Voltar para o topo

Dificuldade para engravidar: causas de infertilidade e quando procurar ajuda

Maternidade

06/12/2022

Dúvidas sobre dificuldade para engravidar? Conheça as causas da infertilidade, quando procurar ajuda e quais são os tratamentos disponíveis.

3 min de leitura

Índice
  1. Quais são as causas da infertilidade?
  2. Quando procurar ajuda?
  3. Tratamentos
    1. 1. Indução da ovulação com namoro programado
    2. 2. Inseminação intrauterina
    3. 3. Fertilização in vitro
  4. Outros tratamentos
  5. Planejando ter um bebê? Conte com as dicas do Viver Bem

Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com a dificuldade para engravidar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 e 80 milhões de indivíduos são afetados pela infertilidade.

Até 2009, a própria OMS definia como infertilidade a incapacidade do casal de engravidar após 12 meses de relações sexuais sem a utilização de contraceptivos. Mais tarde, no entanto, ela passou a ser reconhecida como uma patologia do sistema reprodutivo.

Com isso, o assunto ganhou mais notoriedade e começou a ser reconhecido como uma questão de saúde pública. Neste artigo, você vai conhecer as causas mais frequentes para a dificuldade para engravidar, quais são os tratamentos e quando procurar ajuda médica.

Quais são as causas da infertilidade?

Inicialmente, é preciso ter clareza de que a infertilidade deve ser investigada no casal e não somente em uma das pessoas.

Entre as principais hipóteses que podem explicar as dificuldades para engravidar, estão:

  • Estilo de vida;
  • Aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis;
  • Fumo, álcool e outras drogas;
  • Uso indiscriminado dos anticoncepcionais hormonais;
  • Adiamento da gravidez e sua influência na fertilidade;
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho;
  • Distúrbios emocionais e hormonais.

As causas de infertilidade também podem estar relacionadas às condições do aparelho reprodutivo, como: obstrução tubária, endometriose e síndrome do ovário policístico.

Além disso, há também a possibilidade de diminuição do número de espermatozoides ou da mobilidade e vitalidade no sêmem ejaculado, varicocele, e infecções urinárias (lembre que a uretra do homem serve tanto para urinar quanto para ejacular), entre outras causas.

Quando procurar ajuda?

Para muitas pessoas, a principal dúvida relacionada à dificuldade para engravidar é em relação ao tempo. Qual é o melhor momento para procurar ajuda especializada?

A infertilidade pode ser uma hipótese após 12 meses de relações sexuais frequentes sem a utilização de métodos contraceptivos. Para mulheres acima dos 35 anos de idade, é recomendado procurar ajuda após 6 meses de tentativas.

Tratamentos

Após o diagnóstico, caberá ao médico informar quais são os tratamentos disponíveis e possíveis para cada caso. Entre os mais comuns, estão:

1. Indução da ovulação com namoro programado

Este método é indicado para mulheres com distúrbios de ovulação. No tratamento, hormônios são utilizados para estimular o ovário a produzir um óvulo na época fértil, com o propósito de coincidir com o chamado “namoro programado”, em que a relação sexual deve ocorrer até 36 horas após a injeção dos hormônios.

2. Inseminação intrauterina

Na inseminação intrauterina, o médico transfere espermatozoides já tratados e selecionados no laboratório para o útero, o que deve ocorrer entre 24 e 36 horas após o pico do hormônio responsável pela ovulação.

Ele é recomendado para casos de endometriose ou distúrbios de ovulação, por exemplo.

3. Fertilização in vitro

Mais indicado para casais que já tentaram outras alternativas ou não conseguiram obter a gravidez naturalmente, a fertilização in vitro é caracterizada pela fecundação do óvulo em laboratório.

Ela é utilizada em casos de laqueadura, baixa reserva ovariana, espermograma alterado, idade avançada da mulher, obstrução tubária ou endometriose.

Outros tratamentos

Existem outros tratamentos menos convencionais que podem ser discutidos com o médico quando há dificuldade para engravidar. Alguns exemplos são:

  • Doação de óvulo;
  • Doação de espermatozoide (banco de sêmen);
  • Gestação de substituição/doação temporária de útero;
  • Teste genético pré-implantacional (PGT).

Planejando ter um bebê? Conte com as dicas do Viver Bem

O planejamento para uma gravidez envolve diversos pontos importantes que devem ser discutidos pelo casal. Se você chegou até aqui porque deseja ter um bebê, vale a pena contar com as dicas do Viver Bem.

O portal da Unimed-BH está em constante atualização com muita informação útil, clara e segura sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida.

No que diz respeito à maternidade, veja alguns dos conteúdos que preparamos especialmente para você:

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários