Segurança no trânsito: 7 dicas e a importância do Maio Amarelo

Prevenção e Controle

19/04/2022

Do motorista ao pedestre, todo mundo é responsável pela segurança no trânsito. Conheça dicas para caminhadas seguras, direção preventiva e evite acidentes.

5 min de leitura

Segurança no trânsito: 7 dicas e a importância do Maio Amarelo

Motorista ou não, todo mundo faz parte do sistema de trânsito. Este organismo complexo, composto de veículos, indivíduos, sinalizações e regras, depende de apenas um fator para funcionar corretamente: a responsabilidade coletiva. Em outras palavras, garantir um trânsito seguro é dever de todos, independentemente da posição ocupada nessa “rede”.

O Ministério da Infraestrutura aponta que existem mais de 70 milhões de veículos circulando pelo Brasil, considerando automóveis, motocicletas, caminhões, dentre outros. Com tanta gente “na pista”, cuidar da segurança no trânsito se torna ainda mais importante.

Infelizmente, os dados sobre acidentes de trânsito no Brasil revelam que essa missão nem sempre é cumprida: no lugar da direção preventiva e defensiva, a imprudência no trânsito se faz presente, fazendo vítimas, em alguns casos, fatais.

Só em 2021, a Secretaria Nacional de Trânsito registrou quase 800 mil acidentes no país e cerca de 18 mil óbitos, um sinal preocupante sobre o comportamento dos brasileiros nesse quesito — e um dos motivos para o surgimento do movimento Maio Amarelo.

A Unimed-BH entende que a melhor forma de evitar acidentes de trânsito é por meio do respeito e da cidadania no trânsito. Pensando nisso, elencamos algumas dicas valiosas para você aplicar no dia a dia e garantir mais segurança para si e para o próximo. Continue lendo e saiba mais!

7 dicas de segurança no trânsito

Sabendo que o trânsito seguro é uma responsabilidade coletiva, cabe a cada integrante desse sistema exercer seus deveres, quer adotando uma direção defensiva e preventiva, enquanto motorista, quer mantendo atenção plena durante o trajeto enquanto pedestre. Saiba algumas dicas de segurança no trânsito que podem ajudar você a evitar acidentes:

1. Respeite os limites de velocidade e a sinalização

Cada via tem uma velocidade definida, e esse limite deve ser respeitado. Isso porque, além de gerar multas, quem desobedece a essa regra coloca em risco a própria segurança, a de pedestres e a de outros motoristas próximos.

Quanto mais alta a velocidade, maior a chance de acidentes de trânsito. Afinal, mais difícil é no momento de fazer paradas bruscas, de trocar de pista, de desviar de buracos, etc.

Além disso, estar atento a outras sinalizações é tão fundamental quanto, e isso vale para motoristas e pedestres. Respeite placas de “Pare”, atravesse na faixa de pedestres sempre que houver uma e não desrespeite os semáforos. 

2. Evite usar o celular

Apesar de ser um grande aliado para mapear trajetos e fugir de congestionamentos, o celular também é um vilão quando falamos sobre trânsito seguro. Quando utilizado para enviar mensagens, ligações ou até mesmo fazer vídeos e fotos para publicar nas redes sociais, ele desvia o foco do motorista, aumentando a chance de acidentes.

Pedestres também devem ter atenção ao usar o celular, sobretudo na hora de atravessar a rua. Fones de ouvido devem ser evitados ou devem ser usados com moderação, já que inibem o som de buzinas e outros sinais de alerta importantes no trânsito.

3. Não dirija sob efeito de bebidas alcoólicas

Dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas obviamente é irresponsável e arriscado, porque coloca em risco a própria vida e a de quem passa pelo seu caminho. Por isso, em caso de consumo de álcool, não dirija. 

Para contribuir com um trânsito seguro, opte por outros meios de transporte ou “entregue as chaves” a um motorista habilitado que não tenha consumido álcool.

