir a batata-inglesa, comumente utilizada no preparo dos caldos, por batata-doce. A sopa de legumes também é bem nutritiva e pode ganhar sabores diferentes a cada preparo, dependendo dos vegetais escolhidos.  

Vale lembrar que, na temporada de frio, também aumentam as chances de as pessoas desenvolverem doenças respiratórias. Por isso, não descuide da saúde no inverno. 

Quais são os pratos típicos de festa junina?  

O milho é a matéria-prima de uma série de receitas juninas, como pipoca, curau, pamonha e canjica. Ainda é possível consumi-lo in natura ou como ingrediente do cachorro-quente. 

O milho é unanimidade entre os alimentos de festa junina, mas também divide o cardápio com pratos característicos dos lugares por onde passa.

Os gaúchos, por exemplo, não abrem mão de um tradicional arroz carreteiro e pinhão. Já no Nordeste, o cuscuz, que reina o ano inteiro, também é prato obrigatório nos festejos juninos. No interior paulista, a tradição é o bolinho caipira e, no Norte, a festa se completa com um bom bolo de macaxeira (mandioca).   

A criatividade gastronômica dos brasileiros fica evidente nesta época, já que muitos alimentos não tão juninos assim incrementam o cardápio, como a maçã do amor, o cachorro-quente, o arroz-doce, a cocada e até o feijão-tropeiro.  

Comidas típicas de Minas Gerais  

Por falar em tropeiro, Minas Gerais e sua rica culinária também ostentam deliciosos pratos típicos de festa junina. São eles: 

  • Caldo de feijão
  • Pé de moleque 
  • Espetinhos de carne 
  • Feijão-tropeiro (acompanhado de arroz e couve) 

A pipoca, o cachorro-quente, o milho cozido e a pamonha também são presença confirmada na festa junina mineira

Para beber, sucos e água garantem a hidratação necessária, além do tradicional quentão – bebida junina feita com cachaça, gengibre, canela e outras especiarias a gosto.  

São João saudável: 3 receitas juninas fit 

Em meio a tantas comidas gostosas de festa junina, pode parecer difícil manter o peso. Felizmente, há várias opções de preparo que deixam qualquer prato típico saudável, sem perder o sabor. É possível fazer até mesmo doces juninos low carb e deixar os pratos salgados menos calóricos.  

Considerando que este é o segundo ano sem festa junina, já que a pandemia ainda não acabou e as medidas de restrição continuam valendo, celebre a data em casa aproveitando todas as possibilidades de comidas caseiras e saudáveis no universo junino. Para entrar no clima, coloque uma música típica de São João e mãos à obra.  

Canjica fit vegana 

Ingredientes: 

  • 2 xícaras cheias de canjica de milho 
  • 2 xícaras de água de coco 
  • 3 colheres (sopa) de adoçante culinário ou açúcar demerara
  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 pedaços de canela em pau
  • cravo-da-índia a gosto
  • canela em pó a gosto
  • coco ralado a gosto 

Modo de preparo: 

Coloque a canjica na água e deixe de molho por pelo menos 8 horas. Depois deste tempo, escorra a água e cozinhe os grãos em fogo baixo com a água de coco, a canela em pau, os cravos-da-índia e uma colher do adoçante ou açúcar. Quando estiver cozida, junte o restante dos ingredientes e deixe ferver por mais 5 minutos.  

Pipoca funcional  

Ingredientes:  

  • 3 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 xícara de milho para pipoca
  • 1 colher (café) quase cheia de cúrcuma em pó
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • sal do himalaia a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo: 

Junte o óleo e o alecrim em uma panela e deixe refogar por menos de 1 minuto, cuidando para não queimar. Coloque o milho de pipoca e mexa a panela tampada em sentido circular até o milho começar a estourar. Depois, deixe no fogo até os grãos estourarem por completo. Finalize temperando com sal, cúrcuma e pimenta.  

Caldo light de abóbora 

Ingredientes: 

  • ½ abóbora-moranga
  • 1 colher (sopa) de creme de ricota
  • ¼ de cebola branca picada
  • 1 dente de alho picado
  • azeite para refogar
  • 1 colher (sopa) de chia
  • sal a gosto
  • cheiro-verde a gosto 

Modo de preparo: 

Cozinhe a abóbora picada em água suficiente para cobri-la. Após o cozimento, escorra um pouco da água excedente se quiser o caldo bem cremoso e bata a abóbora no liquidificador junto com o creme de ricota. Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar e acrescente o creme de abóbora e os demais ingredientes. 

Não é só durante a festa junina que precisamos buscar opções menos calóricas de alimentos. Quer saber como preparar pratos saudáveis para todas as estações? Confira outros conteúdos focados na Alimentação Saudável e Qualidade de Vida na nossa sessão sobre Alimentação.   

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021