Pontos de atenção ao contratar um plano de saúde

Unimed-BH

22/07/2022

Antes de fazer a contratação de um plano de saúde, é importante levar em consideração uma série de pontos. Separamos informações relevantes sobre o assunto para você saber mais a respeito.

4 min de leitura

Pontos de atenção ao contratar um plano de saúde

Cuidar da saúde e do bem-estar é fundamental para a qualidade de vida. Ter um plano de saúde é uma forma de ficar mais tranquilo e seguro; por essa razão, na hora de escolher a opção ideal, é importante se atentar a alguns detalhes.

Antes de fazer a contratação, alguns pontos de atenção precisam ser levados em consideração. Qual é a abrangência do plano, quais são os serviços oferecidos pela operadora, qual a rede de atendimento e como ele é avaliado são alguns detalhes relevantes.

Para ajudar você a fazer a escolha mais adequada ao seu estilo de vida, a Unimed-BH preparou um artigo com tudo o que você precisa saber antes de optar por um plano de saúde.

Diferenças nas formas de contratação

Primeiramente, é preciso entender que existem formas diferentes de contratação de um plano de saúde. É possível fazer um contrato por meio do CPF ou do CNPJ, levando em consideração suas particularidades.

Os planos com CPF são feitos especialmente para o contratante e sua família. Enquanto isso, as opções com CNPJ são voltadas a empresas – sejam elas grandes ou pequenos negócios.

Geralmente, as opções oferecidas dentro dos planos de contratação são diferentes, dependendo da forma escolhida.

Abrangência

No momento de contratar um plano de saúde, é importante entender se ele vai, de fato, atender às suas necessidades. Um dos pontos de atenção é a abrangência. Mas você sabe o que isso quer dizer?

A abrangência é a área geográfica de cobertura do plano. Existem diversas opções oferecidas, e você precisa escolher a que mais se adapte à sua necessidade: podem ser municipais, regionais, estaduais ou nacionais.

Você deve refletir sobre a sua real demanda. Um profissional que viaja com frequência pelo país, por exemplo, pode precisar de atendimento médico em qualquer estado. Portanto, nesse caso, a melhor opção seria um plano com abrangência nacional.

Cobertura do plano de saúde

Outro detalhe relevante ao escolher a melhor opção de convênio médico é a cobertura. Ela indica qual a relação de serviços e procedimentos que ficarão disponíveis para o beneficiário do plano.

Existe uma lista de procedimentos, exames e tratamentos cuja cobertura é obrigatória, de acordo com as regras estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), agência que regula os planos de saúde no país.

Há, no entanto, diferentes formas de cobertura. Ao pesquisar o convênio ideal, leve em consideração a acomodação que será oferecida se for necessária, além de se atentar à cobertura de atendimento de urgência e emergência.

Rede de atendimento

A rede de atendimento é um ponto muito importante do plano de saúde. Além de entender qual a abrangência e a cobertura, é relevante consultar a rede credenciada.
As clínicas, os hospitais e os laboratórios são de fácil acesso? Eles atendem suas demandas? É significativo se preocupar com esse detalhe para não ter surpresas desagradáveis no futuro.
Além de contar com vasta rede credenciada, a Unimed-BH reúne laboratórios, pronto atendimento, Centros de Promoção à Saúde, hospitais e maternidade próprios.

Rede própria Unimed-BH: conheça as unidades assistenciais

Carência

Ao verificar os termos dos planos de saúde oferecidos pelas operadoras, é comum nos depararmos com o período de carência. Trata-se do prazo de espera necessário para a realização de determinados procedimentos depois da data de contratação.

O tempo de carência é determinado pela ANS e variações ocorrem de acordo com o tipo do plano ou o procedimento. Em todos os planos individuais, há incidência desse período, mas a regra pode variar em planos empresariais, de acordo com a quantidade de beneficiários.

Coparticipação

Ao escolher um convênio médico, a coparticipação é um detalhe relevante. Em um plano com essa opção, o beneficiário tem mensalidades reduzidas e, ao realizar consultas e procedimentos, faz o pagamento da coparticipação.

plano de saúde

 

IDSS: a avaliação da ANS

Como dito, a ANS é a agência pública que regula os planos de saúde no Brasil. O órgão é essencial para fiscalizar as operadoras, além de ser fundamental na avaliação dos planos de saúde por meio do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar).

O IDSS integra o Programa de Qualificação de Operadoras da ANS e é baseado em parâmetros iguais de avaliação para todas as operadoras do país. Esse resultado demonstra o desempenho das organizações de acordo com os critérios definidos pela agência.

Verificar a avaliação da operadora é um ponto primordial antes de contratar um plano de saúde. De acordo com o índice, a Unimed-BH é, pelo oitavo ano consecutivo, a melhor entre as maiores operadoras de plano de saúde do Brasil, obtendo nota máxima por três avaliações seguidas.

Saiba mais sobre o IDSS e entenda sua importância

Opcionais dos planos de saúde

Afora as regras definidas pela ANS e os pontos específicos de cada plano de saúde, o cliente pode cuidar da saúde por inteiro, com a opção da contratação de serviços adicionais.

Trata-se de serviços de contratação opcional, que agregam ainda mais cuidados à saúde, de modo integral e completo. A Unimed-BH oferece alguns adicionais que podem se adequar à necessidade da sua família. Veja:

  • Plano odontológico
  • Transporte aeromédico
  • Proteção familiar

Confira todos os detalhes e saiba como contratar os opcionais clicando aqui.

Unimed-BH: maior operadora de saúde da capital mineira

Dedicando-se ao cuidado pela vida, há mais de 50 anos, a Unimed-BH é a maior operadora de saúde de Belo Horizonte e região e tem mais de 1,4 milhão de clientes.

A cooperativa conta com ampla rede própria e credenciada, incluindo os melhores e mais modernos hospitais e clínicas.

  • Rede própria e credenciada
  • Mais de 5,4 mil médicos cooperados
  • 39 hospitais, 234 clínicas e 36 laboratórios
  • Urgência e emergência, em todo o Brasil, por meio do Sistema Unimed
  • Presença em 86% do território nacional

    Para saber mais detalhes sobre os planos, acesse nosso portal:

Conheça os planos da Unimed-BH

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários