Atividade física após bariátrica: tire as principais dúvidas

Prevenção e Controle

26/02/2021

Ir à academia após bariátrica é fundamental para obter bons resultados. Saiba quando iniciar e quais são os benefícios

3 min de leitura

Compartilhar

Atividade física após bariátrica: tire as principais dúvidas

A atividade física após a cirurgia bariátrica é um dos novos hábitos que o paciente que passa pelo procedimento deve adquirir. Ao mesmo tempo que deve ser feita com cautela, a atividade física após a cirurgia bariátrica é fundamental e tem inúmeros benefícios para os recém-operados. Auxiliar na perda e manutenção do peso, ajudar a promover o bem-estar e a qualidade de vida e diminuir o risco de complicações no pós-operatório são os principais deles.

Mas, muito antes de encarar um dia na academia pós-bariátrica, o paciente deve se lembrar de que o período de recuperação é uma fase de restrições e cuidados contínuos, e todo passo deve ser orientado e autorizado pela equipe médica multidisciplinar responsável por acompanhá-lo.

Atividade física após a cirurgia bariátrica

Cada caso é um caso: o momento certo para iniciar a atividade física após a cirurgia bariátrica vai depender do andamento do pós-operatório. Normalmente, a liberação para exercícios leves costuma acontecer após os primeiros 60 dias de recuperação, mas, dependendo do tipo de cirurgia e da resposta do paciente no pós-operatório, eles podem levar mais tempo para serem introduzidos em sua rotina.

Por isso, contar com o apoio médico no pós-operatório é indispensável: é durante esse acompanhamento que o paciente saberá quando estará autorizado a iniciar os exercícios físicos, quais são as atividades adequadas e a frequência ideal para não prejudicar a sua recuperação. Todos esses detalhes levam em consideração as peculiaridades do pós-operatório e a individualidade do paciente.

A importância do exercício físico para quem fez bariátrica

Entre os diversos pontos positivos que uma ida à academia após a bariátrica pode gerar, um deles é a manutenção da perda de peso alcançada após a cirurgia. Nos primeiros meses após o procedimento, é comum que, junto com as medidas, os pacientes percam não apenas gordura, mas também massa muscular magra. Manter uma rotina saudável, que envolva atividade física após a cirurgia bariátrica, faz com que o paciente queime as gorduras e preserve seu percentual muscular, que é fundamental para a saúde e força do corpo.

Além dos benefícios na composição corporal, a atividade física após a cirurgia bariátrica tem grandes impactos quando o assunto é a saúde mental. Exercitar-se, independentemente da cirurgia bariátrica, fornece energia para o corpo, ajuda a fortalecer coração, ossos e músculos e atua na liberação da endorfina, substância que causa a sensação de relaxamento e prazer.

A cirurgia bariátrica pode ser uma fase emocionalmente difícil para o paciente desde o pré-operatório até a recuperação. Pensando nisso, a produção de endorfina se torna fundamental nesse processo. Ela ajuda no combate aos sintomas de ansiedade e depressão, que podem acarretar transtornos alimentares associados ao pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Como age o corpo de bariátrico com a atividade física?

Para entender como age o corpo de bariátrico com a atividade física, é preciso saber que o processo de emagrecimento do bariátrico acontece nos 24 meses após a cirurgia. Depois desse período, é comum que ele se estabilize.

A adoção da atividade física após a cirurgia bariátrica ajuda a potencializar a perda de peso que já é esperada pela cirurgia nesse período, além de auxiliar na manutenção do peso após a estabilização. A academia pós-bariátrica tem como objetivos ajudar a preservar a força muscular, a capacidade de resistência e a densidade mineral óssea e fazer com que a perda de peso seja direcionada, eliminando a gordura do corpo e preservando a massa magra, que naturalmente se perde no processo de emagrecimento após a bariátrica.

Quanto tempo depois da bariátrica posso malhar?

Uma dúvida comum entre pacientes é quando o bariátrico pode começar a frequentar uma academia. A partir da liberação médica, o ideal é que a atividade física após a cirurgia bariátrica se inicie o quanto antes, afinal, os benefícios auxiliam na saúde física e mental.

No primeiro ano de pós-operatório, a adoção de atividade física após a cirurgia bariátrica pode levar à redução do índice de massa corporal (IMC) até 4,2% maior em relação a pacientes que não fazem exercícios. Já após os primeiros dois anos, a prática de exercícios evita o ganho de peso e garante a manutenção dos resultados alcançados pela cirurgia.

Praticar atividade física após a cirurgia bariátrica é importante para a saúde física e mental. É um hábito que deve ser adquirido no pós-operatório e levado para toda a vida!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários