7 habilidades do profissional do futuro que você precisa desenvolver

Saúde no Trabalho

10/04/2023

Atualizado em 29/11/2022

Para se destacar, é importante buscar desenvolver algumas habilidades do profissional do futuro, que o mercado de trabalho demanda. Saiba como desenvolvê-las.

4 min de leitura

7 habilidades do profissional do futuro que você precisa desenvolver

O mercado de trabalho está em constante evolução. Desenvolver novas competências se faz necessário e, para se destacar entre tantos talentos, é importante apresentar as chamadas habilidades do profissional do futuro.

No passado, as aptidões técnicas se sobressaiam entre os profissionais. No mundo moderno, no entanto, os empregadores valorizam cada vez mais o relacionamento interpessoal, a inteligência emocional e outras capacidades relacionadas.

Para que você possa se sentir cada vez mais preparado para enfrentar o mercado e criar estratégias de destaque, preparamos esta lista com 7 habilidades do profissional do futuro, além de algumas dicas sobre como obtê-las.

As necessidades do mercado de trabalho

Muitas pessoas estão à procura de emprego e diversas organizações estão buscando novos talentos. Muitas vezes, no entanto, as empresas não conseguem encontrar profissionais que apresentem as competências necessárias.

Para absorver essas demandas, é importante entender que as habilidades do profissional do futuro são divididas em duas categorias distintas:

  • Soft skills, que estão diretamente ligadas ao comportamento humano;
  • Hard skills, que são as competências técnicas.

Um profissional formado em Administração, por exemplo, precisa ir além do aprendizado recebido em sala de aula, procurando desenvolver, liderança, flexibilidade e habilidades de negociação, entre outras competências.

Conheça as principais habilidades do profissional do futuro

Quando falamos sobre soft skills, existem alguns pontos principais que chamam a atenção das organizações e que são habilidades do profissional do futuro frequentemente buscadas pelas empresas com vagas disponíveis no mercado.

Reunimos 7 das principais competências valorizadas pelos empregadores. Confira:

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional, que é a capacidade do ser humano de identificar e lidar com as emoções e sentimentos próprios e de outras pessoas, figura entre as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho atualmente.

Essa competência permite que o profissional tenha uma visão mais positiva e otimista diante dos obstáculos do dia a dia, especialmente quando falamos de gestores e líderes, que impactam diretamente no trabalho de outras pessoas.

Obter inteligência emocional pode ser desafiador e, para dar o primeiro passo, é importante exercitar o autoconhecimento frequentemente, entendendo quais são suas qualidades e pontos a desenvolver e trabalhando neles.

2. Gestão de conflitos

No início deste artigo, mencionamos que o mercado de trabalho está em constante evolução. Tantas mudanças podem fazer com que o ambiente profissional se torne cada vez mais complexo.

Diante disso, as organizações esperam que seus empregados sejam capazes de gerenciar conflitos, focando na resolução dos problemas e no aprimoramento da comunicação dentro das empresas.

3. Tecnologia

As mudanças do mercado de trabalho acompanham diretamente a evolução tecnológica que presenciamos nos últimos anos. Os processos e operações organizacionais se baseiam cada vez mais nas tecnologias disponíveis.

Por isso, os empregadores procuram por funcionários que tenham facilidade para lidar com a tecnologia e que saibam utilizá-la para facilitar seus processos e beneficiar o dia a dia das organizações e seus colaboradores.

habilidades do profissional do futuro

 

4. Liderança

Entre as habilidades do profissional do futuro, a capacidade de liderar é, sem sombra de dúvida, uma das mais requisitadas no mercado de trabalho. E essa competência é positiva para qualquer profissional, mesmo que ele ainda não seja gestor ou líder.

A liderança é a capacidade de se trabalhar em conjunto com outras pessoas, dividir e distribuir tarefas, coordenar e ser coordenado e, entre diversos outros pontos, se autoliderar. Essa competência está diretamente relacionada à inteligência emocional.

5. Criatividade

Ser um profissional criativo é uma forma de se destacar no mercado. Muitas organizações sentem falta de parceiros que criem fórmulas, produtos e serviços que sejam um diferencial competitivo.

Sair da zona de conforto é um dos pontos principais para que o indivíduo tenha capacidade de apresentar novas propostas ou aperfeiçoar processos já existentes. É importante ser curioso, pesquisar a concorrência e procurar estar o mais atualizado possível.

6. Gestão de tempo

Saber fazer a gestão de seu tempo pode ser um belo desafio para alguns profissionais, mas essa é uma das habilidades mais esperadas e procuradas no mercado de trabalho.

Muitas vezes, os profissionais são “engolidos” por sua própria rotina e não conseguem entregar todas as suas atividades em razão da correria do dia a dia. Ser produtivo é uma excelente forma de se destacar.

Se você tem dificuldades para fazer sua gestão de tempo, vale a pena ler o artigo que o Viver Bem preparou. Nele, reunimos muitas dicas e orientações para que você possa gerir suas atividades diárias da melhor forma possível. Acesse:

Como otimizar sua gestão de tempo: 6 dicas para ser mais produtivo

7. Comunicação

Saber se comunicar com clareza também é uma habilidade interpessoal e não poderia ficar de fora da lista das principais habilidades do profissional do futuro.

Expor suas ideias com clareza e criar uma conexão com outros profissionais são alguns dos pilares da comunicação. Quando fazemos parte de uma equipe, devemos entender que não trabalhamos sozinhos e precisamos nos relacionar com o outro de forma clara e sadia.

Conheça as oportunidades da Unimed-BH

Agora que você conhece algumas das mais importantes habilidades do profissional do futuro e como desenvolvê-las, que tal começar a expandir seus horizontes? A Unimed-BH tem diversas vagas disponíveis.

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