A mesma regra deve ser aplicada a qualquer outro tipo de evento que tire você do estado “normal”: depois do uso de anestesias, remédios, sedativos, ou caso esteja há muito tempo sem dormir, evite pegar o volante.

seguranca-no-transito

4. Realize a manutenção regular do seu veículo

A falta de manutenção pode causar problemas diversos no seu veículo, e esses problemas podem se manifestar durante a direção, causando acidentes de trânsito.

Para evitar esse tipo de episódio, mantenha a revisão veicular em dia — semestralmente — e verifique as condições gerais do veículo sempre que possível, conferindo o nível de óleo, a condição de pneus e faróis, etc.

5. Não ignore o cinto de segurança

Seja você motorista, seja você passageiro, o cinto de segurança pode salvar a sua vida em acidentes de trânsito. Por isso, antes mesmo de ligar o carro, coloque e ajuste o cinto ao corpo, de forma a se sentir confortável e ao mesmo tempo seguro.

6. Pratique a direção defensiva

Motoristas devem optar sempre por uma direção defensiva e preventiva, que envolve, além das dicas acima, os seguintes cuidados:

  • Manter uma distância segura entre outros carros.
  • Não fazer mudanças repentinas de faixa.
  • Ter cuidado com veículos maiores e respeitar os menores.

7. Faça sua parte na qualidade de pedestre e de ciclista

A Unimed-BH editou uma cartilha de segurança no trânsito focada nos direitos e deveres de ciclistas e pedestres. Confira as dicas e recomendações que devem ser seguidas por esse público e respeitadas por todos os agentes do sistema de trânsito: O Papel do Pedestre e do Ciclista no Trânsito.

Acidentes de trânsito: como proceder

Mesmo com todos os cuidados para uma direção segura, infelizmente ninguém está livre da possibilidade de presenciar acidentes de trânsito ou de sofrer algum acidente. Neste caso, existem algumas providências que devem ser tomadas a fim de garantir a segurança e o resgate a possíveis vítimas:

  • Certifique-se de que há vítimas no acidente e, em caso positivo, acione o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192) e a Polícia Militar.
  • Sinalize a pista com o triângulo e o pisca-alerta.
  • Se não houver vítimas, retire o carro da via.

Em caso de acidentes com vítimas, todo o cuidado é pouco. Por isso, assim que acionar o serviço de urgência, aguarde no local e não movimente as vítimas em hipótese alguma. Prestar socorro por conta própria pode causar sequelas e piorar a situação.

Maio Amarelo

O alto índice de ferimentos e mortes em acidentes de trânsito é uma grande preocupação. Por esse motivo, surgiu em 2014 o movimento Maio Amarelo, visando alertar e conscientizar a população sobre o assunto. Trata-se de uma iniciativa do governo federal, apoiada por instituições privadas e pela sociedade civil; a cor amarela simboliza a sinalização de trânsito.

Além do mês dedicado ao assunto, o dia 25 de setembro é o Dia do Trânsito,  momento também voltado à conscientização sobre segurança no trânsito

Dia Mundial Sem Carro: Mude 1 Hábito com a Unimed-BH

Próximo ao Dia do Trânsito, está o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A data é uma mobilização mundial, que convida a população a repensar seus hábitos e formas de se locomover nas cidades a fim de contribuir com o meio ambiente.

O Dia Mundial Sem Carro também é uma oportunidade para reflexão a respeito da segurança no trânsito. Por isso, ou de bicicleta, ou  na caminhada, ou optando pelo transporte coletivo, ou também aderindo à carona entre amigos e familiares, lembre-se de que o trânsito seguro é uma prática social.

Segurança no trânsito: do pedestre ao motorista, todos são responsáveis

Para ir ao trabalho ou para atividades de lazer, todos nós precisamos acessar ruas, avenidas e rodovias. Fazer isso com cuidado e atenção é crucial para garantir a própria segurança e a de quem está ao seu lado. Tanto no Maio Amarelo quanto em qualquer mês do ano, adote uma postura preventiva no trânsito e conte com os conteúdos da Unimed-BH para ajudar você:

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários