Voltar para o topo

Saúde do homem: cuidado preventivo e qualidade de vida

Qualidade de Vida

01/03/2021

A saúde do homem é um assunto que merece destaque! Confira dicas e orientações para se cuidar de forma preventiva e manter uma vida com bem-estar e sem doenças.

5 min de leitura

Índice
  1. Saúde do homem – Ministério da Saúde
    1. Política de saúde do homem
    2. Principais problemas da saúde masculina
    3. Doenças cardiovasculares
    4. Câncer de próstata
    5. Doenças alcoólicas
    6. Câncer de pulmão
  2. Prevenção e saúde do homem
    1. Mude os hábitos do dia a dia
    2. Mantenha os exames em dia
    3. Cuide da sua saúde mental

A saúde masculina é, muitas vezes, um tabu. O cuidado contínuo e a prevenção são temas que podem ser polêmicos para muitos homens, entretanto falar sobre isso é fundamental. A falta de diálogo e atenção sobre a saúde do homem pode ser extremamente prejudicial no futuro; por isso a conscientização é primordial.

Conversar com os homens da família, seja com os mais velhos, seja com os mais novos, é um passo importante para a mudança desse comportamento prejudicial, mas, ao mesmo tempo, tão recorrente.

Os dados são alarmantes: de acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, cerca de 70% das pessoas do sexo masculino procuram atendimento médico a partir de orientações de amigos e familiares, principalmente esposa e filhos.

Essas visitas, que muitas vezes são tardias, quando ocorrem, podem identificar doenças já em estado avançado, dificultando o tratamento e levando a consequências mais graves. Com um acompanhamento de rotina e atenção a fatores de risco, essa realidade pode ser diferente.

Saúde do homem – Ministério da Saúde

Uma das medidas de saúde do homem, do Ministério da Saúde, para reforçar a importância de valorizar e falar sobre a saúde masculina, é a adoção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Política de saúde do homem

Com a política de saúde do homem, ou Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), o Ministério da Saúde tem o objetivo de promover ações para ampliar e melhorar o acesso de pessoas do sexo masculino aos serviços de saúde, sobretudo homens adultos, entre 20 e 59 anos. A PNAISH aborda 5 eixos de trabalho principais:

  • Acesso e Acolhimento – Tem o objetivo de levar os homens para os espaços de saúde e fazê-los reconhecer a necessidade de cuidados com a própria saúde.
  • Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva – Tem o objetivo de sensibilizar todo o público e reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, bem como envolvê-los em ações voltadas para esse tema.
  • Paternidade e Cuidado – Tem o objetivo de orientar e envolver homens na fase da gestação e no acompanhamento dos cuidados com os filhos, tornando-os sujeitos participativos e com vínculos saudáveis com a família.
  • Doenças prevalentes na população masculina – Tem o objetivo de fornecer assistência básica no que diz respeito a homens e saúde e atuar de forma a enfrentar fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.
  • Prevenção de Violências e Acidentes – Tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a relação do gênero com acidentes e violência urbana em geral e promover a sensibilização sobre os problemas envolvidos nessa relação.

Por meio da PNAISH, o Ministério da Saúde visa promover a popularização dos temas ligados à saúde masculina e desmistificar a relação homem e saúde como medida preventiva para os principais problemas de saúde do homem.

Sugestão de leitura > 7 dicas para uma vida sexual saudável

Principais problemas da saúde masculina

Muitas vezes, a saúde masculina é vista como motivo de polêmica. Exames e consultas preventivas são deixados de lado; e sintomas que podem significar problemas maiores na saúde do homem são ignorados.

Esses fatores, associados a hábitos nocivos para a saúde, como uso excessivo de álcool e tabaco e falta da prática de exercícios físicos, podem ser a receita para quadros de saúde graves e a descoberta de doenças em estágios avançados.

De acordo com o Ministério da Saúde, em média, homens vivem cerca de sete anos a menos do que mulheres. Essa diferença se deve à combinação de comportamentos prejudiciais à saúde masculina. Mas isso pode ser evitado com a mudança de hábitos no dia a dia e o acompanhamento médico adequado.

É fundamental ficar atento principalmente às doenças mais recorrentes na população masculina.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são um grande problema da saúde masculina e o maior motivo de óbito no Brasil. Trata-se de um grupo de doenças que atingem o coração e/ou os vasos sanguíneos. Entre elas, se destacam: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

A hipertensão, a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo são os principais fatores de risco, e a população masculina é a mais afetada pelo problema. Além disso, homens costumam ser diagnosticados com problemas cardíacos até 10 anos mais cedo que as mulheres; mais um reflexo da falta de rotinas de prevenção.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é a multiplicação desordenada das células dessa glândula que integra o sistema reprodutor masculino. É um dos problemas de saúde masculina mais comuns e preocupantes no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais diagnosticado entre homens no país.

O exame de toque retal é a medida preventiva mais eficaz para diagnosticar precocemente a doença, que só apresenta sintomas em estágios já avançados. Trata-se de um tabu que precisa ser quebrado em nome da saúde masculina.

Doenças alcoólicas

As doenças relacionadas ao uso excessivo de álcool também são uma preocupação para a saúde do homem. A Coordenação Nacional de Saúde dos Homens estima que a fibrose, a cirrose hepática e a pancreatite aguda estão entre as doenças mais diagnosticadas em homens de 20 a 59 anos.

A prevenção consiste em um hábito simples: o uso moderado ou a interrupção do consumo de bebidas alcoólicas.

Câncer de pulmão

A recorrência do diagnóstico de câncer de pulmão em homens é muito maior do que em mulheres: por anos, o número de casos em homens é maior que o dobro em relação a pessoas do sexo feminino.

Em cerca de 90% dos casos, ele é consequência do tabagismo ou da excessiva exposição passiva ao tabaco. Ele pode ser detectado precocemente por meio de exames radiológicos de rotina. Quanto mais cedo descoberto, mais eficaz é o tratamento.

Prevenção e saúde do homem

A combinação de fatores de risco com a falta de hábitos saudáveis e a falta de acompanhamento médico adequado pode ser prejudicial para a saúde masculina. Os problemas da saúde do homem podem ser diagnosticados precocemente e tratados com a devida atenção e calma; basta quebrar o tabu da relação entre homem e saúde.

Para garantir um futuro com qualidade de vida e bem-estar, é preciso estar atento à prevenção e saúde do homem, além de se cuidar e mudar a forma de olhar para si mesmo.

Mude os hábitos do dia a dia

Uma alimentação saudável, com refeições balanceadas e em horários definidos, faz toda a diferença. Incluir frutas, cereais e hortaliças no prato também. E a hidratação deve ser constante: ao menos 2 litros de água por dia.

Alimentos gordurosos são prejudiciais para a saúde vascular; por isso devem ser consumidos moderadamente ou, de preferência, evitados. O mesmo vale para o excesso de sal, bebidas alcoólicas e tabaco. Doces, bolos e alimentos ricos em açúcar também devem ser consumidos com moderação.

A prática de atividade física é fundamental para a saúde do homem. Reduz o risco de doenças cardíacas e dá mais disposição para encarar os desafios do dia a dia. O ideal é manter uma rotina com ao menos 30 minutos de exercícios por dia. Manter-se ativo nas tarefas diárias da casa, usar escadas e optar por caminhadas em distâncias curtas também é uma forma de se exercitar.

Mantenha os exames em dia

Consultas e exames laboratoriais devem fazer parte da rotina da saúde masculina e não somente em casos de sintomas de doenças. Esse comportamento é prejudicial e pode fazer com que problemas sejam detectados apenas em fases mais avançadas, dificultando o tratamento.

Por isso, converse com o seu médico sobre seu histórico clínico e mantenha seu checkup atualizado. Detectar precocemente doenças como hipertensão, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), diabetes, entre outras comorbidades, é decisivo para o sucesso do tratamento.

Cuide da sua saúde mental

Ter um momento para relaxar também é importante para a saúde do homem. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e esse equilíbrio também é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças físicas e mentais.

A saúde masculina deve levar em consideração cuidados preventivos e acompanhamento médico de rotina. Com atenção e sem tabu, fica muito mais fácil levar uma vida saudável, com qualidade e bem-estar.

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários