O que é estresse? Conheça os sintomas e saiba como ele afeta a saúde física e mental
17/03/2023
Você sabe o que é estresse e como ele pode afetar sua saúde em vários âmbitos? Leia este artigo do Viver Bem.
4 min de leitura
Todos nós passamos por momentos delicados emocionalmente, e muitas vezes nos sentimos irritados e afirmamos estar “estressados”. Mas você sabe exatamente o que é estresse e o que significa essa condição para a saúde do organismo?
Leia este artigo do Viver Bem para entender exatamente do que se trata, quais são os sinais e sintomas, suas causas, tratamentos e como fazer a prevenção.
O que é estresse?
É muito comum que as pessoas utilizem essa palavra para definir dias muito corridos e atribulados, quando o indivíduo precisa resolver uma série de problemas, sejam pessoais ou profissionais.
Mas então, o que é estresse? Trata-se de uma reação do nosso organismo quando estamos expostos a situações súbitas ou ameaçadoras. Quando isso ocorre, o corpo nos coloca em um estado de alerta e pode provocar diversas alterações físicas e emocionais.
O corpo desencadeia tais reações para se adaptar a um novo cenário, ativando a produção de alguns hormônios. Quando se espalham pelas células, eles provocam a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, entre outras modificações.
Quais são as causas do estresse?
Existem diversas situações que podem causar estresse para um indivíduo. Ele pode ser provocado por questões internas, ligadas às características próprias da personalidade, ou mesmo pelo ambiente externo, em situações que nos tiram da zona de conforto, como por exemplo:
- Mudanças profissionais;
- Doença ou morte de pessoas queridas;
- Situações de emergência;
- Mudanças pessoais (como o nascimento de um filho ou uma separação).
Além de outros pontos mais delicados, questões menores e mais cotidianas também podem desencadear o estresse, como o trânsito, por exemplo. O uso de álcool e drogas também são causas frequentes.
Sintomas de estresse
Agora que você entendeu o que é estresse e quais são suas causas, vale a pena conhecer os sintomas mais comuns para se atentar e, se necessário, procurar ajuda médica.
Ele pode afetar a saúde física e mental e, por conta disso, influenciar negativamente os mais diversos âmbitos da vida de uma pessoa, provocando problemas pessoais, profissionais e de relacionamentos.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Dor de cabeça;
- Alterações no sono;
- Dificuldades de concentração;
- Problemas de estômago;
- Depressão e ansiedade;
- Comportamentos explosivos;
- Tensão muscular;
- Alterações de humor;
- Mudança de apetite.
Por provocar essas e outras alterações no organismo, o estresse pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver uma série de problemas e até doenças que podem desencadear complicações no futuro.
Tipos de estresse
O estresse pode ser definido em dois estágios diferentes. A fase aguda é mais intensa e curta, sendo causada, na maioria das vezes, por questões traumáticas passageiras, como a morte de uma pessoa querida, por exemplo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse crônico afeta a maior parte das pessoas. Nesse caso, ele é constante na rotina, mas apresenta sinais mais leves e suaves.
Existem três fases de evolução:
- Fase de alerta: acontece quando o indivíduo entra em contato com a situação de estresse.
- Fase de resistência: nesta fase, o organismo procura tentar se equilibrar, procurando se adaptar ao problema ou eliminá-lo.
- Fase de exaustão: quando o indivíduo chega a este estágio, problemas físicos podem surgir, desencadeados pelo estresse.
Tratamento
Em nosso dia a dia, passamos por diversas situações que podem ser estressantes, mas muitas vezes nos adaptamos a elas. Em relação ao tratamento do estresse, é importante saber administrar os gatilhos, procurar resistir a eles e mudar a forma como enfrentamos determinados cenários e episódios.
Existem algumas formas de lidar melhor com o estresse, como meditar, praticar yoga, fazer exercícios de respiração ou até mesmo receber uma massagem. Procurar um profissional também é muito indicado e pode ajudar no controle da saúde mental.
Se quiser se aprofundar melhor nesse tema, assista agora no YouTube da Unimed-BH o quarto episódio da websérie Saber Pra Cuidar. Nele, o Dr. Maurício Leão, psiquiatra e médico cooperado da Unimed-BH, traz informações e orientações sobre saúde mental.
Prevenção
Também existem algumas atitudes na rotina que servem não apenas para auxiliar um indivíduo com estresse, mas também podem fazer sua prevenção. Alguns exemplos são:
- Ter boas noites de sono;
- Praticar atividades físicas;
- Alimentar-se adequadamente;
- Garantir momentos de relaxamento e tranquilidade;
- Ter um hobby e socializar.
Evitar os excessos, inclusive em relação ao tabagismo e à ingestão de álcool, também é importante, porque, além de combater o estresse, faz bem para a saúde do corpo. Informe-se a respeito com dois artigos do Viver Bem:
- Cessação do tabagismo: 8 dicas para parar de fumar
- Excesso de álcool: o que acontece no corpo após beber?
Cuide da saúde mental com o Viver Bem
Além dos cuidados com o corpo, também é de extrema importância atentar-se à saúde mental. Para muitas pessoas, no entanto, há uma dificuldade no entendimento desse termo e todos os benefícios que esse cuidado traz para o organismo.
O Viver Bem preparou um artigo especial a respeito, em que você vai entender exatamente o que significa saúde mental e receber 5 dicas muito importantes para mantê-la sempre em dia. Acesse no link abaixo:
Você sabe cuidar da saúde mental? 5 dicas para mantê-la em dia